Esqueceu a senha?

A Igreja do Véu

por Pr. Natanael Rinaldi - seg set 10, 10:19 pm

Acabei de ler o livro “A IGREJA DO VÉU – Igreja ou Heresia?”. Este livro foi escrito pelo Pr. José Amaral, hoje Pr. da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil. Naturalmente o escritor, quando usa o título Igreja do Véu, está ele se referindo à Congregação Cristã no Brasil (CCB).

QUEM É JOSÉ MARQUES DO AMARAL 

José Amaral nasceu em Buri, São Paulo, em 21 de setembro de 1927, num lar presbiteriano, quando, no ano de 1933, seus pais passaram para a Congregação Cristã no Brasil. Tinha ele apenas seis anos de idade, permanecendo como membro dela durante 60 anos. Em 1994 deixou a CCB e passou para a Assembléia de Deus de Goiânia, no bairro de Campinas daquela cidade situada, no Estado de Goiás. Declara ele que durante os 60 anos na CCB teve o tempo suficiente para conhecê-la bastante esclarecendo que o livro A Igreja do Véu é uma revelação do que viu lá.

CARACTERÍSTICA DE SEITA

Ao procurarmos identificar as marcas das seitas, notamos uma característica comum a maioria delas: a salvação é encontrada unicamente no meio dessa seita.

Exemplos desse modo de ser são encontrados nos seguintes grupos religiosos.

1. A Igreja Católica Romana
 se declara como a arca de Noé e ensina que não há salvação fora dessa Igreja, da mesma forma – dizem – como não houve possibilidade de salvação do dilúvio fora da Arca de Noé.

2. Igreja Adventista do Sétimo Dia tem a doutrina da igreja remanescente. 
A única que está na brecha impedindo a corrupção que existe no meio das igrejas protestantes, dado que é ela a única depositária dos escritos da profetiza Ellen Gould White possuidora do ‘espírito de profecia’. Além disso, admitem que são os únicos que guardam os mandamentos de Deus, porque enfatizam obrigatoriedade da guarda do sábado, ignorando que o sábado semanal foi abolido na cruz (Cl 2.14-17). Imaginem se fôssemos relatar as supostas visões absurdas dessa suposta profetiza. Até em ETs ela acreditava. Encontrou ela Enoque, que foi arrebatado, segundo a Bíblia (Gênesis 5.24), num lugar do espaço sideral, lembrando o planeta Saturno pois tal planeta possuía sete anéis.

3. As Testemunhas de Jeová 
se utilizam o mesmo argumento da Igreja Católica, ensinando que não há vida eterna fora da Sociedade Torre de Vigia, comparando a organização religiosa com a Arca de Noé.

4. A Congregação Cristã no Brasil 
não foge à regra: pregam que somente eles são os predestinados e os únicos que subirão com Cristo e que as outras igrejas evangélicas são apenas seitas. Os que vivem nelas estão perdendo tempo e, se quiserem ser salvos, serão obrigados um dia a se batizarem na CCB. Tire a prova da seguinte maneira: se tiver amizade com algum membro da CCB convide-o para evangelizar um seu amigo que seja vizinho desse membro da CCB e escute a resposta. Dizem vou orar a Deus e se Ele mandar eu irei. Aguarde a resposta. Você nunca terá resposta favorável, pois eles não se dão ao trabalho de evangelizar qualquer pessoa incrédula. Têm sim, um desejo insopitável de falar com pessoas membros das igrejas evangélicas. Nisso não perdem tempo. É só dar oportunidade para que isso ocorra. Os evangélicos estão à beira do caminho da salvação’ enquanto eles estão ‘no caminho da salvação’. Somos chamados de primos e não de irmãos, pois tal título pertence exclusivamente aos da irmandade.

UMA PEQUENA EXPERIÊNCIA

Uma senhora crente, membro de uma igreja evangélica, foi visitada por uma senhora membro da CCB. Chegando à casa dessa irmã foi logo dizendo:

“O Senhor me mandou fazer-lhe uma visita para orarmos juntas.” Essa crente, muito ingênua, admitiu a entrada da visitante que foi logo abrindo sua bolsa e tirou de lá o véu para orar. Dobraram os joelhos e logo vieram as profecias:

“Minha serva! O Senhor está dizendo que a igreja da qual você é membro não é a igreja verdadeira. Saia dessa igreja e vá para a Congregação.”

Perguntamos: como você encararia uma situação dessas? A visitante da CCB estava usando o nome do Senhor o que se entende como não sendo ela mesma que estava falando. No caso em tela, a irmã evangélica não teve dúvidas e daquele dia para frente passou para a CCB, aceitando, como sói acontecer, o batismo nas águas mesmo sendo ela já batizada por imersão na fórmula trinitária.

PROFECIA DE DEUS OU DOS HOMENS? 

O caso relatado não é excepcional. Ocorre com freqüência. Quantos membros de igrejas evangélicas estão sendo destruídos na sua vida espiritual por argumentos como o apresentado. Esquecem-se de consultar a Bíblia, pois, se lessem a Bíblia com mais freqüência, não seriam assim tão facilmente afastados de suas igrejas.
O profeta Jeremias advertiu por ordem de Deus pessoas que não sabem discernir quando uma profecia é de Deus, dos homens ou dos demônios.

“E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.” (Jeremias 14.14).
Ah! Se fôssemos revelar todos os casos de subterfúgios proféticos empregados para ludibriar crentes incautos em todo o nosso grande Brasil.

UNIDADE DENOMINACIONAL

Um argumento quase irrespondível era sempre empregado pelos membros da CCB com respeito à sua denominação: sua unidade denominacional. Uma única CCB em todo o Brasil, com sede em São Paulo, no bairro do Braz.
Entretanto, relata o livro A IGREJA DO VÉU, na página 18, um tal de ancião José Valério, que dirigia uma CCB em Boa Vista, Roraima que se afastou da CCB criando uma nova denominação com título parecido com a CCB. Uma circular foi dirigida a todas CCBs do Brasil:

“…tendo José Valério se desviado da Congregação Crista no Brasil… tentando fazer adeptos para a nova seita que ele fundou, procurando aliar-se com outros que também se desviaram da fé.”
Declara mais o escritor do livro A Igreja do Véu que “a Congregação Cristã no Brasil já passou por 3 rachas. A primeira em 1949, a segunda em 1961 e a última em 1990.” (p.31)

O SISTEMA DE CULTOS

Relata o livro em tela sobre o sistema de cultos na CCB:

“Não é permitido de maneira alguma que pessoas com conhecimento cultural elevado, teólogos, etc. subam ao púlpito. Os anciões alegam que sobre estes o Espírito Santo não tem espaço para se manifestar, e que Deus não opera na sabedoria, e sim na simplicidade.” …

“Se conduzem por auto-sugestão e por puro fanatismo.” … “O maior pecado que os anciões cometem é pegar textos (versículos) isoladamente e aplicá-los isoladamente e aplicá-los sem o conhecimento devido.” … “Outra curiosidade é que sempre afirmam: ‘ Foi o Senhor que fez!’ fazendo alusão a tudo.” ( p. 22)

Como pode alguém usar um argumento tão fútil segundo o qual uma pessoa conhecedora da Bíblia não possa ser usada pelo Espírito Santo, na suposição de que, conhecer a Bíblia com mais profundidade impossibilita a pessoa de ser usada pelo Espírito Santo? E por que assim dizemos? Simplesmente porque o Espírito Santo é o autor da Bíblia.

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.21)

E com que persistência Paulo recomendava ao seu filho na fé – Timóteo – que se esforçasse mais no estudo da Bíblia. Disse ele:

“E desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3.15-17)

Certa vez num consultório médico aguardava na sala de espera a vez de ser chamado, estando sentado ao lado de um senhor idoso. Puxei conversa com ele, admitindo que fosse pessoa descrente. Comecei a fazer perguntas de caráter religioso procurando uma brecha para falar de Jesus Cristo e também para saber qual a sua posição religiosa. Procurava oportunidade de ouvir sua resposta e lhe falar dentro da sua necessidade espiritual (Hebreus 4.12-13).

Identificou-se ele como membro da CCB por quarenta anos e foi logo dizendo para cortar a conversa, “só leio o livro de Salmos”. Quarenta anos de membro da CCB e só lia um livro dos 66 livros da Bíblia. Por que um crente assim procede? Simplesmente porque é orientado a crer que ‘a letra mata’ (2 Coríntios 3.6) interpretando-se como tal, a leitura da Bíblia. Ora, se uma pessoa não conhece a Bíblia pode ser facilmente enganada, como disse Jesus aos saduceus, “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22.29).

Apelam freqüentemente para apoio da sua forma de pensar para Mateus 10.19-10, que declara, “Mas quando vos entregarem não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso é que fala em vós.”

Naturalmente não ensina o que não se deve estudar a Bíblia sob a perspectiva de que o Espírito Santo porá as palavras oportunas na boca. A passagem é bem clara para definir o momento quando não se deve buscar apoio na cultura bíblica. O texto expressa,

“E sereis conduzidos à presença dos governadores, e dos reis… (v.18) Nessas ocasiões de perseguições por causa do nome de Jesus é que o Espírito Santo agirá ponto palavras próprias na boca dos servos de Jesus. É o caso de Pedro e João perante as autoridades judaicas, quando foram proibidas de falar do nome de Jesus.

“Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus.”(Atos 4.19)

Entretanto, na falta de discernimento bíblico, recorrem os membros da CCB ao meio ilícito de tornar o ancião um vidente. Lemos no citado livro A Igreja do Véu que, “Todas as doutrinas saem unicamente da cabeça do ancião mais velho.” … Eles dizem também, que devem se ater apenas aos 4 evangelhos, pois neles estão as palavras ditas por Jesus.” (p. 28)

É como Jesus disse, “Mas em vão me adoram, ensinado doutrinas que são preceitos de homens.” (Mateus 15.9)

INSPIRAÇÃO OU ADIVINHAÇÃO? 

Continua o escritor do livro em tela, declarando à página 23: “Por ser defendida a tese de que somente o ancião recebe as ‘direções’ do Espírito Santo, os fiéis, antes de realizarem quaisquer negócios, sejam viagens, compras, mudanças, devem ir à igreja buscar do ancião a ‘direção’ a fim de terem uma confirmação para que se concretize o negócio. Com essa doutrina de manipulação, os membros perdem o direito de pensar e agir, sendo isso extremamente perigoso e anti-bíblico. Abandonam a Palavra de Deus, e passam a depender de falsas inspirações, assim os anciões se tornam videntes, ditando o caminho para que seus fiéis devem seguir. Em geral, os pregadores falham nas interpretações dos textos, exatamente por não terem profundidade bíblica.” (o negrito é nosso)

Ora, tornando-se o ancião um tipo de ‘vidente’, que é consultado para qualquer iniciativa nas hipóteses apontadas, torna essa pessoa despojada da sua condição de relacionamento com Deus, ignorando o privilégio da Nova Aliança firmada por Cristo. E o escritor do livro de Hebreus se reporta a essa situação, diferente da Antiga Aliança, quando o sacerdote exercia a função de porta voz de Deus para os homens e dos homens para com Deus. Somente o sacerdote podia entrar no lugar santo diariamente, no primeiro compartimento do santuário e o sumo sacerdote, uma vez no ano, no santo dos santos, para representar o povo diante de Deus. “Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo. Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo. (Hebreus 9.7-8). Entretanto, lemos que tal situação foi modificada. A Antiga Aliança foi substituída pela Nova.

“Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” (Hebreus 8.13).

Hoje, então, o ancião não pode ser colocado como mediador entre Deus e os membros da CCB. Cada cristão de per si pode entrar diretamente à presença de Deus e ser por ele dirigido.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (Hebreus 10.19-23).

VOU BUSCAR A PALAVRA

Essa é uma expressão freqüente nos lábios dos membros dessa Igreja. Se tivermos um amigo, parente ou conhecido membro dessa Igreja e perguntarmos, quando ele está se dirigindo ao templo, com uma Bíblia na mão: “Onde você vai?” A resposta quase decorada por todos é: “Vou buscar a Palavra.” Então surge a pergunta feita por nós: quê Palavra? É a palavra do ancião que vai dar resposta à sua ansiedade no que concerne a certos problemas do dia a dia: viagem, casamento, doença, trabalho que afligem as pessoas e elas entendem então que sua resposta estará na palavra do ancião vidente.

Não seria o caso de perguntar: mas a Bíblia não está em suas mãos? Por que não a ler? É o que lemos: “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé que pregamos” (Romanos 10.8).
Diz ainda o texto bíblico: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119.105).

BATISMO REGENERACIONAL

Cita o livro em tela, “Na Congregação Cristã do Brasil é ensinado aos seus adeptos que a salvação é um direito exclusivo de seus seguidores. Para alguém ser salvo deve se converter aos dogmas da igreja e ser batizado ou rebatizado. Isso vale para todos aqueles que vieram de outras igrejas evangélicas para a Congregação, pois, eles não aceitam o batismo de outras igrejas evangélicas, mesmo por imersão, considerando essas igrejas como falsas doutrinas.” (página 26) (o negrito é nosso)

Continua o escritor: “A Igreja do Véu acredita que Deus já tem a lista daqueles que serão salvos, ou seja, que foram predestinados. Se a pessoa tem que ser salva, mais cedo ou mais tarde ela estará na Congregação Cristã, esse é mais um dos motivos de não evangelizarem.” (p. 29)

O Manual de Procedimentos (ou Pontos de Doutrina e Fé), já mencionado, na página 7, estabelece o seguinte: “Este Sacramento se exerce por imersão… “EM NOME DE JESUS CRISTO”… e de acordo ao Santo Mandamento: “EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

Enganam-se os que pensam que a salvação pode ser adquirida por rituais. Longe de ser verdade afirmar que “o batismo faz o cristão”, na verdade, a salvação se adquire pela fé em Jesus Cristo.

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” (Tito 3.5)

A palavra ‘sacramento’ é empregada na Igreja Católica com o sentido de um sinal exterior que outorga uma graça interior e com isso, entendem que o batismo salva. Atribui-se um valor usado dentro de uma expressão latina, ‘ex opere operato’ ou seja, um ato de magia infalível.

“Nascer da água” de João 3.5 ou “nascer de novo” (João 3.7) não se dá pelo batismo nas águas, mas pela atuação do Espírito Santo através da Palavra de Deus. O Espírito Santo realiza sua obra junto ao coração descrente, convencendo-o do pecado por não crer em Jesus (João 16.7-9). E isso se dá pela pregação da Palavra (Romanos 10.17) e então ocorre o milagre do novo nascimento, “Sendo de novo gerados, não da semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (1 Pedro 1.23)

“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tiago 1.18)
“…como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela (a Igreja) para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. (Efésios 5.25-26)

Falsa doutrina é, pois, batizar alguém que não assumiu qualquer compromisso com o Senhor, que não tem a certeza do novo nascimento e que vai às águas do batismo esperar ser salvos. Somos salvos pela fé e não por praticar o ritualismo do batismo. O batismo é para os salvos (Efésios 2.8-9) e não para sermos salvos.
A fórmula batismal foi ensinada por Jesus em Mateus 28.19 e não deve ser usada com Atos 2.38, empregando-se então “em nome de Jesus Cristo e Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Atos 2.38 não encerra fórmula batismal. Declara sim que Pedro ao recomendar o batismo o fazia pela autoridade de Jesus dada em Mateus 28.19. É ilógico repetir em ‘nome de Jesus Cristo’ e em ‘nome do Filho’, pois se trata da mesma pessoa.

O USO DO VÉU

“A verdade é que o uso do véu na Congregação Cristã do Brasil serve mais para trazer disputa entre as mulheres que ali congregam, pois usam o véu simplesmente como um adereço e enfeite.” …

“Elas não tem na maioria das vezes o menor conhecimento da doutrina do véu ou nunca leram o texto.” (página 41)

No Manual de Procedimentos (ou Pontos de Doutrinas e Fé), p. 16, “Sempre que a mulher orar ou profetizar deve estar com a cabeça coberta.”

Perguntamos: por que usar o véu apenas nos momentos de oração nos cultos ou em casas e não em público como fazem as mulheres judias ou muçulmanas? Por outro lado, cobrir a cabeça não significa cobrir apenas o cabelo, mas todo o rosto da mulher, a tal ponto que ela se torna irreconhecível quando estava portando o véu.

Exemplo esclarecer se encontra em Gênesis 38.14-19. Tamar, a nora de Judá, enganou-o quando tirou os vestidos de viuvez e se cobriu com véu para enganá-lo porque lhe havia negado a Selá, o seu cunhado, em casamento, para gerar família para o irmão falecido.

“Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com véu… E vendo-a Judá, teve-a por um prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto.” Judá não reconheceu sua nora porque estava coberta com véu. Disso se depreende que o rosto estava encoberto pelo véu. É dessa forma que as mulheres que usam o véu se portam na CCB? Cobre o véu apenas os cabelos e não o rosto? Na verdade, cumpre-se o que Paulo falou sobre pessoas obscurecidas por costumes,

“ Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.”(2 Coríntios 3.16) Concluindo seu ensino sobre o uso do véu declara Paulo em 1 Coríntios 11.15,

“Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu.” Se há o véu natural, os cabelos da mulher, por que usar um véu artificial?

O PASTOR E O SALÁRIO PASTORAL

O assunto principal que os membros da CCB gostam de abordar quando conversam com crentes de igrejas evangélicas: não só condenar o cargo pastoral como também o salário pastora. Chamam os pastores de impostores e que o dízimos recolhido nas igrejas se destinam ao sustento do pastor que tem vida cercada de conforto, vivendo às custas de pessoas pobres das igrejas.

Diz o autor do livro ora comentado: “Essa seita acusa as igrejas evangélicas, dizendo que seus pastores são na verdade lobos exploradores do povo.” (página 62)

É incrível como ignoram a Bíblia. Esta recomenda não só o exercício pastoral como também o dever dos cristãos cuidar financeiramente desses líderes.

“Lembrai-vos dos vossos pastores que voa falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.”

“Obedecei a vossos pastores, e sujeita-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para queo o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13.7,17)

Naturalmente existem duas classes de pastores: o bom pastor (Jeremias 3.15) e o mau pastor (Ezequiel 34.1-10) Tachar todos iguais é um contra-senso!

SUSTENTO PASTORAL

Por outro lado, a Bíblia determina o sustento pastoral. “Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário.” (2 Coríntios 11.8)

“Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.”(1 Timóteo 5.18)

Agora, qual a ocupação de um ancião da CCB? Informa o escritor do livro em tela, “Vão às Igrejas em horários de cultos, que duram uma hora e meia, sempre à noite e no máximo 4 dias por semana ou l6 dias por mês, então, não corresponde a um trabalho normal. Se contarmos o mês, os serviços que prestam à igreja não somam 24 horas, ou seja, não eqüivale nem mesmo a um dia sequer de serviço por mês para a igreja. Realmente seria um pecado receber por tal atividade.” … “Nas outras igrejas, os pastores dispõem de tempo integral aos seus fiéis, na maioria das vezes trabalham até fora de hora à disposição dos compromissos do rebanho.”(página 85)

O USO IMODERADO DA BEBIDA ALCOÓLICA

“A Congregação Cristã no Brasil não tem restrição quanto ao uso do álcool. O uso de produtos é liberado aos seus fiéis, que podem até mesmo viver da venda de produtos alcoólicos.
A maioria dos anciãos não só toma bebidas alcoólicas, como também chega a ter domésticos, geladeiras e frizzers cheias de bebidas alcoólicas para si é claro, para os amigos que os visitam. Eles usam todas as espécies de bebidas, não faltando o próprio wisk. Eu sou testemunha ocular desse mau procedimento, pois estive por lá muitos anos.” (página 100)

“Nos eventos como casamentos, aniversários, festa de final de ano, o álcool é o principal produto, sendo distribuído à vontade… o que é lamentável. Muita gente si dessas festas embriagada. Será que existe vício mais maldito que o uso do álcool?(p. 100)

O escritor do livro de Provérbios declara que a bebida alcoólica é geralmente usada por pessoas que vivem com problemas emocionais que lhes parecem insolúveis. Diz ele: “Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte. Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Daí bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais. (31.4-7).

Que situação embaraçosa para um povo que diz servir a Cristo recorrer a bebida alcoólica por ter problemas emocionais tão fortes que procura esquecer deles por um meio tão inapropriado.

Jesus disse, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28)

E para a pessoa que já encontrou descanso em Jesus, tem por propósito maior encher-se do Espírito Santo para ter uma vida feliz. Paulo aconselha,

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5.18)

Duas recomendações de Paulo: uma negativa, ‘não vos embriagueis com vinho’; outra positiva, ‘enchei-vos do Espírito Santo’. Por qual das duas formas de se portar deve optar o cristão? Certamente que deve optar por ser ‘cheio do Espírito Santo’. Ao contrário disso, lemos dos efeitos do álcool na vida de uma pessoa,

“Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.” (Isaías 28.7)

CONCLUSÃO

O último livro da Bíblia, o Apocalipse, faz uma advertência muito séria contra ensinos que vão além ou aquém da própria Bíblia: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (22.18-19)

Vejamos mais alguns ensinos da CCB que estão fora da Bíblia além dos já examinados:

O PECADO IMPERDOÁVEL

Seria o adultério um pecado imperdoável? Qualquer pessoa da irmandade que venha praticar esse pecado, é automaticamente eliminado da irmandade e recusa-se qualquer prestação de ajuda espiritual a tal pessoa. É considerado o pecado imperdoável. Essa pessoa mesmo que manifeste arrependimento, está definitivamente alijado do meio da CCB. Ora, sem querer justificar a prática desse pecado indecoroso, lemos em 1 Co 5.1-2 que certo membro da Igreja de Corinto vivia num pecado desse tipo, pior ainda, porque admite-se que vivia pecaminosamente com sua madrasta. Paulo recomendou que tal pessoa fosse eliminada do rol de membros. Mas, observa-se, que a pessoa que assim agira, arrependeu-se profundamente e Paulo recomenda que o tal fosse reintegrado à comunidade dos coríntios (2 Co 2.6-7)

Quantas pessoas abandonadas porque faltou-lhe o apoio da irmandade para sua restauração, dado que ensinam, sem apoio bíblico, que o tal cometeu o pecado chamado ‘blasfêmia contra o Espírito Santo’. (Mateus 12.31-32)

Paulo ensina, “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”(Gálatas 6. 1-2).

O SONO DA ALMA

Perguntemos a um membro da CCB sobre o estado dos mortos crentes? Ele responde que os crentes estão dormindo, inconscientes, na sepultura, no intervalo entre a morte e a primeira ressurreição. Têm o mesmo modo de crer dos adventistas que crêem no sono da alma. Biblicamente o que dorme é o corpo (Mateus 27.52) e não a alma (Mateus 10.28). O cristão, no intervalo entre a morte e a chamada primeira ressurreição, vai estar com Cristo (2 Coríntios 5.6-8; Filipenses 1.21-23; Apocalipse 6.9-11). Tudo isso é ignorado pela irmandade porque ensinam fora da Bíblia.(1 Coríntios 4.6)

Logo, sendo os ensinos da CCB – além e aquém dos ensinos bíblicos – devem ser rejeitados. É o que pretendeu certamente o escritor do livro A Igreja do Véu, ao apontar que seus ensinos, na sua maioria, constituem heresias (1 Coríntios 11.19).

Veja o vídeo


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

118 Comentários

Comentários 1 - 50 de 118Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Do fundo de meu coração,me deculpem ,mas tenho que falar a verdade
    Frequentei essa igreja durante muitos anos. Tenho certeza que não é um caminho de DEUS.
    QUASE TODAS AS PESSOAS QUE ENTRAM PARA ESSA IGREJA,PIORAM
    Porque será??? por que acreditam estar no melhor caminho dos mundos . Puro engano
    Essa sim posso dizer com conhecimentos de causa que é uma seita satânica. Fiz parte
    durante mais de 30 anos e não vi nada de DEUS nessa igreja. Não é DEUS que fala é o homem e eles tem a arrogancia de falar que são os unicos que pregam pelo espirito santo. Como pode uma pessoa pregar pelo Espírito Santo esquecer o que esta pregando ou usar termos do tipo:
    quem sabe???, Talvez??? etc… é contraditório, pois o espirito santo é sim ou não, não tem dividas. mas na falta de conhecimento impera a ignorancia e até a blasfemia
    Abraços,mbzinani

    1. .. vai me perdoar dizer mais pelo q eu li voce nunca foi pra la… nao tem cabimento de voce fikar 30 anos se vc acredita q é tudo errado assim… acredito q o erro esta em vc q deve ter perdido sua liberdade e com magua saiu defamando a doutrina de Deus…

    2. Demorou 30 anos para perceber q estava tudo errado…ainda bem q conseguiu perceber rapido hem!!

  2. Infelizmente a congregação cristã no brasil, principalmente depois de 1965, ensinou muitos conselhos anti-bíblicos, tornando-se uma seita. Se é uma seita, quem entra lá não melhora mas piora!!!!!!!! Graças a Deus que, mesmo com tantas heresias, Deus salva as pessoas lá também pela fé em Cristo e, importa que tenha heresias para que os que são sinceros se manifestem.

    A paz.

    1. Quais são estes conselhos anti-blblicos?

  3. Fico na duvida, alguem por 60 anos permanecer no erro; e agora escreve livro para obter lucros financeiros(suponho) eu nao escreveria de graça relatando erros de uma entidade que foi catalogada como seita, ora Deus nos deu livre arbitrio, agora escrever, falar que esta tudo errado viva o seu momento e que DEUS te abençoe. DIGA QUE DIA VC OUVIU NA CCB, FALAR CONTRA QUALQUER OUTRA IGREJA. eu frequento e a conheço dentro do Brasil e fora e nunca ouvi. e quando falo do Evangelho para alguem nao falo que frequento a CCB, e este entendimento adquiri, com pessoas que vc chama de incautos.VC PRECISA CONHECER A CARIDADE.

    1. Me perdoe mas eu conheço a CCB sim e acredite, eu tenho ABSOLUTA CERTEZA, tem muita coisaque devem ser revistas, sabe eu penso que voces PRIVILEGIAM A SANTIDADE NO MOSTRAR (VESTES) SEM ATITUDES ALGUMA, CONHEÇO OS JOVENS DA CCB, COMO EXEMPLO SÃO PESSIMOS ENTAO MEU AMIGO, ANTES DDE DEFENDER ALGO, PROCURE SABER MAIS SOBRE ELA, EU CREIO QUE VOCE NEM SABE QUEM FUNDOU A CCB NO BRASIL, ENTAO UMA É UMA DICA, NÃO PEGUE UM VERSÍCULO E USE-O DE FORMA ISOLADA MAS ANALISE O CONTEXTO INTEIRO (BIBLIA) ANTES. OK.

    2. eu assino embaixo tudo que pr falou,voces falam que todas outras denominaçáos sáo primos. náo faz o ide de Jesus. sáo bebedores de bebidas  alcolicas, vai ler mais a biblia.

  4. Porque ao invés de criticar as outras igrejas, vcs não estão trabalhando na obra de sua igreja…
    Faça um livro sobre os ensinamentos deixados por Jesus Cristo,sobre como ser feliz com Deus… etc..
    Igreja não levará ninguém para o céu,religião não c discute…cada um vai onde c sente bem sendo certo ou errado,o importante é tentar servir a Deus…afinal que Deus é este que precisa humilhar uma igreja ou pessoa para exaltar outra …o Senhor não habita em confusão… independente da igreja A salvação é individual …cada um que vá trabalhar para receber a sua do Senhor!!!!

    1. também acho esses pessoal só podem ta de mal com a vida

  5. nunca li tanta babozera na minha vida pensei q fosse algo interesante … a paz de deus

    1. amém irmão DEUS te abençoe

    2. Amem meu irmao.. Deus te abençoe

    3. AMEM IRMÃ SANTO DEUS ESSE É UM ATRIBULADO SÓ PODE 

  6. È, ahahahh o tal de Zé Marque do Amaral é polemico é pensar bem a realidade esta acontecendo é biblico muitos se desvim do caminho, mas porque sera, sabe o cara é polemico, politico, arrogante, é um Hamã da vida ahahah, estes não não é o ex que Cristo deixou querendo ser alguen puxando o tapete, quem tem inteligencia percebe que o livro este camarada escreveu não é da parte de Deus, porque o verdadeiro homen de Deus se cala e espera em Deus a uma frase” Sede meus imitadores como eu fui de Cristo” o ex ta ai imagine se Apts Paulo fosse um tal de Amaral e outros que tem por ai ahahah

  7. pensei que o correto e seguir a cristo e nao nomes ou dilemas de igrejas pois no findar dos tempos havera muitas doutrinas humanas e satanicas …….livro de revelaçao………e este livro esta cheio dessas duas doutrinas, quanta aresia  afffffffsss..

  8. As pessoas não aceitam ser confrontadas! Vocês esquecem o que Paulo escreveu a Timóteo em 2 Timóteo 3:16-17? A Escritura é a autoridade sobre nós, não uma doutrina congregacional! Precisamos é que a Bíblia clareie nosso entendimento. Muita doutrina da CCB não é bíblica!!!

  9. Sou novo concertido na fé,ja frequentei varias denominaçoes e em alguma vi mas varias coisas erradas mas essa CCB ta tudo errado  eles sao anti- biblico eles destorce a palavra de Deus eu fui la dvisita  emplena santa ceia eles dissem que eu nao podia participa da.santa ceia deles.

    1. e por acaso tu é batizadao na congregação cristão no Brasil ?

    2. Marcos, eu vim para a CCB e fiquei melhor, pois quando eu entrava em dificuldades financeiras e não podia pagar o vergonhoso dízimo, para sustentar uma cambada de pastores vagabundos, que não gostam de trabalhar; me chamavam de ladrão e diziam que todo tipo de maldição iria me acompanhar. 

    3. logico seu animal ta achando que vai chegar e ja vai tomando santa ceia,vai ler a biblia e aprender os ensinamentos

  10. eu deveria processar essa tal de josé amaral por direitos autorais pelo amor de DEUS que que esse infeliz tem?   acha que sabe tudo da ccb acha que ele é quem pra falar da ccb olhai e vigiai  preucura um ansião da ccb e pergunta tudo pra ele do vel e etc

      

    1.  “preucura um ansião da ccb” – não sabe nem escrever ! eles são contra estudar, pesquisar, comparar textos bíblicos, vivem e dependente de “revelações” ou “sentimentos” que surgem ou quanto “um irmão se levanta”, são ignorantes e orgulhosos. chamar crentes de “primos”

  11. por que vcs não vão questionar sobre a igreja de vcs me desculpem mais parece que vcs tem inveja da ccb quem feiz o video ou escreveu o livro e o texto só pode tar com poblema de cabeça falando mal da ccb vcs achã que DEUS vai gostar do que vcs estão fazendo?????????????????

  12. que DEUS perdoe vcs que falam da ccb senhor perdoe eles eles não sabem o que dizem 

    1. a ccb diz que pastor rouba a gloria do senhor jesus sendo que eles e quem roubam dizendo a ccb e o único caminho sendo que ele mesmo diz eu sou o caminho a verdade e a vida

  13. Senhor perdoa. ele não sabe o que fala. Pr. Natanael Rinaldi vou estar orando pelo irmão.

  14. Desculpem, mais parece que vocês não estão falando da mesma CCB que conheço.
    Eu já frequentei várias igrejas buscando um lugar onde realmente Deus fala conosco, e lá foi o único lugar onde realmente se sente a presença de Deus.

  15. Esse negocio ccb nao e pra crente. Esse negocio de veu eu vir na biblia que colocarao o veu sobre uma prostitutas ai es a questao. O proprio fundador da igreja do veu rio pq estava chamando todas as irma q usa de prostitutas. Deus veio pra nos salvar. vai ser salvo sao os q nao usa veu. Jesus rasgo.

    1. Olha lá no livro de corintios 1 cap 11 pra vc ver 

  16. Eu quero intender o pq q vc jama os seus pastores de colaborado. Ele colabora com vcs e. Pastor e pra cuida das ovelhas. Se algum nao faz isso ele vai resouver com Deus. Nao e pecado ser pasto pq esta na biblia q existio pastor  agora colaborador nunca existiu na biblia pelo q eu saiba nao !

  17. Li com muita prudência e vou procurar examinar a Bíblia pois placa denominação não traz salvação, gostei das interrogações devemos ficar alerta temos que vigia voltarei a procurar conhecimento e sabedoria no senhor,fiquem todos na paz do Senhor !

  18. Eu sou membro da “igreja do véu” e fico contente por pessoas achar tantos erros na igreja, agora posso orar mais e procurar melhorar minhas atitudes na luz da palavra de Deus. Deve partir de nós em particular manifestar a Luz de Deus a este mundo de trevas.

  19. A paz de Deus para todos! Sou membro da Congregação Cristã no Brasil a um ano e já fui membro de outras igrejas. De tudo o que foi falado no vídeo 99,99% não é verdade.
    Quem quiser tirar suas duvidas podem fazer uma visita a igreja e verão a VERDADE!

  20. SIRVO A DEUS NA CCB E SOU MUITO FELIZ 
    TEM DIAS QUE TO MORTA ESPIRITUAL NINGUÉM SABE DA MINHA VIDA 
    NEM PEDIDO DE ORAÇÃO EU PEÇO E A PALAVRA VEM 
    DEUS ME RENOVANDO FALANDO COM MINHA ALMA 
     TENHO AMOR EM SERVI DEUS EM ESPIRITO E EM VERDADE 

    1. Taina,
      Você pede uma palavra ? logicamente “essa palavra” é liberada pelo ancião ou por outro irmão “que se levanta” ? e se eles todos forem viajar por dias, você faz o que ? nada ? Você não sabe folhear a Biblia e deixar a mesma falar com você? tem que ser o ancião? 

  21. Tania, o artigo não analisa se sente-se bem na CCB ou não, e sim o corpo doutrinário. só ter um pouco de criterio. 

    1. filha não vou te falar nada tá? Vai pra igreja pra você ver como que é e se já foi volta… por que a CCB é a melhor religião de todas!!!

  22. quem escreveu tudo isso , quero eu acreditar , que deva estar com sua conciencia totalmente limpa diante de Deus, pois caso contrario, ja sabe qual vai ser o seu galardao…e quanto a manguassa que foi citada entre o povo da ccb, sem comentarios.mentiroso nao tem parte com DEUS.Ate o dia do juizo!!!

    1. Reparem todos internautas : só reclamam mas não tem argumento bíblico : não sabem nem folhear a Bíblia com precisão e ficam aí com bravatas nervosas.

  23. SANTO DEUS, QUANTA MENTIRA! ESTE SER HUMANO DESPREZÍVEL QUE ESCREVEU TODA ESSA COISA MENTIROSA SOBRE A CCB NÃO APRENDEU NADA NOS ANO QUE VIVEU NA CCB. POR ISSO SAIU O PROBLEMA NÃO É DENOMINAÇÃO E SIM ELE. PORQUE NÃO PROCURA FAZER ALGO QUE AJUDE AS PESSOAS, OU TRABALHAR NA OBRA.

    1. Janay, qual seu argumento bíblico ? reclamar, ou falar uma máxima heroica de desafio isso não cola mais ! 

  24. a CCB é a melhor igreja que existe na face da terra ela ensina o verdadeiro caminho, e também ensina a doutrina e tudo o que esta na bíblia… eu me orgulho em disse que faço parte dessa igreja ou religião entendam como quiserem… CCB melhor religião de todos os tempos

  25. Wesley,
    você é o tipico CCB’ista : orgulhoso e ignorante ! só sabe falar máximas jactantes : AH NÓS SOMOS OS MELHORES … AH NÓS SOMOS OS BONS ! 
    DÁ NOJO !

  26. Para quem não sabe :
    “máximas” significa conforme dicionário da web : “brado de sentenças morais”;
    “jactante” significa conforme dicionário da web : “quem faz alarde de suas qualidades ou proezas”

  27. Este fala esta coisa pois nao permanece feio a san doutrina caindo em pecado e se revoltaram contra a congregacao olha o que a palavra de Deus fala; Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.

  28. Olha nada do que vc disse da ccb é verdade eu sou crente da ccb 16 e sempre gostei de lá e eu não ando falando das igrejas de ninguem não cada quem tem sua doutrina e eu tenho a minha essas pessoas que falam das igrejas dos outros vão é para os infernos não tem nem o que fazer 

  29. O dono site é tão covarde q exclui comentários que desvendam sua mentira, só fica os coment q ñ lhe apresenta perigo, mais é tolo, acorda! O mundo esta se enchendo de conhecimento, vc ñ vai esconder a verdade.

  30. O resp p site é tão covarde q exclui comentários que desvendam sua mentira, só fica os coment q ñ lhe apresenta perigo, mais é tolo, acorda! O mundo esta se enchendo de conhecimento, vc ñ vai esconder a verdade.

  31. nao pode cortar o cabelo mas tomar um trago nao tem problema?que santidade e essa?

  32. No seu site vc manda ne? Exclui os comentários e controla, tem muita gente idiota q vã p mesmo lugar q vcs, q acredita ns suas lorotas, mas nos… A… Vcs é do tipo mais baixo que conheço. Deixa nos em paz, cuida da sua vida.

  33. Eu só queria minha amiga de volta, vivendo a vida dela com DEUS no coração! Qdo ela procurou esse lugar, eu não sabia que o fim seria trágico. IRRESPONSÁVEIS, MANIPULADORES, que se aproveitam da falta de conhecimento e ingenuidade de algumas pessoas, é essa a “igreja do véu”.

  34. Se são ingênuos é prq vcs prende-os em suas mentiras, para manter seus salários. Ensina eles a ingenuidade. Mentirosos. Na igreja do véu todo mundo trabalha ñ é sustentado pela Igreja.

    1. mentirosa, é voce talita ! chata, e jezabel. só sabe xingar essa descabelada.

  35. Judá julgou que [tamar] era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto [com um véu]. Gn 38:15

    No N.T não fica colocando aparatos do V.T , senão fica sujeito à interpretação da epoca. o uso do véu no N.T é anti bíblico. o cabelo longo da mulher é a diferença. 

  36. Jcp, vc falou q o véu era para as prostitutas, em Corinto, pois eram carecas. Mas Paulo disse q ñ eram carecas, ele diz …é como se estivesse rapada, ñ diz q estavam rapadas:1COR 11: 5,6. …portanto se a mulher ñ se cobre c o véu, tosquie-se também. Aqui fala d véu e cabelo

  37. Seu pastor Rinaldi também falou q o sono da morte ñ existe, pois q o Cristão quando morre já vai com Deus. Mas Paulo explicou totalmente o contrário 1TESS 4: 13 a 18. …e os q morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nos os que ficarmos… E ai jcp?

  38. Agora chamar de mentiroso o mentiroso, ñ é xingar, e sim dizer a verdade. Jesus também chamou de hipócritas e mentiroso aqueles q procuravam brechas n lei p estabelecer sua própria justiça! Vc é mesmo mentiroso e hipócrita, que manipula a Bíblia p estabelecer sua heresia!

  39. Alex Gui, vai dormir guri … voce fica com blá-blá depois a gente responde forte com voce, aí seu papai fica reclamando aqui. vai dormir moleque traquina.

  40. O q é responder forte jcp? Não precisa responder forte, responda como uma pessoa honesta, vc ñ é cristão? Respostas fortes são respostas verdadeiras. Ou vc irá mentir novamente! Ñ adianta vim c este assunto a… As respostas são as dezenas de artigos tatata… Isso ñ cola mais!

  41. Vcs escrevem mentiras contra nos, manipula a Bíblia, depois fica desviando o assunto! E ainda diz q nós q ñ estuda s Bíblia? Vamos lá RAPAZ, vc ñ consegue responde a pergunta de um moleque? Cade seu estudo sistemático? Vc usa p manipular a verdade?

  42. O cabelo foi dado em lugar de véu?: …ou ñ vos ensina a própria natureza: 1COR 11: 14, esta natureza é a nossa natureza humana, a qual a mulher de ter os cabelos carecidos sendo em lugar d véu. Mas ele faz esta comparação p explicar a espiritual exercida n Igreja: 1COR 11: 13 a 15.

  43. É fácil enganar aqueles q tem falta conhecimento e são ingênuos como disse a Clarice ai acima. Vamos lá jcp responda o q Rinaldi falou sobre os mortos, e também o q vc falou pra mim a respeito do véu?

  44. Ergam o som do video acima ! pois ouço um balbuciado de palavras sem nexo, um bú bú de quem baba feito um doido. se estás com raiva tire as calças e pise em cima. ou vá se tratar !!!

  45. interessante nao cabe eu julgar ninguem …mais 60 anos numa denominaçao e depois sair! estranho neah? …e ainda falar mal …geralmente quem deixa a graça depois de 60 anos alguma coisa feiz de errado e ainda por cima falar mal  ,,, hum bem estranho ,que Deus li perdoe..

  46. José, 

    antes tarde do que nunca, esse homem, o Amaral teve muita hombridade e clareza em expor sua amarga experiencia na CCB que é muito bem catalogada como seita. 
    S.Paulo foi durante muito tempo Saulo, o fariseu, ele tomou uma decisão e deixou a seita do judaismo. faça o mesmo!

    1. Foi Paulo q tomou decisão, ou foi Cristo q decidiu Pará-lo, e usa-lo para usar no ministério? Vcs estuda a Bíblia para torcer seus escritos p vossos benefícios! O vosso porte, vossos frutos, e vossas obras declaram quem vcs são: ñ parecem nada c Cristo.

  47. Não sei como alguém com tais atitudes pode se comparar com Paulo. Acho que estão loucos ou não conhece as obras de Paulo, e muito menos sua história. Ou como disseram: Manipulam a história

    1. os ensinos da CCB – além e aquém dos ensinos bíblicos – devem ser rejeitados. É o que pretendeu certamente o escritor do livro A Igreja do Véu, ao apontar que seus ensinos, na sua maioria, constituem heresias (1 Coríntios 11.19).
      ASSISTA AO VIDEO ACIMA E TOME UMA DECISÃO.

  48. ô coiso !

    se você quer expressar seu pensamento, mas não dirija-se a mim a palavra, pois o que voce fala não me interessa. rapaiz manipulador. depois de tantos artigos que depõem sobre a CCB fica aí tu cacarejando como uma galinha que botou um ovo choco.

  49. Pensando bem, embora esse é um assunto sério, mas examinando é até engraçado, quem nos catalogou como seita, vcs? Vossos sites enferrujados, cheios d mentira e calunias? O livro do véu? A… Vcs tão brincando ne? Ou vcs estão sonhando, acordam! Segue-

  50. Os ensinos d ccb devem ser rejeitados. Bela ordem, veja como eles vos obedecem, são quase 20.000 Igrejas só n País, vc acha q eles vão p ai pagar dízimo para sustentar marmanjo folgado? Vejam como eles se importam com vossos ensinos, veja como eles visitam vossos sites. Segue-

  51. “Não se dirige a mim a palavra” falo… Grandão, mestre, divino! Eu ñ m dirigi a vc, mas defendo a verdade bíblica. Paulo tomou decisão? Segundo ele mesmo foi Jesus q lhe abordou? Mas vcs força a Bíblia a dizer o q vcs querem executar, e ñ a verdade, e se corrigir fica bravo. Segue-

  52. Acho q é vc q deve tirar as calças e pisar em cima p ver se chama a atenção do povo, prq parece q eles ñ tão nem aí p vcs, ñ percebeu? Mentira, calunias, falso testemunho ñ prospera, aqueles q realmente nos conhecem, vcs já mais ebganarão. Para d torcer a Bíblia!!! Segue-

  53. NÃO SE DIRIJE A PALAVRA A MIM? Vcs Pediram autorização para se dirigirem a nós?
    Deveriam apreender conosco, ao contrário do q vcs falam ñ criticamos e nem julgamos ninguém, já viu site nosso por ai falando dos outros? Isto ñ foi o q Cristo ensinou. Pare de torcer a Bíblia!!!!!!

  54. Ô COISO,  
    Seja servido de um Paff !!! e que isto lhe sirva de lição ! e não me dirija a palavra novamente ! 
    A HERESIA CCB’ista ESTÁ DEVIDAMENTE CATALOGADA COMO “COISA RUIM”. E NÃO ADIANTA VOSMECÊS ESPERNEAR e DIZER “SEGUE” – “SEGUE”. 

  55. Falô coiso mentiroso. Mas lembre-se bem, é vc q tem q espernear para manipular os ensino da CCB. Vou t dar uma opinião: Faça uma Bíblia de pano, fica melhor p cc torcer, rsrs, Falo torcedor, devia tar assistindo o jogo!!!

  56. além do véu de pano, agora ele sugere biblia de pano … mas é mesmo um sem-vergonha esse coiso preguiçoso que não quer estudar, não quer trabalhar, mas somente viver as custas dos outros.
    ah chega rapaz!

  57. o coiso já está melhorando, já está rindo e até disse “rsrs”, assistindo o jogo deve ter bebido cerveja né?! indo contra a CCB pois proibi ter televisão na casa. Com muito estudo, trabalho duro, e perseverança vc chega lá. 

  58. Ué… Ñ é vcs q é sustentado pela igreja? E eu q ñ trabalho e sou sem vergonha? Sem vergonha é quem faz do serviço espiritual vossas profissões materiais, abusando dos simples! E quer forçar a Bíblia aprovar tal vergonha! Ficou bravo? Viu como é gostoso ser zombado? Ñ é isso q vc faz?

  59. Basta apertar um pouquinho para espirrar fora o q esta dentro. O coisão civilizado soltou a língua. O cousão, ñ é o aparelho q é proibido, e sim vossas pouca vergonha ensinada por uma sociedade q vive fora dos princípios, vivendo segundo seus corações: ROM 1: 24:28.

  60. Reflita em toda esta história meu caro, e se porta como irmão d Jesus Cristo. Ñ zombando, abusando, e se engrandecendo a si mesmo! Em todo seus comentários esta revelado sua postura. Isto t salvará? É isto o caminho? Estes diálogos providos de contendas nos levará a onde?

  61. Muito bem, acho q vc entendeu ñ é? Estas são naturezas q devemos despir d nos. As vezes precisamos apertar um pouco, isto ruim ne? Não tenha raiva d mim, Deus ñ q isso, ñ sou eu nem vc que é meu inimigo. No fundo vc também sabe q Cristianismo ñ tem nada ver com isso. Até mais.

  62. Já vai tarde ! vê se estuda, se aprimora, trabalhe duro. não esqueça dos bons conselhos, tome uma decisão reflita sobre os artigos do site, é importante compreender o erro existente na doutrina ccbista como foi catalogado em dezenas de artigos.

  63. jcp 

    2 timoteo capit.2 vers. 24..e ao servo do senhor nao convem contender ,mas sim ser manso para com todos apto para ensinar, sofredor,instruindo com mansidao os que resistem ,a ver se porventura Deus lhes dara arrependimento para conhecerem a verdade..

  64. jao, faça o mesmo, trabalhe duro, estude, não seja preguiçoso, não se nervoso e briguento.

  65. Como as serpentes q os bruxos d faraó fizeram imitando Moisés, parece q é tudo igual, as vzs chega ser até mais bonito e impressionante. sempre existiu o falso e o verdadeiro. A diferença é: o falso, posto em comparação c a verdade é desfeito pela própria verdade. Segue-

  66. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria: AT 6: 3. Deus quer é homens Santos: 1PED 1: 15-16. Assim Espírito pode os guiar: AT 8: 39. É bem diferente d q estão dizendo aí em? Que Deus nos guarde destas, coisas. Segue-

  67. Senti nojo de tal atitude: excluir comentários que a Bíblia confirma. Isto é um grande desrespeito com a Palavra de Deus. Pode ter certeza: Vc dará conta d cada ação q decidiu. Assim Seja

  68. O q é este estudar? Estudar o que? Histórias, especulações humanas, já havia isto no tempo dos Apóstolos? Bom então veremos ver o q eles, os Apóstolos ensinaram, e como ensinaram: Segue-

  69. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e d sabedoria: AT 6: 3. Deus quer é homens Santos: 1PED 1: 15-16. Para q o Espírito possa os guiar: AT 8: 39. É bem diferente do q estão dizendo aí em? Q Deus nos guarde destas coisas. Segue-

  70. As Escrituras descreve o Reino d Deus: JO 7: 15-18; AT 4: 13. 1COR 2. Nisto é indentificado q á, pessoas q pela sua arrogância, dureza, amor a gloria, ñ conseguiram se capacitar pelo Espírito tendo sua própria experiência c Deus, e partiram p as histórias ds outras. Segue-

  71. Aquele q ñ tem Deus no coração é indentificado pelo porte, ação, fala, e a intenção. E não ama, como vemos este ai, e pensa q Deus está no estudo. Meu filho: Deus é Espírito, e importa q sirvam e adoram em Espírito, e em verdade: JO 4: 22-24

  72. Na palavra ñ podemos acrescentar nem diminuir: APOC 22: 18-21. Para receber dom de Deus é só pela sua Palavra: …seja batizado em nome de Jesus Cristo…e recebereis o dom do Espírito Santo: AT 2: 38; AT 10: 48.
    Enquanto vcs continuar torcendo, ñ á dom

  73. Façam o correto. Ñ é vc q aceita Jesus, é Jesus q aceita vc se for humilde.((((( É Deus q chama))))

  74. Invés de ficarem discutindo heresia converteis e se prepareis para quando vier a Igreja Santa Una Católica dos eleitos de Cristo Jesus preparada para lutar contra o anticristo

    1. O anti-Cristo, é aquele que apresenta para o mundo, outro Cristo. 2COR 3: 2-3.

  75. Andersin, o que vc leu acima são heresias? Então explica parami como se aprepara, eu também quero ir morar com Deus?

  76. ATENÇÃO : “SERVO VERDADEIRO” – SÓ DE VOCE SE AUTONOMEAR, MOSTRA A SUA FALSA MORALIDADE. VAI ESTUDAR A BIBLIA, E TAMBÉM FAÇA UMA FACULDADE, DEIXE DE SER PREGUIÇOSO E IGNORANTE. 
    LEIA TODOS OS ARTIGOS NO SITE RELACIONADOS A CCB E TOME UMA DECISÃO.

  77. Vc é verdadeiro ou falso? Que faculdade eu preciso fazer, e para que?

  78. Presta atenção nos comentários vc! Eles te inédita? Tenho analisado seus assuntos por aí. Na minha opinião sabe o q vc é:  UM LEGALISTA DE ARAQUE!!!!! Vc tá em todas!!!

  79. ATENÇÃO SUPOSTO “SERVO VERDADEIRO” SUA IGNORÂNCIA É INÉDITA, E NÃO ADIANTA ESPERNEAR. NÃO VOU DIZER QUAL FACULDADE CURSAR ISSO É PROBLEMA SEU, SÓ NÃO FIQUE OCIOSO ENCHENDO AS PACIÊNCIAS DOS OUTROS. ALIAS VC É UM “PELEGO” DE ARAQUE. E PRECISA DE INTELIGENCIA.

  80. Vc pensou bastante p responder, é um pobre homem sem recursos interior. Se ñ vai m dizer qual fazer, prq disse p mim fazer? O problema é meu ñ? Com esta mentalidade vc m manda fazer faculdade? Esta é tua mente d Cristo? Vc me conhece? Vc é um coitado, vítima d si mesmo!

  81. UM VERDADEIRO LEGALISTA DE ARAQUE

  82. NÃO ADIANTA MUDAR O NOME “SERVO VERDADEIRO” OU “VERDAEDEIRO” MOSTRA SEU DESESPERO ! E A FALSA MORALIDADE AINDA CONTINUA. PELEGÃO DE ARAQUE. NÃO ADIANTA ESBRAVEJAR. A FACULDADE É PROBLEMA SEU SIM, VOCE QUER QUE EU DIGA QUAL CURSO CURSAR? SÓ NÃO FAÇA CORTE E COSTURA PARA NÃO FAZER VÉUS.

  83. Não se irritem, a critica é que vos vejo em vão, tentando responder ao artigo sem argumento sólido e biblico. se, contudo, todavia eu sorri foi da atitude “escrivinhatória de vós”, nada pessoal, como Elias que ZOMBOU dos profetas de baal que tinham uma seita exclusivista como vós.

  84. atenção sr. ponto de interrogação. ou igreja do absurdo exclusivista ccbista.
    eu vejo que você é um balim. por isso eu zombo de sua estupidez … 

  85. http://www.cacp.org.br/a-questao-do-cabelo-e-do-veu/

    leia os dezenas de artigos relacionados à seita do véu. 

  86. Perdão pelo erro, eu quis dizer que não t desejo o mal

    1. eu perdoo você irmão, um abraço.

  87. É a primeira vez que leio os comentário e fico surpreso com tantas pessoas criticando o artigo sem teor bíblico. É muito estranho.

  88. A paz do Senhor,

    Veja a edição de vídeos sobre os 70 pontos heréticos da CCB
    Vejam os vídeos:
    OS 70 PONTOS HERÉTICOS DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ – 1ª HERESIA OCULTISMO
    OS 70 PONTOS HERÉTICOS DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ – 2ª HERESIA A BÍBLIA “CONTÉM” A PALAVRA.
    Na paz
      

  89. Não conheço a CCB, conheço a católica e a testemunha de Jeová. O que acredito realmente é na palavra de Deus a Bíblia, só ela é verdadeira. Igrejas ou seitas são “panelinhas de homens” somos imperfeitos! Por isso acho que Devem parar de se intrometer nas escolhas das pessoas.

  90. Continuação: Deus nos deu o livre arbítrio, façam a parte de vcs, se estao na dianteira ensinem realmente a verdade, a salvação é individual, vcs da dianteira serão cobrados por Deus,não enganem seus fieis.Parem de ser como politicos,falando dos outros ao invés de    fazer sua parte.

  91. a paz de deus a todos estou feliz diante de tanta calunia sinal de que estamos no caminho certo o senhor Jesus passou por calunias sendo santo 
    estamos na graça do filho de deus e diferente onde ha obras a deus sem mim nada podeis fazer palavras do mestre sou testemunha veraz de tantos milagres

    1. É exatamente isto irmão; viu ai alguém dizendo q criticamos o arquivo sem teor bíblico? Eles ñ leram as argumentações bíblicas q reprova o arquivo deles? Sem contar os comentários q eles apagam. Quando estão em desvantagem, apagam, ou melhor esconde a verdade d seu povo.

  92. Toda vez que vejo um vídeo ou leio alguma coisa a respeito da ccb só vejo baboseiras. De tudo o que está escrito ai eu poderia responder a favor da ccb sem nenhuma dificuldade.  Se é pra falar mal da ccb façam mais esforço porque esse livro e esse artigo são péssimos. 

  93. Muitos são pecadores , que se sente envergonhado,  ai passam pra qualquer seita, que aceita tudo. Ai começa a falar mal da CCB. É q na CCB o caminho é estreito, 

Comentários 1 - 50 de 118Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement