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A Assembleia de Deus, a Lei e o Sábado – Parte 5

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - seg jan 11, 9:50 am

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A ASSEMBLEIA DE DEUS, A LEI E O SÁBADO

Mais um exemplo de desonestidade intelectual

Citações do livro “O despertar de um mandamento” (p.13)

 2) Para que serve a lei, os Dez Mandamentos?

Já citado, o Pr. Harold J. Brokke dá várias respostas a essa pergunta. Ele diz:

“Nós não podemos compreender a salvação sem entender a Lei de Deus. (…) Deus revela Sua vontade, no tocante ao procedimento do homem, por meio dos mandamentos que lhe apresenta. (…) O propósito da lei é fazer com que os homens sintam sua necessidade de Jesus Cristo e do Seu evangelho de perdão. (…) Pela lei vem o conhecimento do pecado. Os homens precisam de buscar a Deus, reconhecendo-se pecadores, ou seja, criaturas que sabem ter desobedecido a lei e o governo de Deus, reconhecendo-se verdadeiros inimigos do próprios Deus pelo desrespeito às Suas leis.”

Tendo consciência da necessidade do homem com relação ao cuidado e proteção de Deus, o Pr. Myer Pearlman, atrás referido, escreveu:

“Os mandamentos de Deus são cercas, por assim dizer, que impedem ao homem entrar em território perigoso e dessa maneira sofrer prejuízo para sua alma.” — Em “Conhecendo as Doutrinas da Bíblia”, p. 91.

Concordando de que a lei de Deus é para o benefício do homem, o Pr. Carlos Johansson declarou o seguinte:

“O decálogo — o fundamento do pacto e o mais essencial da lei, como também a condição para vida e felicidade.” — Op. cit., p. 116.

Resumindo o que eles disseram: a Lei de Deus serve: a) para compreendermos a salvação; b) para revelar a vontade de Deus; c) para fazer os homens sentirem necessidade de Cristo; d) para saber o que é o pecado; e) para ser como cerca protetora do perigo; f) para ser a condição de vida e felicidade.
Todas estas coisas são muito boas razões para um cristão obedecer ao Senhor! Além de tudo, estão de acordo com a Palavra de Deus.

Refutação da Segunda Parte

O que é estranho em todas essas citações é o fato de que cada uma delas serem confissões sobre a lei que qualquer evangélico poderia fazer sem nenhum problema. Mas o artifício do esquema não está na qualidade das citações, mas em sua quantidade. O truque é levar o leitor a ser bombardeado com inúmeras citações sobre a lei, inocentes em sua maioria, pois no final, esse amontoado de textos provoca uma ilusão semântica em quem os lê acreditando que adventistas e pentecostais estão falando a mesma língua. A sugestão mental é a seguinte: se estão falando a mesma língua quanto à lei e aos dez mandamentos, então porque deixar o sábado de fora?

Em um livro traduzido por Lawrence Olson temos a seguinte explicação sobre se a lei é nossa norma de vida:

“[…] mas não são poucos os que têm colocado o crente debaixo da Lei como norma de vida e pratica. Esta e uma ideia veementemente condenada por Paulo. A Lei, como parte das Escrituras, é ‘útil para ensinar… para instruir em juízo’ (2 Tm 3.16), mas uma nova lei – a do Espirito de vida em Cristo Jesus (Rm 8.2) – nos livrou da condenação e da fraqueza (Rm 8.1).”  (Comentário Bíblico. Frank M. Boyd 1 ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1996,p.32)

E mais: “[…] esses mesmos gálatas estavam sucumbindo a débil e miserável disciplina das restrições, sujeitando-se (a troco de nada) a uma servidão legalista, obrigando-se a observar (guardar e reverenciar) dias, meses, estacoes e anos (vv. 9,10). Ora, não foi assim que Paulo lhes ensinara […] A Epistola aos Gálatas constitui uma resposta decisiva a doutrinas e praticas como o sabatismo, o vegetarianismo, o legalismo e o ritualismo (no que respeita a salvação frente a um Deus Santo): “Porque o fim da lei e Cristo para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4).”(ibdem, p.34)

Em um diálogo com proponentes do sabatismo, o pastor Abraão de Almeida dá a seguinte resposta para essa pergunta:

“O senhor diz que a lei não é uma base de vida para o pecador, mas não pode negar que ela seja uma regra de vida para o cristão — retrucou o adventista.

— Não acredito nisso. O que a Bíblia diz é que a lei é uma regra de morte. Cristo é regra de vida. Ele é a vida, e disse que veio para que os que nele crêem tenham vida em abundância. Assim, se eu quiser saber como devo viver, não vou ter com a lei, mas com Cristo, pois a Bíblia diz que em Cristo está a verdade, e nEle é que somos ensinados.” (O Sábado, a lei e a graça. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1981, p.60)

Embora Paulo mostre em seus escritos que a lei possui diversas finalidades tais como: mostrar o pecado, mostrar a santidade de Deus, fazer o pecado aumentar e dar uma base legal para sua condenação, entretanto, ela nunca foi dada ao crente, pelo menos é isso que o apóstolo afirma, “reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos…” (I Tm 1.9). De certo modo, ela continua sendo um útil pedagogo, levando pecadores a Cristo, mas depois que o pecador encontra Cristo, a função da lei termina.

Leia as demais matérias sobre o tema:

A Assembleia de Deus, a Lei e o sábado Parte 4

A Assembléia de Deus, a Lei e o sábado Parte 6


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13 Comentários

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos…” (I Tm 1.9). a lei é um aio ou pedagogo, mas depois que o pecador encontra Cristo, a função da lei termina.

  2. Devemos continuar pecando a fim de que a graça seja ainda mais ressaltada ? De forma alguma ! Nós que morremos para o pecado, como seria possível desejar viver sob seu jugo? Rm 6:1-2

  3. Lucas capítulo 2, fala do primeiro profeta do NOVO TESTAMENTO, um homem chamado Simeão.
    “Pois já os meus olhos viram a tua salvação” v.v 30

    Pelo Espírito v.v 26 o judeu Simeão, varão profeta, a salvação era uma pessoa, o menino Jesus. e não um conjunto de normas que acusa. 

    1. tem gente que lê esse texto só na semana do “natal”. vamos deixar de preguiça  e estudar mais a Bíblia .

  4. me expliquem romanos 7:12 e romanos 3:31. como saberiamos o que é pecado se não existisse os 10 mandamentos de Deus 1 joao 3:4.

    1. No N.T “os mandamentos de Deus” são os “mandamentos de Jesus” / “Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!” Mc 9, 2-10. Aqui Deus não mandou guardar “decalogo”, e sim obedecer Jesus, a salvação e salvador Lc 2:30 

    2. “como saberiamos o que é pecado se não existisse os 10 mandamentos de Deus”

      Carlos, eu vejo antiga serpente em “você adventista” ! você quer conhecer o pecado pela “lei”.
      enquanto que Paulo, pelo Espírito mostra Cristo e a graça e vida transformada. a lei é enferma pelo pecado.

  5. Em um momento Jesus diz que não veio abolir a Lei. Em outro que nen um letra seria tirada Dela. Em um terceiro disse:”um mandamento novo lhes dou.”
    Ou seja claríssimo. Só não enxerga quem n quer.
    E o termo q usam por cumprir na verdade é completar.

  6. Ora, se Jesus deu um mandamento novo para aLei, ele não deu uma Lei nova, ou o mandamento único nao seria novo. Tudo claríssimo. A Lei é a mesma, com um mandamento novo.

    1. a única coisa “claríssimo” aqui é o seu comportamento judaizante, você nem é israelita e nem judeu, é um hibrido, uma meia tigela / meia pataca.  vai tocar seu berrante de chifre em outro lugar porque Deus não é boi. judaizante é intrometido, gosta de espiar a liberdade.

  7. eu queria saber para os que afirmam que a lei acabou de todo porque paulo diz:
    “Porquanto o pecado, valendo-se do mandamento, iludiu-me, e por meio dele me matou. 12De maneira que a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom”.
    ler só o que convém é dose

  8. para os adventistas qe dizem que Jesus é o anjo miguel
    Ora, a qual dos anjos Deus alguma vez declarou: “Senta-te à minha direita, até que Eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”? 

  9. Muito bom o texto. E-x-c-e-l-e-n-t-e ! ! !

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