Esqueceu a senha?

A luta do ateu

por Enviado por email - qui jan 08, 12:05 am

ateus

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19.1)

O ateísmo é a concepção que nega a existência de Deus. O ateu afirma que não há Deus e que tudo sempre existiu ou passou a existir pelo puro acaso inexplicável. Os ateus nem sempre possuem argumentos filosóficos para fundamentar seu estilo de vida. Deve-se distinguir, portanto, dois tipos de ateísmo:

1) O ateísmo prático – Este tipo de ateu prefere, por uma questão de conveniência e satisfação pecaminosa, viver como se Deus não existisse (Sl. 14.1ss). É neste sentido que Paulo fala dos crentes como tendo sido ateus no mundo, dizendo que éramos “sem Deus no mundo”. Segundo esta concepção, “pensar que Deus existe…atrapalharia seu estilo e filosofia de vida” (AGUIAR, 1999, p. 54).

2) O ateísmo teórico – Este é mais filosófico, pois busca argumentos para fundamentar a rejeição de sua crença em Deus. Nos nossos artigos este grupo é bem mais enfocado, no sentido de que estaremos mostrando diversas provas bíblicas e filosóficas da existência de Deus.

De qualquer forma, há argumentos suficientes para crermos na existência de Deus, e o que ocorre é que o ateu está obscurecido pelo pecado. Entretanto devemos admitir que o ateu é um lutador, pois, diariamente, ele tem uma luta incansável contra um ser que ele, sinceramente, diz não acreditar que exista. O ateu se utiliza de diversas armas contra Deus: argumentos, ódio, aversão, textos, debates etc. É uma luta sem fim e o ateu sempre se perde nesta pergunta: Se Deus não existe, porque esta luta incansável para provar que ele não existe? Sinceramente, não se pode entender o que leva alguém a procurar forças onde não se tem para provar que algo que não existe “realmente não existe”. Se Deus realmente não existe, então, porque tanto esforço para provar que Ele não existe? E se é assim tão simples, porque a turma ateísta, incluindo filósofos do passado como o alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), ou o filósofo francês contemporâneo, Michel Onfray, não conseguem definitivamente provar e convencer a humanidade que Deus não existe? Certamente a Escritura tem toda razão em dizer: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus” (Sl. 14.1).

Certa vez ouvi uma ilustração (verídica ou não, ilustra sobre a realidade intuitiva de Deus) de um cientista ateu que tentou provar a não existência de Deus do modo mais prático possível. Ele dizia que a crença em Deus era aprendida na sociedade e resolveu educar uma criança recém-nascida em um ambiente totalmente livre da ideia de divindade, um lugar onde ela seria ensinada, mas nunca ouviria sequer o nome “Deus”. Será que existe este lugar? Ele resolveu então, isolá-la de ambientes onde recebesse influência de outros homens. Aquela seria a pesquisa prática de sua vida. Os anos se passaram e a criança cresceu e ainda no ápice da adolescência nunca ouviu falar de qualquer tipo de deus. Porém, em dada fase o pesquisador observou que havia um horário, no qual o jovem saía assiduamente. Resolvendo segui-lo às ocultas, o cientista o encontrou num alto monte prostrado, clamando sobre uma pedra aos céus: – “Oh Grande Criador! Tu que fizeste todas as coisas, revela-te a mim porque eu desejo te conhecer!”. Foi então que o cientista descobriu a fragilidade de seus próprios argumentos.

Pr. Weber Firmino Alves


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

25 Comentários

Comentários 1 - 25 de 25Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Em uma sociedade como a nossa por exemplo, onde 95% das pessoas creem que Deus existe, o desafio maior seria para a minoria provar q ele não exista. Mas parece q isso inverte.

    1. Espero que vc entenda que o uso de “argumentum ad populum” (95% das pessoas) nao e’ um argumento convincente para a existencia de Deus. E, sugiro que vc pesquise o bule de Russel para entender que nao faz sentido provar uma hipotese negativa.

    2. Deixa de ser louco e volta pro caminho de cristo. vc nunca foi ateu tu es um desviado volta pra cristo enquanto ha tempo.

    3. Quanto o seu argumento: ”A maior preocupacao dos ateus nao e’ provar que Deus nao existe, mas sim combater a influencia negativa da religião na sociedade”  é uma mentira esfarrapada o maior objetivo de vcs é sim negar a existência de Deus…

    4. …nunca conseguiram desmentir a santa palavra de Deus q é inerrável.

  2. A maior preocupacao dos ateus nao e’ provar que Deus nao existe, mas sim combater a influencia negativa da religiao na sociedade (progresso da ciencia, educacao, direitos humanos, reproducao humana, etc). De forma semelhante, o proprio CACP tem uma “luta incansavel” contra o islamismo …

    1. CACP NÃO TEM uma “luta incansavel” contra o islamismo, mas sim contra-argumenta bíblicamente sim sobre RELIGIÕES, SEITAS e HERESIAS, o qual esta faz parte. Está querendo jogar carne podre para os corvos sobrevoar ? sujeito obscuro,sem nexo, vazio de si, sujando-se cada vez mais.

    2. Voce tem lido os ultimos artigos publicados no CACP sobre o islamismo – em particular em decorrencia do ocorrido na revista Charlie Hedbo? Preciso colocar links para esses artigos que nao contem NENHUMA referencia a Biblia? Talvez um pouco mais de honestidade nos seus argumentos seria desejavel …

    3. Honestidade ? você diz-se “ateu” pois isso é mentira, és ex-cristão, um apostata, 
      1 João 2:22 “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.” 2 João 1:7 “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo,

    4. LACROU 😀

  3. … ao publicar tantos artigos denunciando a pratica do terror (como o recente Charlie Hebdo) e a escravizacao de mulheres.

  4. DLW,
    VOCÊ NÃO É UM ATEU (ANTES FOSSE), VOCÊ UM CRISTÃO QUE DESVIOU-SE, MELHOR FORA QUE NÃO TIVESSE CONHECIDO O CAMINHO [JESUS], O QUAL O ESPIRITO SANTO DÁ TESTEMUNHO, BEM PROVAVEL COM SUAS FALAS PODE TER PECADO CONTRA MUITAS VEZES CONTRA O CONSOLADOR.

    1. tu não sabe nem o que é consolador rapaz
      toma vergonha
      tua boca é apodercida pelo pecado
      tua santidade falsa vai legar os outros pra perdição

  5. E desde quando ateu e ex-cristao sao duas posicoes mutuamente exclusivas?

    1. a diferença que vc conheceu a Palavra, (lembra tradução Textus Receptus?!)  agora vêm aí dar uma de “ateu”. O ateu nunca teve uma experiência de “primeiro amor” a Cristo, embora vc declara-se incredulo, “como ateu” mas não é ! é apostata ! anti-cristo – porca lavada voltou a lama.

    2. E so Deus colocar um caroçinho na cabeça dele o medico disser q é câncer, talvez vc volte para Deus. 

    3. e que tipo de porco tu é que vive falando no nome de Jesus e não quer sair da lama?
      javali, porco china?
      herege 

  6. dlw, pra vc que gosta muito de ler os artigos do cacp.
    http://www.cacp.org.br/filosofo-ponde-conta-por-que-deixou-de-ser-ateu/

  7. dlw,
    a pergunta q te faço é a seguinte:
    Se Deus realmente não existe, então, porque tanto esforço para provar que Ele não existe?

  8. Que tanto esforço é esse que vc fala ? Não é o ateísmo que é missionário, mas sim o cristianismo. São vcs que se esforçam para converter os descrentes. Não foi o próprio cristo que disse para seus apóstolos para irem por todo mundo pregando o evangelho a toda criatura. 

  9. Não bastasse isso, foi sempre o cristianismo que se preocupou em provar a existência de Deus. Ou vc nunca ouviu falar das cinco vias de São Tomás de Aquino, do argumento de Santo Anselmo entre outros. Ache, ao contrário, uma indicação de que os ateus dessa época se preocupavam com Deus.  

    1. O salmo 14:1 diz ”disse o nércio no seu coração não há Deus” o ateísmo sempre teve esse pensamento de negar e querer que provemos a existência de Deus.

  10. O salmo 14:1 diz ”disse o nércio no seu coração não há Deus” o ateísmo sempre teve esse pensamento de negar e querer que provemos a existência de Deus.

  11. O ateísmo é um assunto polêmico, acaba por colocar dúvidas na fé de alguns.
    Posso não aceitar, mas respeito quem é ateu, afinal em um mundo caótico, ficamos a mercê da opiniões contrárias.
    Fica a pergunta ao ateu: Você gostaria que Deus existisse?

  12. acredito em Deus que criou os homens ,não no Deus que os homens criaram

Comentários 1 - 25 de 25Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement