Esqueceu a senha?

A imortalidade é adquirida, ou já a possuímos?

por Artigo compilado - seg jan 06, 10:35 am

sepulcro vazio

ROMANOS 2.7 – A imortalidade é adquirida, ou já a possuímos?

PROBLEMA: Paulo fala que Deus dará vida eterna aos que “buscam… imortalidade” (NVI). Ele se refere também à sua aquisição na ressurreição (1 Co 15:53). Entretanto, Jesus ensinou que a alma é imortal, isto é, que ela não pode ser destruída pela morte (Lc 12:5). Paulo insiste ainda que a alma sobrevive à morte (2 Co 5:8; Fp 1:23; cf. Ap 6:9). Como é então: já possuímos a imortalidade, ou somente vamos adquiri-la na ressurreição?

SOLUÇÃO: A Bíblia reserva o termo “imortalidade” para os seres humanos no seu estado ressurreto. É algo adquirido, e não possuído antes da ressurreição, já que Jesus, que foi o primeiro a obter um corpo imortal ressurreto (1 Co 15:20), “trouxe à luz a vida e a imortalidade” (2 Tm 1:10) para o resto da humanidade.

Não obstante, o fato da imortalidade inclui a alma humana também, pois, como disse Jesus, a alma não é destruída pela morte física (Lc 12:5). Ela sobrevive à morte e vai ou para a presença de Deus (2 Co 5:8; Fp 1:23), se estiver salva, ou para o inferno, do qual terá plena consciência (Lc 16:22-26; Ap 19:20-20:15), se estiver perdida. Devido à alma (e/ou o espírito) não ser mortal, como é o corpo, é próprio dizer que a alma é imortal. Entretanto, a pessoa completa – alma e corpo – é ressuscitada para a imortalidade. Nesse sentido, a alma ganha imortalidade na ressurreição do corpo.

Entretanto, no sentido bíblico da vida eterna com um corpo imortal, os seres humanos não possuem imortalidade antes da ressurreição. Mesmo assim, somente Deus é intrinsecamente imortal (veja os comentários de 1 Timóteo 6:16); e a imortalidade que o homem tem provém de Deus.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários fechados neste artigo.
Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. o problema é a quantidade, e não o conteúdo. leia o artigo e muitos outros e aceite, e não adianta nada voce ficar tentando o contrario, perda de tempo.

  2. EU NÃO ESTAVA FALANDO COM VOCÊ. AGORA APELA AO CACP, POR QUE NÃO ACEITA O ARTIGO NA INTEGRA?

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement