Esqueceu a senha?

A Assembleia de Deus, a Lei e o Sábado – Parte 9

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - ter jan 19, 9:48 am

ass deus

A ASSEMBLEIA DE DEUS, A LEI E O SÁBADO

Mais um exemplo de desonestidade intelectual

 

Citações do livro “O despertar de um mandamento” (p. 15/16)

6) A que tipo de lei o apóstolo Paulo se refere em Colossenses 2:16?

O já citado Pr. Myer Pearlman responde apropriadamente a esta questão quando escreve:

“A sua relação com a Lei Cerimonial (vers. 15, 16). As festas, os dias santos e outras observâncias cerimoniais judaicas não passam de símbolos e figuras representando Cristo. Agora, desde que Cristo cumpriu os símbolos, os mesmos tornam-se desnecessários.”

Refutação da Sexta Parte

Curiosamente o escritor do livro não acrescenta nenhum comentário, talvez por acreditar tolamente que a declaração é em si mesma uma fortaleza inexpugnável em prol da defesa da lei e do sábado. Sinceramente não consigo ver como o escritor acredita que esse texto possa de fato ajudá-lo! Contudo, a pergunta apropriada para entender essa citação é a seguinte: o que será que Myer Pearlman queria dizer quando mencionou as expressões “as festas”, “lei cerimonial” e “dias santos”? É verdade que o contexto imediato da passagem não nos fornece maiores informações. Mas levando em consideração o contexto geral da teologia de Pearlman sobre a lei, presente em seus dois livros mais importantes, traduzidos em português, “Conhecendo as doutrinas da Bíblia” e “Através da Bíblia livro por livro”, podemos deduzir que o sábado muito provavelmente fazia parte das práticas exteriores da lei e, que o mesmo, encontrava-se presente em algumas destas expressões usadas por ele. É útil observar que quando Pearlman vai comentar as leis referentes às Festas de Levítico (cap. 23 e 24) ele coloca o sábado semanal como uma destas festas cerimoniais, observe:

“1. O sábado. (23.1-3). Podemos considerar esse dia como o dia de festa semanal dos israelitas, no qual descansavam de todos os seus trabalhos e se reuniam para o culto” (Através da Bíblia livro por livro, São Paulo, Ed. Vida, 2006, p. 37)

Esse comentário lança um pouco de luz ao de Colossenses 2.16. A dedução lógica que podemos chegar é que as festas mencionadas por Paulo como sombras e, por Pearlman como símbolos e figuras, incluem aí o sábado semanal que na nova dispensação é  “desnecessário”. Junta-se a isso o fato de que a estreita relação pastoral entre Pearlman e Olson deve ter afetado a crença teológica de seu mais famoso discípulo e tradutor, refinando-a na direção de que a lei e o sábado, para o cristão, não eram mais necessários.

Mas para jogar uma pá de cal no assunto, observe o que disse a própria Revista Adventista sobre isso: “Ao que parece, o texto de Colossenses 2.16 refere-se a quaisquer tipos de sábados: anuais, mensais ou semanais. Expressão similar à de Colossenses 2.16 (só que ao inverso) é encontrada em Gálatas 4.10: “Guardais dias [dias santos semanais], e meses [dias santos mensais], e tempos e anos [ dias santos anuais]” (Revista Adventista, janeiro de 2009, p. 18).

A revista corrobora com a declaração do já falecido teólogo adventista Samuel Bachiochi:

“O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres referem-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton.’ (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos… Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras ‘dias de festa…’Esta indicação positivamente  mostra que a palavra SABBATON como é usada em Cl 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais.”

“Determinar o sentido de uma palavra baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências línguísticas e contextuais é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas. Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’ ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação presente e futura.” (Samuelle Bacchiochi – From Sabbath To Sunday, p. 358-360)

Retornemos aos escritores da Assembléia de Deus e vejamos se eles apoiam a linha de raciocínio do autor do livro em apreço.  O escritor Elinaldo Renovato, comentarista das “Lições Biblicas” da CPAD, deixa bem claro o que a teologia assembleiana entende pela lei de Colossenses 2.16:

“O cristão não precisa,pois, ficar preso a tais ordenanças, que eram sombras , ou tipos de Cristo, o antítipo, ou a realidade trazida à história. A vida do crente em Cristo é liberta de qualquer calendário escravizante, inclusive da guarda dos sábados, que era um concerto especial de Jeová com seu povo Israel (Êx 31.13; Dt 5.12; Ez 20.12), Os cristãos guardam o domingo apenas como dia de descanso semanal.”    (Lições Bíblicas: Jovens e Adulto. Colossenses. Rio de Janeiro: CPAD, 3º Trimestre de 2004, lição 07 – As heresias e o culto aos anjos).

Ainda que os comentários da “Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal”, editada pela CPAD, não são feitos por autoridades pentecostais, vale a pena reproduzir o comentário que ela faz de Colossenses 2.16:

“A frase “pelo comer. ou pelo beber” provavelmente se refere as leis judaicas relacionadas aos alimentos. As festas mencionadas são os dias santos judaicos celebrados anual, mensal (lua nova}   e semanalmente (o sábado). Essas cerimônias distinguiam os judeus de seus vizinhos pagãos.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1697)

Agora o comentário de uma autoridade genuinamente assembleiana, o pastor Esequias Soares:

“O sábado cerimonial ou anual já está incluído na expressão “dias de festa”, que são as festas anuais, “lua nova”, mensais e “dos sábados”, festa semanal. O texto fala de um objeto projetando sombra, ou seja, a realidade espiritual na fé cristã é Cristo e não o sábado. Essas figuras das coisas futuras se cumpriram em Jesus. Por isso que Jesus afirmou ser Senhor do sábado (Mc 2.28). Esse texto de Colossenses é a melhor resposta bíblica para os sabatistas.” (Manual de Apologetica. CPAD, Esequias, 2003, p. 254)

E para finalizar a palavra do pastor assembleiano Elienai Cabral,

“… a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças” (v. 15) indica que a legislação mosaica foi abolida; não só a cerimo­nial, mas toda a lei, com todas as suas ordenanças. Cristo, pela “sua carne”, desfez toda a condenação da lei, criando a “lei do espírito de vida”.” (Comentário Bíblico: Efésios. Elienai Cabral, 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999)

Concluímos, portanto, que a interpretação que os teólogos assembleianos dão a Colossenses 2.16, é que o sábado aí incluso é o sábado semanal e que este fazia parte dos preceitos cerimoniais que foram cravados na cruz. Isso é fato, é algo concreto que pode ser demonstrado com fundamentações textuais claras, bem diferente das insinuações distorcidas dos autores tanto do livro “O despertar de um mandamento”, quanto dos sites e blogs adventistas que não se contentaram em apenas reproduzir o erro, mas contribuíram com suas interpolações, distorcendo ainda mais aquilo que já havia se consagrado como fraude.

Leia as demais matérias sobre o tema:

A Assembleia de Deus, a Lei e o sábado Parte 8

A Assembléia de Deus, a Lei e o sábado Parte 10

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

24 Comentários

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Ótimo texto! Esclarecedor!

  2. CACP, uma ideia, porque não mudam o site para apenas aceitar comentários de quem tem facebook? assim apenas pessoas reais e onde seus perfis são acessíveis poderiam comentar. Caso seja bloqueado seria muito mais trabalhoso ficar criando perfis falsos. Eu não possuo, mas acho mais justo

    1. Sr. Leandro, porque o sr. não usa os termos corretos e afirma categoricamente que quer que sejam banidos todos os internautas q se oponham às ideias deste site?
      Seria mais verdadeiro.
      Perfis falsos os colaboradores do usam.

    2. ENGULA ESSA NOVAES JUDAIZANTE ADVENTISTA PUUUXA SACCCCO DA EGW.
      VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

    3. Ideias? Pensei que era site apologético, não sabia que tudo que é colocado são apenas ideias. Mas o que coloquei fará com que qualquer um possa comentar só que com uma “cara” e não apenas um email que pode ser facilmente criado e um nome inventado.

  3. Quanto a postagem, excelente. Incrível é ver ainda tentativas de dizer que o sábado deve ser guardado depois dessa aula. Estranhos são comentários dizendo, só tem isso? Ora, quando coloca algo curto é porque não tem argumento, quando é longo só tem isso? rss vai entender

    1. Não acontecerá o que descreve porque infelizmente as pessoas preferem seguir os escritos de uma pessoa do que Cristo. Se eu digitar no google,desmascarando Novaes, é provável que encontre e nem por isso vou dizer que acredito ou posso acreditar?

  4. ATOS 24, a confissão de Paulo não se baseia que ele era devoto antigotestamentário, nunca leu as galatas e hebreus? mas como anunciador de Jesus, ele cumpria todo desígnio de Deus,
    e isso não contempla a guarda de sabado, porque Paulo pelo Espírito escreveu Cl.2:16-17

  5. mentiroso é você novaes.

    “E outra vez declaro solenemente a todo homem que se permite circuncidar, que ele, desse modo, fica obrigado a cumprir toda a Lei. Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça!” galatas 5:3-4

  6. ENGULA ESSA NOVAES JUDAIZANTE ADVENTISTA PUUUXA SACCCCO DA EGW.

    VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

  7. por que o “estdudo” anterior do “pastor” sobre a possibilidade de ser cristao na IASD esta fechado para comentarios? Medo em alguem colocar textos para informar a verdade?

    1. “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor” 1 João 4:18

      quem tem medo és tu ! que “precisa” vir aqui e comentar a “sua verdade adventista”. (egw).

      VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;
      CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

    2. carlos adventista, explane uma explicação para este artigo ABAIXO, tem medo de colocar textos para informar a verdade ? ESTE NÃO ESTÁ FECHADO PARA COMENTÁRIOS, DEIXE DE SER FINGIDO. COISA FEIA.

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

    3. e o seu amigão o pastor adventista J.Carvalho, está “profetando” um migué por aie heim ?
      já ouviu a risadinha que colocaram quando ele começa a falar a voltar atrás do que “profetôu” ?
      carlos, você está numa seita titânic, bela aparência por fora, quando naufragar já era.

    4. Carlos, por aqui é assim.
      Vc tem 300 caracteres, e ainda assim de vez em quando nem isso pq fecham. Isso qdo não apagam algumas mensagens (só as q interessam) e deixam outras fora de contexto.

  8. Tome um chá antes de comentar pois nesse “nervo” sua pressão pode ir pras ” cucuias” kkkk

  9. Então piorou, pois se ELE CIRCUNCIDOU TIMÓTEO, o fez cair da graça e ser condenado?
    Na verdade Paulo era apóstolo dos gentios, 1 em 12, e é assim que é o contexto em que devem ser lidos os seus txts.
    Logica/ ele era contra sair circuncidando todo mundo, ou tds fugiriam

  10. Novaes ter jan 19 at 9:56 pm Carlos, “…por aqui é assim. Vc tem 300 caracteres..”

    se não está bom para você, pega seu trouxa, quer dizer sua trouxa, e vai lá no seu site “desmascarando”, por que não fica lá ? é que é a pura mascara, e você só vem aqui “expelir”.

  11. ENGULA ESSA NOVAES JUDAIZANTE ADVENTISTA PUUUXA SACCCCO DA EGW.
    VÓS, QUE VOS JUSTIFICAIS POR MEIO DA LEI, ESTAIS SEPARADOS DE CRISTO;CAÍSTE DA GRAÇA. gálatas 5:3-4

  12. Jcp, graça não é novidade do novo testamento. Moisés ouviu: ” me compadecerei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem tiver misericórdia”.
    Assim como também Davi foi perdoado de adultério, assassinato, etc. Se arrependeu salmo 51…

    1. eu não disse que graça é “novidade” do novo testamento, o que quero explicar que o antigo testamento só pode ser compreendido de acordo com a visão do novo testamento, e tem uns cabeça dura que não entende isso.

  13. Jcp, eu não posso ser adventista. Para eles parte da Lei cessou, e na verdade a Lei continua aí inteirinha.
    Mas não serve cumpri-la forçosamente. Deve ser resultado da transformação, de dentro pra fora, e n o inverso.

    1. “Deve ser resultado da transformação, de dentro pra fora, e n o inverso.”

      isso eu já sei. o problema que eles postulam a partir de egw. e tentam dar o migué como ela deu em 1800 e bolinhas.

  14. É uma pena q vários dos meus comentários foram apagados. Mais tarde escrevo novamente. SQN rs.

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement