Esqueceu a senha?

A Eleição no Calvinismo, Arminianismo e Wesleyanismo

por Pr. João Flávio Martinez - sex dez 07, 5:16 pm

A diferença básica entre Calvinismo, Arminianismo e Wesleyanismo

O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI […]. O sistema costuma ser sumarizado através dos Cinco pontos do calvinismo, elaborados como uma resposta ao Arminianismo […].

Arminianismo: é uma escola de pensamento soteriológica, baseada nas pesquisas do holandês Jacó Armínio (1560 – 1609) e seus seguidores históricos, os Remonstrantes.

Wesleyanismo: movimento religioso cristão, de princípios muito rígidos que se processou dentro da Igreja anglicana no século XVIII, liderado pelo teólogo inglês John Wesley (1703-1791), wesleyanismo [Seus simpatizantes criaram a Igreja metodista, que é protestante e evangélica; sua teologia tem a Bíblia como regra da fé e de prática].

A QUESTÃO DA ELEIÇÃO

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8.29,30

Calvinismo: acredita na Eleição do indivíduo, por meio de um decreto Divino. Como Deus decreta? Eles não sabem, seria um mistério.

Arminianismo: acredita também na Eleição do indivíduo, por meio de um decreto que antevê a fé do fiel, elegendo-o a eternidade.

Wesleyanismo: Acredita na Eleição corporativa, ou seja, na Eleição da Igreja – Deus decretou ter uma igreja, mas quem entra nela, entra se aceitar o convite de Jesus (Jo 1.12).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Uma visão totalmente auto contradizente veja porque: O mesmo Deus que salva porque escolheu salvar alguns, é o mesmo Deus que escolheu condenar a outro porque ele mesmo decidiu não salvar. peremptória contradição.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement