Esqueceu a senha?

A Bíblia, os Falsos Profetas e EG White

por Pr. João Flávio Martinez - qua jul 10, 12:45 am

Afirmam os defensores de Ellen G White (EGW) que é pela Bíblia que os seus escritos devem ser testados. “A Bíblia é a grande medida, ou regra, pela qual todos os outros escritos devem ser provados.” (Cf. O Testemunho de Jesus, p. 68). Para que não paire dúvida se EGW é mulher falível ou falsa profetisa, devemos pesquisar a Bíblia que nos dá meios de saber se uma profecia é de Deus, dos homens ou dos demônios.

Encontramos então dois requisitos para por à prova alguém que se intitula profeta:

1) falar em nome de Deus;

2) que suas profecias venham cumprir-se.

Isto é visto em Dt 18.20-22: “Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: como conheceremos a palavra que o Senhor não falou? Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou o tal profeta, não tenhas temor dele.”

A Bíblia mesma cita dois exemplos: um de profeta verdadeiro: é o caso de Samuel. Dele se diz em 1 Sm 3.19 – “E crescia Samuel, e o Senhor era com ele; nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.” Foi Samuel aprovado por Deus como profeta verdadeiro. O segundo exemplo é de um falso profeta por nome Hananias. Ele é mencionado em Jr 28.1-3.15-17: “Assim fala ao Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei de Babilônia. Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os vasos da casa do Senhor, que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei de Babilônia, levando-os para Babilônia”… “E disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o Senhor. E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano no sétimo mês.”

Hananias foi, comprovadamente, um falso profeta, pois sua profecia não se cumpriu. Ele veio a falecer por causa de sua falsa profecia.

Quando passamos para considerar as palavras de Jesus sobre profecias, ele fala: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos.? Assim, toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.”(Mt 7.15,18) Naturalmente que os bons frutos são as profecias, profecias cumpridas e os maus frutos são as profecias falhas, não cumpridas.

Certos adventistas quando são questionados sobre EGW costumam defender-se dizendo que é perseguição religiosa esse questionamento e que isso ela já falara profeticamente: que seria perseguida e contestada. Ocorre que para escrever sobre ela sempre temos a mão suas publicações através da CASA (Casa Publicadora Brasileira.). Certo escritor adventista, assim se pronuncia sobre os escritos e profecias de EGW, “Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato”… “a irmã White jamais escreveu uma inverdade nem fez predições que não se cumprissem.” (Subtilezas do Erro, p. 35,42)


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

6 Comentários

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Caro irmão sincero, se observarmos atentamente os escritos de Ellen g. white, temos motivos para acreditar em seus escritos.
    1) Alguns de seus livros são focados em áreas medicinais, nos quais a ciência medica estão comprovando hoje. Se realmente Ellen white fosse uma falsa profeta usada por satanás, por qual motivo daria ele orientações de Saúde uma vez que cuidamos de nosso corpo ele se torna morada do Espirito Santo (1co 3:16)?
    2) Ellen White teve sua vida provada atraves de suas obras. Devemos de fato ver se ellen white realmente era uma profeta biblica quando
    a) Seus ensinos são fundamentados na biblia (Ela mesma afirma sendo uma luz menor para levar-nos a Luz maior – biblia )
    b)Ela exalta o nome de Cristo
    c) o comprimento das profecias se cumprem
    d) os frutos positivos de sua vida(por ser uma profetiza adventista, muitos a ignoram, mas poucos olham suas obras de caridade, embora White sendo pobre, ganhando 50 centavos por semana, aglomerava o pouco que tinha e com esse custo dava aos carentes).
    e) Adventistas e não adventistas aceitam seus ensinos sendo inspirados.

    Não acredite em mim. Examine (jo. 5:39), ore, pedindo a Deus o verdadeiro conhecimento.
    e descubra se o que eu estou falando é realmente verdade.
    Fique com Deus, abraços;

  2. Diantes dessas poucas informações (porque há muito mais e o espaço aqui é pouco), o irmão ainda está convencido de que EGW é profeta de Deus? Ela pode realmente ter tido boas atitudes, mas seus ensinos levaram e ainda levam engano a muitos. 

  3. O amigo Emerson diz que os ensinos de EGW levam muitos ao engano. O amigo poderia citar entre as doutrinas ADV, onde que estamos em erro? Por favor sempre cite fontes pra que nao fiquemos repetindo conceitos.O diabo criou todo tipo de alimento venenoso, EGW nos alerta a nao consumir tais alimentos.

    1. A bíblia diz que Deus purifica todos os alimentos, e vc diz que o diabo cria? Desde quando o diabo é criador de alimentos? Pronto, aí está um engano de Ellen White.

    2. a EGW é a “nossa sinhora” dos adventistas … 

  4. Ellen White falou a mais de 100 anos atras que o cigarro dava cancer tai aprova ela é uma falsa profetisa o cigarro fortalece o pulmão traz saude e vigor é um beneficio pra nossa sáude por isso Ellen é falsa profetisa

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement