Esqueceu a senha?

A inspiração das Escrituras

por Norman Geisler - sex set 14, 11:32 am

2 TIMÓTEO 3:16 – Essa passagem prova a inspiração de toda a Escritura, ou de apenas parte dela?

PROBLEMA:
 Paulo diz nessa passagem: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. Alguns acham que “toda” deveria ser substituída por “cada”. Ainda, outros crêem que o verbo de ligação “é” deveria ser colocado depois de “inspirada por Deus”, dando margem para se poder admitir que algumas passagens não sejam inspiradas.

SOLUÇÃO:
 Primeiro, muitas versões traduzem esse versículo assim: “Toda a Escritura é divinamente inspirada” ou então como a ARA: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. Se o verbo “é” fosse colocado após a expressão “inspirada por Deus”, isso daria margem a se admitir que; alguns textos da Bíblia não são inspirados.

Segundo, algumas versões não têm o artigo “a” depois da palavra “toda”, ficando com o sentido de “cada”. Argumentam alguns que no grego não consta o artigo definido antes dessa palavra. Entretanto, toda vez que a palavra “Escritura” (graphê) é usada no NT ela se refere ao ; escritos inspirados e que têm autoridade – e nunca o oposto – seja com ou sem o artigo definido no grego. Essa palavra é usada com referência às Escrituras hebraicas (como no versículo em questão), ou com referência aos escritos do NT (2 Pe 3:16).

Terceiro, a palavra correspondente à expressão “inspirada por Deus” sugere que Deus guiou os autores do NT, de modo que eles escrevessem cada palavra como se fosse ditada por Deus. Como observamos em 2 Pedro 1:20-21, nenhuma profecia da Escritura proveio da vontade do homem, mas os escritores da Bíblia foram movidos (levados) pelo Espírito Santo a falar da parte de Deus.

A palavra correspondente a “movidos” (pherõ) em 2 Pedro é a mesma usada em Atos 27:15, que diz que o navio que levava Paulo foi tomado por uma tempestade em que eles não podiam resistir ao vento. Eles cessaram toda manobra, e deixaram-se “levar” pela tempestade. Assim também foi com relação ao Espírito inspirando os autores das Escrituras quando escreveram a Palavra de Deus. Mas se todos os autores da Escritura foram movidos por Deus, então as palavras da Bíblia foram como que ditadas por Ele, sem erros, já que Deus não pode errar (Hb 6:18; Tt 1:2; Jo 17:17).

Finalmente, mesmo que se pudesse argumentar com base no NT que nem todo emprego da expressão “Escritura” se refira a um texto inspirado, isso não invalidaria o ensino de Paulo de que todo o AT é inspirado por Deus. O contexto deixa bem claro que a “Escritura” a que ele se refere em 2 Timóteo 3:16 são “as sagradas letras” (3:15), que a mãe e a avó de Timóteo lhe tinham ensinado (cf. 2 Tm 1:5), e estas seguramente eram todo o AT dos judeus.

Fonte: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement