Esqueceu a senha?

1ª Tessalonicenses 5.19 – podemos apagar o Espírito?

por Artigo compilado - qua dez 10, 3:02 pm

Leitura-bíblica77777

Não extingais o Espírito” (1ª Tessalonicenses 5:19)

A palavra aqui usada no grego foi sbennumi, que significa “extinguir, apagar”[1]. Apague o fogo e não há mais fogo. Extinga qualquer coisa que ela cessa de existir. A linguagem não denota apenas uma operação menor da parte do Espírito, mas a completa cessação dele na vida da pessoa. Em outras palavras, o Espírito é apagado da mesma forma que o fogo é apagado – não há mais fogo, não há mais Espírito.

Para que o Espírito Santo deixasse de habitar em uma pessoa, é porque essa pessoa já foi habitada por ele. Se ela já foi habitação do Espírito Santo, é porque em algum momento ela tinha sido salva, pois o Espírito só habita naqueles que são filhos de Deus, como diz a Bíblia em todo lugar (Jo 14.17; Rm 8.15,16). Em contrapartida, o Espírito não deixa de habitar em alguém a não ser que se perca a salvação, pois ele não deixa um salvo sem sua presença. Todos os salvos possuem o Espírito Santo, e os que não são salvos não o possuem (Jo 14.17; 1Co 2.14).

Assim sendo, a lógica nos diz que é possível que alguém seja salvo (possua o Espírito Santo) e deixe de ser salvo (apague o Espírito Santo). Se a presença ou a falta de presença do Espírito implica em alguém ser filho de Deus ou não ser filho dele, é impossível escapar ao fato de que a possibilidade de se perder a salvação está aberta.

Para evitar isso, os calvinistas teriam que inventar uma teologia onde alguém pode ter o Espírito sem ser salvo, ou ser salvo sem tê-lo. Ou, em última hipótese, que é possível apagar o Espírito e o Espírito ainda estar ali, o que é tão antilógico quanto alguém apagar o fogo e ainda haver fogo. De qualquer forma, teriam que reconstruir a teologia com algo antibíblico e antilógico.

[1] De acordo com a Concordância de Strong, 4570.

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo”, cedido pela comunidade de arminianos do Facebook


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

18 Comentários

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Achei interessante este artigo, com esta analise acredito que podemos utilizar Saul como um dos exemplos de homens de Deus, ele se encaixa perfeitamente a visão dos Salvos, Escolhidos e utilizados pelo Espirito Santo… Parabéns CACP como sempre fazendo um bom trabalho para o Reino !

    1. Só para deixar claro, Saul no final perdeu sua salvação por ter escolhido a morte ou invés da Vida… Uma vez Salvo a Palavra exorta:

      Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

  2. 1 samuel 10:6 “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti[Saul], e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem” – 1Sm 18:10 “espírito maligno”da parte de Deus sobre Saul.”Saul com seu livre arbitrio decidiu deixar o caminho do Senhor resultando num apagar do Espirito.

  3. Como pode alguém ter o espirito santo ser salvo e depois apagar o espirito e perder a salvação se ela ja  fosse eleita. O Deus que os calvinistas creem até parecem com deuses mitológicos q brincavam com o destino das pessoas e decidiam seu futuro.

  4.  Hebreus 5: 9 diz: ”E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” 

  5. Reflexão – veja que Pedro aconselha o Eleito para que ele não tropece:
    Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1:10 (Pr. Martinez)

  6. 1 Coríntios 4:3-4 ”Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.
    Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero JUSTIFICADO, pois quem me julga é o Senhor.” 

    1. 1 Coríntios 9:27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. até Paulo cria que poderia ser reprovado. e ele nunca ensinou a predestinação que os calvinistas pregam.

    2. https://www.youtube.com/watch?v=lTlNYEWuFgU&list=UU7iJoeCjqYdSh01aRdBGKdA&index=1
      esse vídeo e muito interessante

  7. Como pode um homem extinguir a Deus?

    1. Trintade, 

      1ª Tessalonicenses 5.19, refere-se a inibir ou impedir a ação do Espírito Santo pelo nosso livre-arbitrio, lógico que “extinguir Deus” não é possivel e nem mata-lo. Como próprio nome fala o “Espirito” é Santo, a minima resistencia para com ele, pára uma ação do mesmo.

    2. E um versículo bíblico que diz isso.

  8. todos os irmãos devem se exortar e se edificar mutuamente (v. 11), reconhecer os que trabalham, presidem, admoestam (v. 12), ,ser pacientes para com todos (v. 14), seguir o bem uns para com os outros (v. 15), regozijar sempre (v. 16), orar sem cessar (v. 17), não desprezar profecias (v. 20).

  9. Portanto, a admoestação “não extingais o Espírito” não fala da perda do Espírito Santo por um indivíduo, mas sim da obstrução da liberdade do Espírito na assembleia.

  10. PENSO QUE MUITAS PESSOAS PREFEREM CRER EM MEIA VERDADE IFALTA DE FE NA SUA SALVAÇAO, E E CONVENIENTE Á ELAS CRER EM UMA FABULA OU TEORIA
    QUE AS DEIXE CONFORTAVEL CO SEU NIVEL DE FE… OU A BIBLIA DESTAS PESSOAS NAO CONTEM O CAPITULO 6 DE HEBREUS ,OU TALVESNAO TIVERAO TEMPO DE LER CORRETAMENTE.

  11. DEIXO AQUI ALGUMS VERSSICULOS PARA AJUDAR NA PESQUISA DAQUELES QUE AINDA NAO PUDERAO LER COM ATENÇAO
    HEBREUS 6:4-20
    HEBREUS 18;38
    HEBREUS 3
    MT.7;19
    LC. 3.9
    MT 5.30
    MC 9.45

  12. É importante entender que a passagem “Não extingais o Espírito” não está falando de salvação ou da presença do Espírito Santo no crente, mas de sua atuação na assembleia ou igreja.

  13. Lembre-se de que esta é uma carta escrita a uma assembleia e não a um indivíduo (como é o caso das cartas a Timóteo),

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement