Esqueceu a senha?

A lei de Moisés foi perfeita ou imperfeita?

por Artigo compilado - sex out 25, 12:20 pm

O SALMISTA declarou que “a lei do Senhor é perfeita” (Sl 19.7). Ela revela o real caráter de Deus ( cf. Lv 11.45). Entretanto, o autor de hebreus insiste em que “a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma” (Hb 7.19), e assim Deus providenciou uma “superior aliança” (Hb 7.22). Ele argumenta que isso não teria sido necessário “se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito” (Hb 8.7). Assim, quem está com a razão? A lei é perfeita ou imperfeita?

SOLUÇÃO – A lei é perfeita em sua natureza, mas imperfeita em seus resultados. Ela é uma perfeita expressão da justiça de Deus, mas é um meio imperfeito para tornar o homem justo. Com certeza, isso não foi uma falha na lei em si, nem no propósito pelo qual ela foi dada por Deus, porque a lei nunca teve o propósito de redimir os pecadores (Tt 3.5-6; Rm 4.5), mas de revelar o pecado. Como um padrão e um meio de revelar o pecado, a lei foi uma norma e um mestre impecáveis. Mas ela foi apenas um “aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.24). Como um espelho, a lei tinha o propósito de revelar nossas imperfeições ao olharmos para ela; mas ela, tal como o espelho, não tinha propósito de corrigir as nossas imperfeições.

A lei, portanto, é perfeita em si mesma, como uma norma e como o que revela o pecado, mas é imperfeita como um meio de nos capacitar a vencer o pecado”.

Fonte: Manual Popular de Enigmas e “Contradições” da Bíblia, Norman Geisler e Thomas Howe, pg. 522-523


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Exatamente! Concordo com o texto! A fonte é boa porque é um texto do Normam (ele não é dispensacionalista) e é bem isso que o adventismo ensina! A lei revela o pecado como um espelho que mostra os erros, mas não tem poder para salvar. Por isso mesmo no relato de Ex 20 lemos logo no inicio o relato de Deus de que primeiro ele salvou Israel (da servidão) e depois ele passa a relatar os 10 mandamentos. Por isso o verdadeiro Cristão (assim como o salmista) ama a Lei de Deus, que é o caráter do seu Criador (Jesus).

    1. Mais afinal o que e a lei ?A lei são 613 mandamentos.Entao voce ama a lei de Deus?Então você guarda a Páscoa a circuncisão oferece cordeiros guarda o ano sábatico ?????

  2. O nosso advogado Jesus nos disse que a Lei nos acusa : João 5:45, embora a lei seja boa. Nas cartas de Paulo ele explana sobre a “lei do Espirito” que contra põe a lei em forma de 10 mandamentos, livro Galatas detona ! 

  3. E isso ai JCP.

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement