Esqueceu a senha?

A CCB segue a Bíblia?

por Pr. Natanael Rinaldi - qui nov 15, 1:18 pm

A letra mata, mas o espírito vivifica

Costumam citar ainda o velho e costumeiro jargão: “A letra mata, mas o espírito vivifica”; baseiam-se para isso em II Co 3.6.

RESPOSTA:  Os adeptos da Congregação Cristã no Brasil ( CCB) incorrem em grave erro por não conhecerem as Escrituras. O apóstolo está discutindo neste capítulo sobre as duas alianças, os dois ministérios: o da graça e o da lei dada por Moisés. Ele diz realmente que a letra mata, mas qual letra? Estaria o apóstolo ensinando com isso que não se deve estudar a Bíblia? Não. O verso 7 responde: “Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo”. O que foi gravado com letras em pedras? Êxodo 32.16 e 34.1 respondem: “E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.” “E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas” e “Então disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.”

O espírito que o apóstolo diz que vivifica é o espírito da nova aliança dentro da dispensação da graça. Na lei de Moisés qualquer um que a infringisse morreria, ou seja, a letra da lei matava, condenava, julgava. Todavia, na dispensação da graça ou do Espírito, não há morte, mas vida. Cristo nos dá poder para vencer, o que a lei de Moisés não podia fazer. Se não podemos estudar a palavra de Deus (a letra), porque isso, segundo eles, seria lançar mão de obras da carne, perguntaríamos: Então por que os músicos estudam as letras das músicas? Não é o Espírito que ilumina na hora certa? A letra não mata? Na verdade os membros da CCB conhecem muito mais seu hinário do que a Bíblia!


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

25 Comentários

Comentários 1 - 25 de 25Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. a CCB tem um paradigma muito errado em ensinar que não precisa estudar a Bíblia pois “tudo é revelado” (supostas profecias ou ditames dos “irmãos” que se levanta no banco) e ainda dizem que estudar a Bíblia é prejudicial pois “a letra mata”.

    1. ” a letra mata” ? 2 Coríntios 3:6 Paulo não quis dizer que não deve-se estudar a Palavra e sim que a Graça pela obra de Cristo é melhor que a obra de Moises. “Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo” João 1:17

    2. a CCB trabalha em grande erro doutrinário. imponde conceitos errados de homens que não estudam e só falam jargões mentais e emocionais. o CCBista não sabe nem procurar texto na Bíblia, de tanto desconhecimento, por exemplo procuram 1 joão em genesis.
      lamentavel.

    3. A paz de Deus.

      É um equívoco fazer tal afirmação, pois somos incentivados sim a ler as sagradas escrituras. Claro que alguns líderes ultrapassados ainda possuem tal resistência entre outros. No entanto não se deve generalizar.

      Mauro – Jundiaì.

    4. Eu até poderia concordar com você, mas ai seriam duas pessoas falando merda.!

  2. Se o Espírito Santo ilumina os crentes para entender a Bíblia pra que estudos bíblicos? 

    1. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

      Significado de “examinar” : Ponderar, observar ou analisar atentamente, minuciosamente ou seja ESTUDAR.

    2. a CCB trabalha em grande erro desaconselhando o estudo bíblico e ficar dependendo de revelações de “irmão que levanta do banco” e outras experiencias psiquicas mais.

    3. E É UMA TREMENDA IGNORÂNCIA DIZER QUE NÃO PRECISA ESTUDAR A BÍBLIA … IGNORANTES ! FEDE DE RUIM DE TANTA IGNORÂNCIA.

  3. Examinar as Escrituras então bastaria só ler sem estudos adicionais pois se tudo está na Escritura pra que tantos estudos? Além do mais calvinistas e arminianos examinam a mesma Escritura e tem opiniões diferentes.

  4. Se para se entender uma determinada passagem tem que saber o contexto cultural da época, estudar o grego e hebraico isso ai já é um estudo fora da Escritura.

  5. Não existe nenhuma passagem que um crente é chamado de pastor. Pedro, Paulo, João nunca foram chamados de pastor Pedro, pastor Paulo ou pastor João e nem pastora Maria.

    1. mas eram chamados de apóstolos

    2. Que dizer de 1Tm 3:1-7?Será que esse versículo só existe pra quem não é membro da CCB?

  6. MAAS, em Efésios 4 a bíblia diz que uns ELE deu para apóstolos, profetas, pastores, evangelistas e mestres. Por que não chamar alguém pelo ministério que exerce? Vocês chamam de ancião, qual o problema de chamar de pastor? Pastor é alguém que apascenta, cuida, pq tanto problema com isso?

    1. O problema não é somente o fato de chamar alguém de pastor. O problema é que esse pastor recebe salário para “cuidar dos fiéis”. Já os anciãos, além de assumir suas funções na igreja, devem ter seus próprios trabalhos para seu sustento.

  7. Os comentários dos membros da CCB sã sempre ridículos…não passam de reclamações…não tem base bíblica, se resumem à uma defesa cega em favor de uma denominação que pratica a “doutrina do medo”. Essas pessoas não conhecem a Bíblia Sagrada, apenas a carregam para as suas igrejas.

  8. Muitos dos que juntam suas forças para falarem mal da CCB, são aqueles que um dia já foram membros e a dor do arrependimento de te-la deixado os levam a ataca-la.

    1. não estão “atacando” … pare de ser melodramatico e teatral … os artigos fazem uma arguição do corpo doutrinário CCB para voce verificar e analisar … se não tem argumento a favor, fica ruim ai ficar reclamando sem ter um argumento biblico.

  9. Realmente era assim, mas hoje em dia os anciãos estão mais abertos as leituras e estudos bíblicos e isso já está sendo difundido nas igrejas.

    1. hummm … não sei não, o paradigma da CCB eles me dizem abertamente e francamente :

      ” – não precisa estudar a Bíblica, pois tudo é revelado.” ou seja, fazem meras leituras somente para “energizar” a mente para irmão levantar no banco e falar as tais e tais “revelações”

  10. essa pergunta e prova de que voce nao leu josue cp 1 v 8 – salmos cp 1 v 2- isaias cp 8 v 20- mateus cp 24 v 15- efesios cp 3 v 4- apocalipse cp 1 v 3 – joao cp 15 v 39; isso e sem relatar ou entrar em detalhes com cada um desses versiculos.

  11. Minha finada mãe dizia: – filho se vc não tem nada a fazer ou a falar, vai dormir.

    1. o ccbista tipico não sabe refutar ou afirmar as suas asseverações num contexto bíblico, sempre parte para frases ou jargões heróicos, e sentimentalismo emocional, as tais “revelação” de irmão que levanta do banco, e Biblia mesmo que é bom, não estudam, só lê como um gibi.

  12. Preguiça de ler a bíblia esta é a verdade.

Comentários 1 - 25 de 25Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement