Esqueceu a senha?

A CCB e a prática do ósculo santo

por Pr. Natanael Rinaldi - sex abr 08, 11:42 am

osculo santo

A CCB e a prática do ósculo santo – (só entre os membros do mesmo sexo)

A Congregação Cristã no Brasil insiste em adotar costumes, como é o chamado ‘ósculo santo’ (Romanos 16.16), pensando com isto estar em posição espiritual superior aos outros. O que dizer?

Defesa do Evangelho – o ósculo era uma maneira comum de saudar no Oriente, muito antes do estabelecimento do Cristianismo, e tem servido como parte da expressão judaica em suas saudações, tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto (Gênesis 29.11; 33.4). Também parece ter sido um sinal de homenagem entre os israelitas (1Samuel 10.1).

O ósculo era um costume da época em que viveram os primitivos cristãos. Naturalmente que era usado sem abuso, mas simplesmente entre os familiares, quando se despediam para longas viagens, como algumas famílias o fazem ainda hoje. As referências que encontramos nas epístolas: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo” (Romanos 16.16; 1Coríntios 16.20; 2Coríntios 13.12; 1Tessalonicenses 5.26; 1Pedro 5.14) têm o mesmo sentido de uma saudação nossa, quando escrevemos a pessoas íntimas e pedimos para dar um beijo nas crianças e um abraço neste ou naquele.

Era um costume da época, como o nosso hoje, saudar uns aos outros com um aperto de mão. O ósculo não é colocado como uma doutrina ou ensinamento, mas apenas como um gesto de cordialidade, que deveria e deve haver entre os irmãos. Em nossas o povo é livre para saudar, não frisamos o ósculo pelo fato da inconveniência.

A Bíblia nos ensina evitar a aparência do mal (1Tessalonicenses 5.22). Na nossa sociedade, homem beijando homem é um tanto escandaloso, sendo reflexo de uma prática homossexual. Não queremos causar escândalos a ninguém (Romanos 14.13) e por isso evitamos a prática do ósculo. Também é mostrado que essa prática do ósculo não era prática somente entre homens ou somente entre as mulheres, mas sim entre todos os irmãos independentemente do sexo. Para o apóstolo Paulo todos eram iguais perante Deus, não havendo homem ou mulher (Gálatas 3.27-28).

Quando indagamos a causa dessa segregação, dos homens beijarem homens, e as mulheres beijarem mulheres, a resposta é: por causa da malícia. Ora, se há malícia, deixa de ser um ósculo santo.

Ademais disso, os membros da CCB, para serem coerentes, deveriam saudar-se nas ruas com ósculo santo, pois assim faziam os primeiros cristãos. Mas não o fazem, porque o consideram inconveniente. A bem da verdade, essa prática está sujeita a malícias se tornando indiscreta para o povo de Deus hoje em dia! Através da história da igreja, verificamos que alguns usos antigos entraram como bagagem, e agora são matéria dogmática, quando, na verdade, não passam de costumes de ordem puramente exterior e sem qualquer valor espiritual.

Entre alguns grupos de cristãos, quem não faz uso do beijo não tem amor. Entretanto, Judas saudou Jesus com o ósculo e o trazia no coração a traição. Em Hebreus 13.1 lemos “permaneça o amor fraternal”. Pode haver amor fraternal sem o beijo, e pode haver beijo sem amor.

Para os que congregam na CCB, o ósculo é lei, é ordem, é dogma que deve ser usado em todos os cultos, em todas as reuniões: é lei, por isso têm de se beijarem uns aos outros. Como se vê, o ósculo não tem a força de lei que alguns lhe querem dar. Não há nas referências das Epístolas qualquer mandamento, ou dogmatismo, era simplesmente uma referência afetuosa. Quando Paulo fez menção do ósculo santo, é claro que foi para traduzir seu afeto por todos a quem se dirigia, e não para encontro forçado de rostos, coisa que tratam de ósculo santo! O ósculo pode traduzir boas ou más intenções; pode ser reverente ou profano, fictício ou real, porém mais clara que tudo é esta recomendação do apóstolo, não acerca do ósculo, mas em relação ao amor: “Permaneça o amor fraternal” (Hebreus 13.1).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

28 Comentários

Comentários 1 - 28 de 28Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo”. o ósculo da ccb não é santo porque só praticado entre H/H e M/M, mas se se houvesse santidade no osculo ccbista então haveria sem problemas oscular entre H/M. mas como eles opõem-se é porque há desconfiança e ciumes.

    1. “Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me BEIJAR OS PÉS.”
      Lc.7:45

      atenção ccbistas, tem que estudar a Bíblia okay ?! história, cultura, hermenêutica, etc. tem coisa que não pode levar o pé da letra, por que então não beijam os pés um dos outros ? 

    2. SE voce nao consegue perdoar teu irmao entao tenho pena de voce veja isto:
      Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão,

    3. A igreja de cristo vos sauda!

  2. Vocês poderiam mostrar onde na doutrina da CCB, tem menção à obrigatoriedade do ósculo e os coloca em um patamar acima dos demais, como citado no texto? Se não há isso na doutrina, então é um ato litúrgico,  o qual se vc não concorda, não deve seguir. Simples assim

    1. ccb tão com uma mania de falar “onde obrigatoriedade” ? sr. andré, “se não há risco” nesta doutrina então por que fazem somente entre H/M e M/M ?  a resposta é simples assim, pode até ser “osculo”, mas não é santo. se fosse vocês fariam TAMBÉM entre H/M.

  3. Concordo em relação a prática do ósculo entre irmãos, irmãs, adolescentes, jovens e crianças, via de regra, os irmãos se reconhecem e, quando estamos em família, não há problemas nisso. Difícil é beijar quem você odeia, isso é verdade. Por isso deveriam aprofundar a teoria do beijo.

    1. SE voce nao consegue perdoar teu irmao entao tenho pena de voce veja isto:
      Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão,

  4. Sabe o que é engraçado, falou no texto ate de pratica de homossexual, cantores e atores se beijam no rosto em público e ninguém fala nada, agora dentro da igreja quem visita tbm nao diz nada, falam de cultura da época, por não saudamos nas ruas com osculo, e hj existe sim muitos maliciosos

    1. sr. ronaldoramos quem é malicioso parece-me o sr. por que fazer osculo só entre H/H e M/M e não entre H/M, se não fazem porque existe malicia … quanto a cantores e atores beijoqueiros entre si isso é uma questão mundana deles, os tais não são crentes. nada haver seu argumento.

  5. Por isso sim na igreja so se da o ósculo entre h/h e m/m, existe sim os aproveitadores, nao que nao se possa homem dar osculo em uma mulher, agora ninguem me obriga a dar osculo em ninguém, mas como gostam de fazer polêmicas, gostam de levantar essas coisas, tudo para dizer que a CCB esta errada.

  6. jcp,pois é quando cantores de beijam é um ato mundano, que todos tivessem esta ato mundano, pq eles ao fazerem assim mostram o carinho que sentem um pelo outro sem nenhuma outras intenções, não sabia que vc mostrar afeição um pelo outro é mundano agora

  7. Eu tô perdendo o tempo lendo esses artigos apologético que na verdade não tem nada concreto a pensar especulação e ainda quer contestar o ósculo santo da CCB. .aff

    1. se o osculo da ccb fosse santo haveria osculo entre Homens e mulheres como não há porque não é santo, mas sim ciumes e desconfianças,

    2. vai buscar a palavra voce ganha muito mais e tenho certeza que o Sr. Deus por nosso Sr. Jesus cristo tem muitas bençaos para voce.

    3. de uma coisa tenho certeza Jesus cristo e o nosso pastor e Deus e o nosso Pai.

  8. Sou feliz na CCB esses pastorzinhos dessas igrejas que roubam tem inveja da ccb pq Ela é uma obra muito abencoada tanto no Espiritual quanto no material .A paz de Deus 

    1. é engraçado as bravatas emocionais que vocês falam … O seguinte sr. ramon desde quando beijar H/H é licito e beijar H/M não pode ? o osculo ccb não é santo porque não há osculo entre todos e sim parcial. se há desconfianças e ciumes então não há santidade.

    2. Amen! e verdade esse deve ter inveja de uma obra tao linda sao cegos que nao ver a verdade, diante de seus olhos.Tambem sou feliz graças a Deus.

  9. Infelizmente a ignorância praticada na CCB é muito grande! Deixem a meninice de lado e cresçam na FÉ! A paz do Senhor!

  10. KKKKKK ESSES POVINHO É TUDO UM BRIGANDO E JULGANDO O OUTRO , ASSEMBLEIANOS FALANDO MAL DE CCB , QUADRANGULAR FALANDO MAL DE ADVENTISTAS E ASSIM POR DIANTE , POVO TENTA BUSCAR UMA IGREJA PERFEITA E SE ESQUECEM QUE ATE AS IGREJAS DO SENHOR CITADAS EM APOCALIPSE TINHAM SEUS DEFEITOS , BUSQEM MAIS DEUS

    1. atenção patricia hiena risonha … em nenhum lugar foi falado sobre “igreja perfeita” a senhora está louca … o que é exortado é buscar uma eclesiologia saudável … estude mais, ou tenha mais seja mais inteligente.

    2. Sim fala sobre 7 igrejas tinha uma diferente que guardava alguma coisa mesmo com pouca força que a paz de Deus esteja com vosco

  11. VCS Q FICAM JULGANDO VAO APRENDER SEMPRE MAS NUNCA VAO CHEGAR A VERDADE, A NAO SER QUE DEUS TENHA DÓ DE CADA UM ,SOMOS POBRES MISERAVEIS

  12. Primeiramente vc falar e escreve algo coisa que vc tem experiencia e nao conhece isso ai é a sua sabedoria e nao conhece a de Deus vc intepreta a biblia do seu geito e o que não vem do Espirito é carne artigo que envergonha o evangelho .

  13. Eu ósculo meus filhos meus pais minhas irmãs meus tios e meus irmãos em Cristo que a santa paz de Deus esteja com vosco

  14. Percebemos a malícia no texto publicado pelo pastor se referindo ao ósculo santo como aparência do mal citada na bíblia, sabemos que o homossexualismo e possessão demoníaca nada havendo com o ósculo, não há de se falar em segregação quando buscamos a santidade e a comunhão com Deus.

  15. Se esses pastores conhecessem a Graça Maravilhosa, nunca mais sairiam dela. Povo humilde e abençoado, que não cobram 1 centavo por nenhum tipo de cargo. Pregam o que Deus manda. A maior e a mais linda orquestra. Sem nenhum tipo de propaganda na tv ou no radio, ainda assim não para de crescer.

Comentários 1 - 28 de 28Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement