Esqueceu a senha?

A Lei e o Sábado, devemos ser legalistas no NT?

por Pr. Natanael Rinaldi - sex dez 11, 12:26 am

A Lei e o Sábado, devemos ser legalistas no Novo Testamento?

Mateus 5.17,18: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

 

Argumento: Afirmam os adventistas: “Enquanto durar o céu e a terra não se omitirá um jota ou til da lei. Logo, os dez mandamentos estão em vigor. Assim, o sábado deve ser observado.”

Resposta: A correta interpretação da passagem é a seguinte:

  1. a) Não há nenhuma insinuação que diz que cada jota ou til da lei vão permanecer até que o céu e a terra passem, mas que não passarão “sem que tudo seja cumprido”. É o que se lê em Lucas 16.16,17. Ora, tanto esta passagem como Mateus 5.17-19 ensinam que em algum tempo a lei passará, isto é, logo que for cumprida. E Jesus disse que veio cumpri-la e ele a cumpriu integralmente (Efésios 4.10). Se já cumpriu, a lei já passou. O que Jesus asseverou não era o tempo que a lei havia de durar, mas a certeza do seu cumprimento (Lc 24.44; At 13.39; Ef 2.14).
  2. b) A lei a que se refere Jesus não se restringe só ao decálogo, mas a toda lei, como segue:
  • – Jesus fala de três mandamentos do decálogo; do 6o no verso 21; do 7o no verso27; e do 3o no verso33.
  • – Jesus fala de mandamentos fora do decálogo: verso 38 – “Olho por olho”, que se encontra em Levítico 24.20, que por sua vez fazia parte de normas jurídicas de antigas civilizações conhecidas como “Lei de Talião” incorporada na Torá; verso43 fala do amor ao próximo, que se encontra em Levítico 19.18.
  1. c) Quando Jesus fala da lei, ele a aplica a todo Pentateuco ou a toda lei (Mt 7.12; 11.13; 22.13; 22;40; Lc 16.16,29,31).
  1. Jesus falou que veio cumprir a lei (Gl 4.4,5; Rm 10.4), inclusive o decálogo.

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

15 Comentários

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Mais uma desconexão? Não suportam interagir? O negócio é eliminar opinião contrária? Aponogética no pior grau.

  2. Definição do cacp com a sua política de desconexão: site satânico. 

  3.  O texto é bem claro: “até que o céu e a terra passem”… E pelo que sei a terra e o céu estão do mesmo jeito, ainda não passaram… ainda não aconteceu o armagedon… Logo, ainda continua valendo…

    1. o artigo não invalidada o texto do evangelho. Entenda que Jesus não menciona e nunca ensinou sobre “guardar” sabado. ensinou sobre jejum, esmola, será que ele esqueceu de falar de sabado? você acha que Paulo, Tiago e Pedro também esqueceu ? e EGW lembrou e é melhor que eles ?

  4. Onde está escrito na Bíblia “não desconectarás usuário” ? será que foi a EGW que teve alguma visão de “seres gloriosos” ou viu uma aureola em torno deste suposto versículo ? se não gostam do site por que reclamam de “desconexão” ? deixem de usar ambiguidades. pobres borboletas.

  5. Glórias a DEUS!!! Livres do pecado pela Graça, tendo que a Lei foi somente um “aio” cf.Gl 3. 23-29, servo que cuida de crianças, para o maravilhoso Mistério da Graça revelado na Cruz através da morte do SENHOR JESUS Cristo. Fomos libertos para a Liberdade cf.Gl 5.1. MARANATA!!!

  6. tiago 2:10 – e o que Cristo fez na sinagoga em Lucas 4:16? Era o seu costume ir aos sabados na sinagoga, e por que em lucas 24:20,ele se preocupa com os seus discipulos e sobre a fuga no sabado? por que esta preocupação se o cerco ocorreria por Tito no ano 70 dc?

    1. Análise de Tiago 2:10:
      http://www.cacp.org.br/a-lei-da-liberdade-e-a-lei-de-moises-uma-analise-de-tg-210/

      Como judeu em Israel, Jesus ia costumeiro  no sábado na sinagoga, estando no A.T normal. 
      mas com o surgimento da Igreja / magistério apostólico, o sabado excluido Cl 2:16-17

    2. o evento predito da fuga devido ao cerco é em mateus 24:20 ( e não Lucas). vide analise :

      no tópico : S.MATEUS 24.20

      http://www.cacp.org.br/adventistas-alteram-o-decalogo/

  7. Maravilhosos os ensinamentos do pastor Natanael Rinaldi. Vai nessa sua  força, homem de Deus!!!!!

  8. evidente que você não gosta do site, se é assim por que reclama de desconexão ? não estariam fazendo um favor para você ? se foi bloqueado seu comentário é evidente que o mesmo foi ofensivo.

  9. Infelizmente os adventistas do sétimo dia continuam pregando suas heresias, dando crédito a falsos profetas, sem perceber ou percebendo, estão trabalhando em prol do reino do diabo.

  10. A Lei mostra o Pecado Rm 7:7 e o pecado é a transgressão da lei IJo 3:4 sem lei não existe transgressão Rm 4:15 Não se enganem a lei de Deus cujo papel é apontar o pecado não foi anulada.

    1. Verdade irmão… no fim veremos quem está errado, não se preocupe não temos que provar nada a ninguém irmão é papel do Espírito Santo deixa Ele agir na vida das pobres BORBOLETAS…..  

    2. quem rouba o papel do Espirito Santo é a EG-White auto intitulo-se “espirito profecia”. 
      vc citou romanos, mas nunca leu : Porque o fim da Lei é Cristo, para justificação de todo o que crê? Rm10:4 ou nunca leu a carta inteira dos galatas? pobres borboletas sabadolatras.

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement