Esqueceu a senha?

A Bíblia valida a existência de dragões?

por Artigo compilado - qui dez 03, 9:13 am

A bíblia valida a existência de dragões?

No livro do profeta Ezequiel, capítulo 29, versículo 3, lemos: “Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão (Hofra), que pousas no meio dos teus rios, e que dizes: O meu rio é meu, e eu o fiz para mim” (ERC). Eis que um grande dragão simbolizava o faraó. Isso refere-se ao monstro mitológico Caos, chamado por uma variedade de nomes. É cósmico, não meramente terrestre.

O título “grande dragão” fala desse faraó, o dragão mitológico,o Monstro Caos, que o Criador confinara e controlava no mar. O mito vem a ser uma exagerada imaginação popular. O profeta Isaías em 27.1 não hesitou em tomar por empréstimo alguns elementos da mitologia para ilustrar sua mensagem. Esse animal mitológico era visto como inimigo da ordem da criação. Vários são os seus nomes, como por exemplo Tanim, usualmente traduzido por “dragão” ou “monstro” (Isaías 51.9; Ezequiel 29.3; 32.2; SaImo 74.13; Jó 7.12). Além disso, o próprio mar é personificado como monstro (Salmo 74.13; Isaías 51.10; Habacuque 3.8; Apocalipse 21.1).

Há cinco referências a esse animal nas páginas do Antigo Testamento: Jó 41.1; Salmo 74.14; 104.26; e Isaías 27.1. Partindo agora para o Novo Testamento, temos em Apocalipse as palavras do apóstolo João, onde ele pinta Satanás como “dragão”. Havia muitos precedentes para isso, tanto na cultura judaica como na pagã e nos símbolos religiosos.

O vocábulo grego usado foi drakón, que significa “dragão”, “serpente”, “crocodilo” ou “leviatã” (Jó 41.1). Nos escritos judaicos, foi usado como um símbolo de Satanás e seguidamente transferido para o Novo Testamento. “Dragão” fala de truculência, brutalidade, violência, crueldade. “Antiga serpente” significa “tramas” e “intrigas”. “Diabo”, no grego, é “acusador”, “caluniador”. “Satanás”, no hebraico, significa “adversário”, “sedutor que engana, ilude, trapaceia”. Ele é o próprio Lúcifer. Em muitos mitos antigos, o dragão ou serpente é a figura do poder primeval (dos tempos primitivos) do caos. No Novo Testamento, drakón se acha apenas no Apocalipse, onde se emprega exclusivamente como sinônimo de Satanás, ficando explícito em Apocalipse 12.9. Em Gênesis capítulo 3, ele é a serpente.

Portanto, na verdade, não existe um animal chamado dragão que viveu nestas terras, tenha hálito de fogo, asas, cauda longa, poderes mágicos e garras, a não ser aquele que foi mostrado a João na ilha de Patmos, e que era vermelho e tinha sete cabeças e sete diademas. Seus chifres representam seu imenso poderio; diademas, seu domínio. Vermelho, que é a cor do sangue e do fogo, indica que é o provocador de mortes, guerras, intrigas, contendas. Aliás, justamente por isso, algumas pessoas são assim chamadas por terem má índole.

————————–

Bibliografia:

CHAMPLIM, Russell Norman, O Antigo Testamento Interpretado Ver­sículo por Versículo, Ia ed., São Paulo, SP, Editora e Distribuidora Candeia, SP, SP, Vol. 5. Págs. 2867, 3287. 2000.

CHAMPLIM, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado Versí­culo por Versículo, Ia ed. São Paulo, SP. Editora e Distribuidora Candeia, São Paulo, SP, Vol. 6, pág. 4636. 2000.

SILVA, Antônio Gilberto da. Daniel e Apocalipse, CPAD. Ia ed. Rio de Janeiro, RJ, pág. 149.1984.

CHAMPLIM, Russell Norman e BENTES, João Marques. Enciclopé­dia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo, SE Vol. 4, página 320, Editora e Distribuidora Candeia. 1991.

CHOWN, Gordon. Dicionário Internacional de Teologia do Novo TestamentoIa ed. São Paulo, SP, So­ciedade Religiosa Edições Vida Nova. Pág. 686. 1981.

Pr. Nemuel Kessler

Membro da Casa de Letras Emilio Conde

Líder da Assembleia de Deus – Parque Anchieta/RJ.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

7 Comentários

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Gostei desse estudo.muito bom e bem explicado.bem interresante.

  2. Gostei muito desse estudo que esta bem explicado.muito interresante.parabens.

  3. Como assim “não existe um animal chamado dragão que viveu nestas terras, tenha hálito de fogo”?
    Leiam Jó 41.
    O animal descrito não é uma alegoria… é literal.

    1. ate parece q ninguem assistiu o game of trones uai..

  4. Na estrutura craniana do Hadrossauro, constatou-se que o seu crânio possuía órgãos, bexigas e câmaras bem semelhantes às do besouro, permitindo que o Hadrossauro (Hadrossaur parasaurolophus) não só criasse, mas armazenasse e lançasse produtos químicos inflamáveis, no caso, o fogo.

  5. e aqueles do game of trones.e claro q exixtem

    1. game of trones é uma estória ( e não História) uma fantasia medieval fantástico, o único dragão que existe hoje fisicamente, é o Dragão-de-komodo, um largatão lá da ásia, indonésia. não solta fogo pelas ventas. vamos estudar mais e pesquisar.

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement