Esqueceu a senha?

1ª igreja em Istambul desde 1923

por Artigo compilado - dom jan 04, 12:02 am

igreja em stabul

Istambul – O governo islâmico conservador turco autorizou a construção de uma igreja em Istambul, a primeira desde a criação da república turca em 1923, a pedido da pequena minoria siríaca, informou ontem o governo.

— Será a primeira desde a criação da república. Várias igrejas foram restauradas ou reabertas ao público, mas nenhuma nova ainda havia sido construída — explicou um funcionário do governo, que pediu anonimato.

O papa Francisco, que visitou a Turquia em novembro, alertou para a situação precária em que vivem os cristãos do Oriente Médio, ameaçados pelos jihadistas no Iraque e na Síria. Os cristãos são minoria neste país com 99% da população muçulmanos, onde o governo é criticado com frequência por sua tentativa de islamizar o estado.

O governo de Ancara, que espera que a Turquia entre na União Europeia, ampliou as liberdades religiosas, restaurando igrejas, monastérios e sinagogas.

O novo templo será construído nos próximos meses no bairro de Yesilköy, num terreno cedido pela prefeitura.

O financiamento da obra será feito por uma fundação de defesa aos direitos dos siríacos (ortodoxos e católicos) que vivem no Sudeste da Turquia.

Yesilköy, situado no lado europeu de Istambul e conhecido como Santo Estevão, já abriga outras três igrejas: armênia gregoriana, grega ortodoxa e católica.

Extraído do site oglobo em 04/01/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. É, Papai tomando as rédeas de casa novamente. Islamismo, Catolicismo… Que já leu os quadrinhos de Alberto Rivera e sabe um pouco sobre os jesuítas irá entender.

    1. sr XPTO
      os senhores todos os dias apontam uma besta do apocalipse e uma data por fim do mundo.Qual é o palpite de hoje? sugiro que o sr deixe de idolatrar pastor

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário