Esqueceu a senha?

A Bíblia proíbe casamento entre parentes?

por Artigo compilado - seg set 09, 11:54 am

Nós temos na Bíblia um único conjunto de orientações mais detalhadas a respeito de casamentos lícitos e ilícitos entre parentes. No início da criação, sabemos, a única forma de crescer e multiplicar era o casamento entre parentes. Isso aconteceu e não tínhamos ainda naquele tempo leis que proibiam isso. Porém, no tempo de Moisés, Deus resolveu trazer certas proibições a casamentos entre parentes em forma de leis: Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR” (Levítico 18.6). Temos nesse primeiro verso a parte introdutória das leis que regulavam os casamentos entre parentes. É importante pontuar aqui que “descobrir a nudez” nessa época era aplicado com referência a relações sexuais. Como via de regra a relação sexual deveria ser praticada dentro do casamento. Ou seja, são regulamentos que visavam organizar a vontade de Deus para a união conjugal entre parentes de Seu povo.

Na sequência dos versos as leis detalham os tipos de uniões proibidas mostrando um a um. Veremos aqui se a Bíblia proíbe:

a) Pai e mãe (de sangue ou não): “Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.” (Levítico 18.7-8)

b) Irmão ou meio-irmão: “A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás (…) Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã.” (Levítico 18. 9, 11)

c) Netos: “A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.” (Levítico 18.10)

d) Tios:  “A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.” (Levítico 18.12-14)

e) Nora: “A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez.” (Levítico 18.15)

f) Cunhada: “A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.” (Levítico 18.16)– Temos nessa lei uma exceção colocada mais à frente, chamada de Levirato.

g) Mãe e filha ou mãe e neta: “A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são; maldade é” (Levítico 18.17).

Adaptado do site esbocandoideias.com em 09/09/2019


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement