Esqueceu a senha?

A Igreja e seus objetivos

por Pr. Natanael Rinaldi - qui jan 05, 6:00 pm

igreja-quem_somos

Pergunta: Quando apareceu a palavra “Igreja” nos Evangelhos?

Resposta: O termo “igreja” acha-se pela primeira vez nos lábios do Senhor em Mateus 16.18, e logo depois em Mateus 18.17, e são estas as únicas ocasiões em que se menciona a palavra nos Evangelhos. Isso mostra que foi intenção de Jesus fundar sua igreja.

—————

Pergunta: Como começou a Igreja?

Resposta: Querendo servir-nos do dia de Pentecoste como ilustração típica, pode-se dizer que a igreja começou pela aceitação da Palavra de Deus, pregada pelo apóstolo Pedro. Deste modo ficaram os crentes unidos a Cristo, e uns aos outros nEle. A ordem precisa dos acontecimentos deve ter sido cuidadosamente observada:

1- Cristo era pregado (Atos 2.22-24, 29-36).

2- O que acontece quando a igreja prega a Palavra (II Timóteo 4.1-4)?

3- Os pecadores clamam (aflitos): Que faremos? (verso 37);

4- Vem a resposta dada pela Igreja no verso 38: “Arrependei-vos dos pecados”. Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento.

5- Vem a seguir a Promessa (verso 39). Promessa a quem? Você já sentiu o chamado do Senhor?

6- Salvai-vos de quê? (verso 40) o apelo exortava. Como é a nossa geração.

7- Os resultados obtidos: verso 41 quase 3 mil almas (imagine hoje estar acontecendo isso?)

8- Comunhão e perseverança (verso 42). O que é comunhão? Partir o pão? Oração?

9- Sinais, por que hoje não há (verso 43)? Como está o relacionamento entre os irmãos?

10- Humildade de todos (verso 44). O que significa isso?

11- Ajuda mútua entre os verdadeiros cristãos (verso 45).

12- Estar juntos nos cultos todos os dias – alegria (verso 46). Temos isso hoje?

13- Louvor a Deus (verso 47). Quem acrescenta membros à Igreja? (Deus)

—————

Pergunta: Por que ao aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador não vamos logo para o céu? Não ficaríamos livres da tentação e eventual apostasia da fé?

Resposta: Temos uma ordem para evangelizar.

—————

Pergunta: Quais são os outros propósitos da igreja?

Resposta: 1- A igreja deve ensinar a doutrina bíblica, para que possamos ter os alicerces de nossa fé. Efésios 4.14 nos diz: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.

2- A igreja deve ser um lugar de comunhão, onde os cristãos possam se devotar uns aos outros e honrar uns aos outros (Romanos 12.10), instruir uns aos outros (Romanos 15.14), ser benignos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4.32), encorajar uns aos outros (I Tessalonicenses 5.11) e, principalmente, amar uns aos outros (1 João 3.11).

3- A igreja deve ser um lugar onde os cristãos possam observar a Ceia do Senhor, lembrando-se da morte de Cristo e Seu sangue derramado em nosso favor (I Coríntios 11.23-26). O conceito de “partir o pão” (Atos 2.42) também carrega a ideia de refeições compartilhadas. Este é outro exemplo da igreja promovendo a comunhão.

4- O propósito final da igreja, de acordo com Atos 2.42 é a oração. A igreja também deve ser um lugar que promova a oração, ensine a oração e pratique a oração. Filipenses 4.6-7 nos encoraja: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement