Esqueceu a senha?

A Assembleia de Deus, a Lei e o Sábado – Parte 3

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - qua jan 06, 1:58 pm

A Assembleia de Deus, a Lei e o Sábado – Parte 3

Mais um exemplo de desonestidade intelectual

Citações de Personalidades Importantes da Teologia Assembleiana

Nesta terceira parte do artigo pretendemos desconstruir a falácia criada pelos adventistas provando que: a) os autores citados no livro e nos artigos foram tirados fora do contexto e, b) demonstrar o pensamento oficial da liderança da Igreja Evangélica Assembléia de Deus a respeito do assunto.

Algo que chama a atenção é o fato de que teólogos assembleianos de renome tais como: Stanley M. Horton, Donald Gee, Dr. William Watson Menzies, Anthony D. Palma e os brasileiros Claudionor Côrrea de Andrade, Esequias Soares, Elienai Cabral que são autoridades do pentecostalismo assembleiano, foram deixados de lado. Também não foram citados os principais veículos de comunicação impresso como as tradicionais revistas da Escola Bíblica Dominical, o jornal mensageiro da Paz e a Revista de Obreiro, etc que já trataram sobre o assunto.[1]

Ademais, a maioria das citações são frases generalizadas sobre a lei que qualquer evangélico poderia assumir sem nenhum prejuízo de coerência lógica quanto à abolição do sábado, mas que foram conduzidas com comentários enviesados levando o leitor a uma falsa interpretação. Outro erro muito comum na montagem da estrutura do argumento é citar escritores pentecostais como se fossem parte da grei assembleiana como é o caso do pentecostal Harold J. Brokke, pastor da Igreja Missionária Betânia nos EUA e o pastor  Myer Pearlman, citados por diversas vezes no texto. O leitor menos avisado é levado sutilmente à falsa dedução: pentecostal = assembleiano. Mas talvez o principal erro do autor foi publicar citações aleatórias, particulares, pinçadas de líderes assembleianos como se fossem a Voz Oficial das Assembleias de Deus sobre o assunto.

Nossa refutação seguirá a mesma estrutura de 13 perguntas encontradas no livro. É bom lembrar que temos duas classes de citações: as que eu chamo de generalizações neutras e as citações que parecem de fato aderir à propaganda sabatista. No próximo artigo reproduziremos as partes separadas do capítulo, conforme constam no livro e, em seguida, as suas devidas refutações.

———————-

[1] A declaração acima se refere apenas ao texto que consta no livro, pois alguns sites expandiram as citações incluindo citações da Bíblia Pentecostal, da Bíblia Aplicação Pessoal e da Revista da Escola Dominical como por exemplo, o site https://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/07/21/o-que-a-assembleia-de-deus-diz-sobre-a-lei-e-o-sabado/.

Leia as demais matérias sobre o tema:

A Assembleia de Deus a Lei e o Sábado Parte 2

A Assembléia de Deus, a Lei e o sábado Parte 4


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários fechados neste artigo.
Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Estou gostando das refutações!!!! obrigado professor Paulo Cristiano!!!

  2. a igreja catolica afirma que foi o papado que mudou os dez mandamentos, e so comparar exodo 20 com o catecismo. Satanas esta irado com apenas uma igreja, a que guarda os mandamentos de Deus e tem a fe em Jesus. apoc 12 versiculo 17. Guardar o domingo e adorar a criatura no lugar do criador.

  3. Excelente as refutações desta “série”…estou lendo todas as partes e está sendo muito útil. Deus os abençoe.

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement