Esqueceu a senha?

“A Grande Esperança” ou mais uma heresia?

por Pr. Natanael Rinaldi - ter set 04, 10:53 pm

Pela internet com data, de 25 de março de 2012, recebi um e-mail de um líder evangélico que já esteve no Brasil e que dirigiu por alguns anos o Instituto Cristão de Pesquisas. Seu nome é Paul Carden. Pôs-me a par de um trabalho gigantesco por parte da igreja adventista do sétimo na distribuição de milhões de exemplares de um livro com um título sugestivo em inglês: FROM HERE TO FOREVER. Entrementes, recebi de uma pessoa da minha igreja um livreto com o título A GRANDE ESPERANÇA. Informou essa pessoa à minha esposa que ela ganhara o citado livro e que me estava passando para pesquisas. Seria coincidência que informado pelo líder evangélico da outra América sobre o trabalho que a igreja mencionada estava promovendo uma distribuição em massa de livros religiosos pensei comigo, será que essa distribuição já tivesse chegado aqui no Brasil? Sem dúvida era o que descobri após a leitura do citado livro.

PR. NATANAEL: Já que o irmão leu o livro, poderia dar aos nossos ouvintes o nome do escritor e o tema que desenvolve?

O nome da escritora é Ellen G. White. Penso que para a maioria dos nossos ouvintes esse nome é desconhecido, não, porém, para os adeptos das igrejas adventistas no Brasil. Sua história é contada no livro FUNDADORES DA MENSAGEM, publicação da própria igreja que está fazendo esse trabalho de distribuição gratuita.

Poderia indicar alguns dados da vida dessa escritora que fosse interessante? 

Sim. O livro A GRANDE ESPERANÇA não traz nada de novo, mas é um resumo do livro O GRANDE CONFLITO publicado há quase dois séculos pela mesma escritora. Apenas o título, mas o conteúdo é o mesmo .

Por favor, explique por que o irmão aponta que o livro com esse título é apenas um meio para atrair as pessoas? 

Porque se trata de um livro no qual foram formuladas as doutrinas adventistas elaboradas como um credo com o título NISTO CREMOS. É verdade que há citações frequentes da Bíblia, porém, as citações são aquelas que parecem apoiar ensinos em desacordo com o credo evangélico.

Qual o assunto mais comentado no livro A GRANDE ESPERANÇA que chamou sua atenção?

Em quatro a cinco páginas do livro inteiro lido notei que a palavra sábado ou sábados aparecem cerca de 22 vezes, apontando a guarda do sábado como meio de ganhar a vida eterna no entendimento da escritora Ellen Gould White.

E os adventistas do sétimo guardam o sábado como manda a Bíblia? 

Não. Supõem que guardam. A Bíblia determinada que não se pode acender fogo no dia de sábado. Está escrito em Êxodo 35:3 – “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.” Ora, como fazer nos dias frios de inverno, como nos Estados Unidos e outras regiões do mundo, onde essa seita existe? Alteraram o texto bíblico de Êxodo 35:3 e através da mesma escritora deram uma interpretação falsa ao texto. Ellen G. White escreveu: “Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior”. (Testemunhos seletos vol. 3 pg. 23 e 24) “Deve-se evitar cozinhar no sábado; não é por isso necessário comer frio. No tempo frio, a comida preparada no dia anterior deve ser aquecida”. (A ciência do bom viver- pg. 307) Como aquecida senão acendendo o fogo? Não é a transgressão do sábado que proclamam guardar?

Mas a guarda do sábado é necessária em nossos dias para ganhar a vida eterna? 

Em primeiro lugar apontamos que não há um só mandamento de guardar o sábado no Novo Testamento e nem Jesus ordenou a guarda do sábado. Ademais, o apóstolo Paulo escreveu que preceitos litúrgicos e cerimoniais da lei de Moisés deveriam ser considerados sem validade para os cristãos. Colossenses 2:16-17 “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Os dias sagrados dos judeus eram os mencionados no texto lido: “ninguém vos julgue pelos dias de festa, que eram as festas anuais judaicas: páscoa, pães asmos, pentecostes, trombetas, expiação e festa dos tabernáculos (dois dias: o primeiro e o último).; depois Paulo indica os dias sagrados mensais chamados luas novas; e por fim os sábados semanais. Todas essas festividades eram restritas aos judeus e não devem ser guardadas por nós Cristãos que vivemos dentro da nova aliança.

Que autoridade exerce os escritos de Ellen Gould White face à Bíblia? 

O artigo de fé 18 da igreja adventista estabelece: “Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja.” Se os “escritos dela são uma contínua fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção,” para eles por que precisam da Bíblia? Esta perdeu sua razão de ser. Nós aceitamos a autoridade exclusiva da Bíblia: II Timóteo 3:15-16 “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 – Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;” É proibida qualquer fonte de autoridade à Bíblia: Apocalipse 22:18 – Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro;” Dispensemos o livro A GRANDE ESPERANÇA se alguém nos quiser presentear com ele.

Veja o vídeo


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

15 Comentários

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. falsa interpretação a respeito dos inscritos de Elen white e a biblia
    Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
    Mateus 9:13 . Entao Meu caro estuda a biblia com dedicaçao e Amor.

    1. Pois é, meu caro! De graça ganhamos, de graça damos, ou seja, o livro é inteiramente grátis, não só livro como também, cds e dvds. Já as outras denominações não dão nada a ninguém pelo contrário, suga. 

  2. Discernimento de espírito é um dom, e eu sei quando é de Deus. O que os pentecostais fazem para enviar a mensagem aos outros povos? Enviam a verba que deveria ser investida em materiais evangelísticos diretamente para o bolso, cofres e conta bancária.

  3. Livrinho herético distribuído por uma seita de uma lunática mulher!

    1. Eder, com certeza você não leu o livro e nem conhece a igreja adventista. Você se fundamenta em ensinos humanos (o que pastores falam) ao invés da Bíblia. Por isso, fez esse comentário. Aconselho que você ore pedindo discernimento ao Espírito Santo e leia a Bíblia sem preconceito.

  4. É muito triste ver que o Pr. Natanel Pinaldi se preocupa tanto em combater o adventismo sem antes, pelo menos, ter o desejo de pesquisar em busca da verdade e não baseado em preconceitos já herdados por ele em algum momento de sua vida que fazem com que seus artigos sejam tendencionistas. 

  5. Muito bem pastor. O pior cego não aquele que não enxerga porque não pode enxergar, mas é aquele que enxerga e não que ver ou pelo menos ouvir a verdade. O deus deste seculo (diabo) cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Deus. 

  6. nao vejo nem um tendencionalismo por parte do pastor mas sim o que a biblia manda em judas 3 combatendo os hereticos que distorcem as escrituras para querer fundamentar sus heresis cabeludas

  7. Responda-me Joice Nara, a guarda do domingo é uma heresia? Heresia é torcer a biblia para pregar algo que não existe. Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente. Tiago 2:10.

    1. A guarda do domingo é uma tradição de homens, instituída por Constantino em 538 d.C. Como você citou, quem tropeça em apenas um mandamento, torna-se culpado pelos outros. A guarda do sábado existe, pois é o quarto mandamento de Deus, o qual Jesus e os discípulos seguiam.

    2. Desculpe, a data correta é 321 d.C

  8. Vocês deveriam estudar o que prega a IASD antes de fazer qualquer comentário sobre a nossa crença Pois é muito fácil criticar algo sem saber o que de fato é, então antes de vocês fazerem qualquer comentário sobre a IASD comesem a estudar as suas doutrinas para saber do que estão falando.

  9. Meus irmãos Jesus Cristo não veio abolir a lei veio acrescentar na minha Concepção Ellen White criou uma heresia no estilo Paulo Coelho. A Bíblia deve bastar não precisamos de outros livros.

  10. Lamentável a deturpação que foi feita nessa entrevista.

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement