Esqueceu a senha?

A judaização da IURD

por Pr. Joaquim de Andrade - ter jul 22, 7:55 pm

macedão judeu

Conhecemos bem a Igreja Universal pelo seu misticismo e sincretismo religioso, agora com a construção e inauguração do Templo de Salomão passaram a adotar práticas do Judaísmo. A IURD está adotando uma espécie de judaização da igreja. Veja, neste artigo, Edir Macedo com o Tallith e o Kipá. Esta tendência iniciou-se no período da igreja primitiva, quando alguns judeus convertidos orientavam que todos os demais, inclusive os gentios convertidos, observassem parte da legislação do judaísmo, a fim de se completar neles a obra da salvação. Os judeus convertidos tinham muita dificuldade em descansar na obra vicária de Jesus a sua salvação completa.

Em Atos 15 é citada a dissensão na igreja por causa da forte pressão exercida pelo grande número de convertidos judeus sobre os novos crentes, para que estes se circuncidassem a fim de serem salvos (v. 1). Tal ensino não prosperou devido à oposição de alguns apóstolos, especialmente de Tiago (v. 13). No seu julgamento os gentios convertidos não deviam ser “perturbados” (v. 19).

Na sua Epístola aos Gálatas, Paulo nos informa que até mesmo o Apóstolo Pedro se deixou dissimular, temendo um grupo de judeus convertidos quando este comia com os gentios cristãos. Até mesmo Barnabé estava sendo influenciado. A reação de Paulo foi enérgica. O Apóstolo repreendeu a Pedro, afirmando que o homem não é justificado por obra da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus (Gl 2.11-14).

A igreja primitiva se viu livre da persuasão dos judaizantes apenas a partir do ano 70, quando o general romano Tito destruiu o templo e dispersou os judeus, inclusive os judeus cristãos. Os pais da igreja deixam de pregar nas sinagogas e o judaísmo deixa de ter influências na fé cristã. No Concílio de Nicéia, em 325 A. D, a igreja afirmou que não queria nenhum relacionamento comum com o judaísmo.

Hoje, quase 20 séculos depois do Concílio de Jerusalém (At 15), a Igreja Universal inaugura o Templo de Salomão e adota práticas e costumes judaicos, (veja a foto). A diferença hoje é que a pressão não é de fora para dentro, isto é, não vem dos judeus convertidos, mas é de dentro para fora. Judaizar a Igreja é negar a obra de Cristo.

Para estarmos perto de Deus não necessitamos de um Templo feito por mãos de homens, muito menos rituais religiosos e indumentários judaicos. Adotar o judaísmo é abandonar a fé.

Como é uma realidade este texto hoje: Tito 1.9 – 11. “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.”


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

22 Comentários

Comentários 1 - 22 de 22Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. É tudo jogada de marketing, uma propaganda para arrebanhar adeptos. Aqui na minha cidade tem uma comunidade evangélica neo pentecostal com cerca de 2.500 membros, fizeram o aniversário de treze anos da igreja uma festa judaica chamada “bar mitzvá”. 

  2. Só falta didi mais cedo se circuncidar e guardar o sábado é pura heresia. 

  3. Só falta didi mais cedo se circuncidar e guarda o sábado.

  4. Boa tarde a todos na Paz do SENHOR JESUS!
    Alguém poderia relacionar quais as práticas judaizantes que a Igreja Universal está realizando em seus Cultos no novo templo?
    Desde já, obrigado pela atenção de todos.
    EM CRISTO JESUS,
    Ricardo.
    Russas / Ceará.

    1. Ricardo, vejamos: O Edifício é a réplica do Templo de Salomão em todas as referências e utensílios, inclusive com a Arca (comum em várias igrejas), vestimenta de Tallith e o Kipá! Ressussitar isso tudo não é mesmo que voltar à LEI?? Voltar à lei é sepultar o Evangelho!!!

    2. Perdoe-me, onde se lê ressussitar, leia-se RESSUSCITAR!!!Glória Jesus!!!

    3. o bispo macedo usa kipá e uma capa israelita (essa capa religiosa na cultura judaica – quer dizer que a pessoa guarda todos 613 mandamentos do A.T.) isso seria possivel no N.T ??

  5. eu e meu esposo ficamos 10 anos na universal,saimos de la por 2 motivos,pouco se lia a biblia e eles dissiam q nao eram pecado tomar santa ceia,sendo amigado,eles pouco importa com a situaçao do povo ,o negocio deles é dinheiro.

    1. Só gostaria de dizer a senhora que não existe esse negocio de amigado,vou citar a bíblia pra senhora:Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.Gênesis 2:24,isso é o casamento,não a invenção religiosa que pregam por aí.

    2. A paz do Senhor!
      Quem não está casado, infelizmente está amigado e consequentemente cometendo fornicação! A bíblia é clara no que diz respeito ao casamento, dê uma olhada na situação de Maria e José, o despojamento era um tipo de noivado no passado.

  6. Olha, eu posso até entender as motivações dos líderes, mas, Como é que um cristão verdadeiro, temente a Deus, Salvo em Cristo, pode ser discípulo de uma Institução que ignora totalmente o Evangelho???

  7. Caro JCP, tanto não é possível guardar não apenas os 613, como se alguém tropeçar em 1 sequer, é o mesmo que tropeçar em todos, para isso temos no Senhor “JESUS” a Nova Aliança, no seu sangue! Adentremos então pelo novo e vivo Caminho Hb 10:20. Glória Jesus!!

    1. respondeste bem, verdade ! mas então por que ele contruiu um templo salomão e usa kipá e capa religiosa judaica ? não estamos na nova aliança como vc comentou? 
      coais um mosquito e engolis um camelo. falam uma coisa e fazem outra.

    2. JCP, vide resposta dia 23 2:37 acima!

  8. Pura inveja,estou desde 1983 e sempre se ler a biblia na IURD.

    1. Olá Irene,

      Você diz que se “lê a Bíblia”; é claro que lê. De onde é que eles tiraram todos os argumentos para reinventar o judaísmo. A questão é usar o ensino da bíblia (de toda a bíblia, em seu texto e contexto) e não apenas em versículos isolados.

    2. A IURD é a igreja que mais sofre (e perde) ações judiciais (especialmente trabalhistas). Outra questão, a TV Record foi comprada com dinheiro da IURD. E hoje não perde em nada pra TV Globo. Você acha justo que uma TV adquirida com recurso da igreja seja utilizada para transmitir A FAZENDA?

    3. lambe a barba dele irene.

    4. Mentira sua… o meu esposo é da IURD e sempre vou com ele, somente pra falar com respaldo. nunca lê a Bíblia, nunca!!

  9. Engraçado que Jesus disse que veio cumprir a Lei Mosaica e não aboli-la…

  10. Irene Elias,você é uma coitada além de cega,quem tem inveja desse doente mental do Edir macedo,é mais doente que ele

  11. Irmão JCP vc é uma benção kkkkk lambe a barba dele essa foi boa kkkkrsrsrsrsr.

Comentários 1 - 22 de 22Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement