Esqueceu a senha?

15 razões pelas quais se deve comemorar o natal

por Artigo compilado - sáb dez 17, 3:01 pm

15 razões pelas quais o cristão deve comemorar o natal mesmo que alguns digam que ele é pagão

O natal está chegando e mais uma vez uma série de pessoas vêm com aquela mesma ladainha de que o natal é uma festa pagã, de que Jesus não nasceu em 25 de dezembro, que o natal é só uma festa do consumismo, etc, etc, etc. Argumentam que o natal deve ser rejeitado pelos cristãos por todos esses motivos. Mas será que existem motivos para comemorar o natal? Será que realmente devemos rejeitá-lo de nosso calendário de comemorações? A seguir apresento 15 razões que me levam a pensar que devo SIM comemorar o natal com mais fervor do que nunca, mesmo diante das objeções de alguns.

Razão 1 – Não existem provas concretas e inequívocas de que o natal seja uma festa de origem pagã. O que existe é muita especulação e fontes desconexas sobre essa questão.

Razão 2 – Mesmo que houvesse provas disso, os cristãos do passado por algum motivo se apropriaram da data para celebrar o nascimento de Cristo, o que não incorre em nenhum pecado nem no passado nem atualmente, já que Deus é o criador e o diabo não é proprietário de nada.

Razão 3 – Os servos de Deus têm total liberdade de usarem os dias feitos por Deus para louvar ao Senhor com temor e tremor pelos Seus poderosos feitos, não devendo satisfação a ninguém por essa atitude (Romanos 14.6) a não ser ao próprio Deus.

Razão 4 – Se os ímpios usam a época do natal para transformá-la em algo totalmente diferente de seu real significado, fazem isso porque a consciência deles está corrompida. Este fato não implica que os cristãos devam parar de usar essa data para glorificar a Deus pelo nascimento do Salvador (Tito 1.15) pelo simples fato de que os ímpios tentam de todo modo maculá-la.

Razão 5 – Se alguém considera o natal uma festa pagã, essa consideração é focada nas atitudes dos ímpios, não dos servos de Deus, pois estes comemoram o nascimento do Salvador nessa data de forma especial e de forma que Deus seja glorificado.

Razão 6 – Parar de comemorar o natal é deixar de aproveitar uma grande oportunidade evangelística, talvez uma das maiores do ano, de apresentar àqueles que estão perdidos o Salvador que nasceu para salvá-los;

Razão 7 – O cristão verdadeiro não nivela aquilo que faz ou deixa de fazer por causa de atitudes de ímpios, mas pela indicação da Palavra de Deus, única regra de fé e prática. Participar ou não do natal segue esse princípio.

Razão 8 – O fato de Jesus não ter nascido em 25 de Dezembro não inviabiliza comemorarmos o natal. Aliás, no natal comemorarmos o nascimento de Cristo e não o aniversário Dele. Por isso, não há a necessidade de precisão de datas.

Razão 9 – Se alguém tivesse a data exata em que Jesus nasceu talvez poderíamos comemorar o natal nessa outra data. Mas como essa informação não existe, então por que não comemorarmos no dia 25 de dezembro, já que o foco da comemoração é o nascimento e obra de Cristo?

Razão 10 – É verdade que devemos comemorar o nascimento de Jesus todos os dias, porém, isso não significa que separar um dia para uma ocasião mais especial seja errado.

Razão 11 – Quando apóstolos, profetas e servos de Deus eram ameaçados pelos tiranos de suas épocas e até mesmo pelas pessoas comuns, mandando-os se calarem a respeito das coisas de Deus e da proclamação da mensagem do evangelho, eles não acatavam essa determinação demoníaca. Porventura hoje muitos não tem buscado calar a voz dos servos de Deus que proclamam o nascimento do Rei nessa data especial que é o natal?

Razão 12 – A família é o primeiro campo missionário de um cristão. Por ser uma festa cultural forte em nosso país, é uma excelente oportunidade de ser sal e luz na família, aproveitando o feriado e o clima tão propícios do natal para lembrar a mensagem do evangelho aos familiares que estão longe de Deus. Baseado em que perderíamos tão grande oportunidade?

Razão 13 – O forte apelo comercial na data do natal é obra do capitalismo e não daqueles que, com o coração fiel, louvam a Deus pela grande obra de salvação que realizou pela humanidade caída. Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Razão 14 – A sociedade caminha para cada vez mais longe de Deus porque aqueles que deveriam iluminá-la e salgá-la estão se enclausurando em argumentos toscos, dando força a argumentos mundanos, como se representassem a verdade, e que têm a única e exclusiva função de fazer Deus e Sua vontade cada vez menos conhecidos. É o caso dos que por motivos fracos abdicaram da liberdade de não comemorar o natal.

Razão 15 – Se ainda não se convenceu de que é totalmente louvável comemoramos o verdadeiro natal e que não existem quaisquer impedimentos bíblicos para deixarmos de glorificar a Deus de forma especial nessa data, por favor, leia novamente as quatorze razões anteriores.

Extraído do site http://www.esbocandoideias.com/ em 18/11/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

12 Comentários

Comentários 1 - 12 de 12Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O Natal é uma festa pagã sim, como o Reveillon, o Senhor Jesus não é o deus sol “Mitra” !

    1. não adianta nada voce afirmar contra ou ser “natalinofóbico” (rsrsrs), você tem que provar como o artigo faz e demonstrou atraves de 15 razões. seo “ebenezer scrooge” (rsrsrs). 

  2. A origem de toda simbologia natalina é fundamentada em adoração aos anjos caidos! Deus não tem nada a ver com o natal ! E todas as festas que Deus instruiu aos judeus… tem como foco Deus e suas realizações! Inclusive a ceia! Já as festas como aniversário tem o foco no homem

    1. “Se alguém não cuida de seus próprios familiares, tem negado a fé e é pior que os incredulos”.
      1 Tm 5:8 –  Como uma alegria de um aniversario ou festa não pode ter foco no homem?
      bem provavel ser vc um TJ e não faz festa niver mas deixa ente familiar por falta transf. sangue.

  3. Lucas 19:13 – “Negociai até que Eu venha” – no bom sentido, Cristo permite o crente criar ou ter boas idéias, se as 15 razões é bem aceito no meio protestante então não adianta ninguém espernear contra isso. PORÉM, lembrando que Jesus nasceu no verão e não no inverno Lucas 2:8

  4. quem acha que o natal é uma festa pagã nao sao cristaos ,isso é obra prima do satanas para manipular o povo evangelicos a sere contra o natal porque desde o martin lutero nunca foi contra a selebraçao do natal ,jesus esta voltando é poriço que satanas esta usando forma de manipular 

  5. O Jesus comerado é o católico que é um ídolo, o papai Noel outro ídolo, cristão de verdade não participa desta festa pagã.

  6. Razão 14 – … enclausurando em argumentos toscos….,(este capítulo serve exatamente para os próprios defensores do natal,(neste site) colocam até versículos para dar apoio ao conformismo do mundo,( fazer memória da morte, mas não encontrei do nascimento…) meses anos ou semanas????

  7. O importante é lembrar que se comemora o nascimento e não o aniversário.

  8. As festas de Israel eram parecidas com as pagãs, com a diferença em sua forma e intenção. Paganizar é se associar ao pecado. Entretanto, temos a liberdade de usar um evento social para evangelizar. Mas sem exageros.

  9. Até chegar a este artigo, eu estava muito satisfeita com quase tudo o que li e pesquisei no site. Gostaria de saber se o Pr. Natanael Rinaldi (pai) concordava com isso…

    1. Gostaria de saber se o Pr. Natanael Rinaldi (pai) concordava com isso…

      Ele foi Estar com Cristo …

Comentários 1 - 12 de 12Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement