Esqueceu a senha?

A Maçonaria e o Mormonismo

por Artigo compilado - qui fev 03, 10:15 am

Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.

Mateus 7.17

  1. O MORMONISMO TEM ALGO A VER COM A MAÇONARIA?

Sim. Na realidade, o mormonismo não pode ser separado da maçonaria.

  1. POR QUE VOCÊ DIZ QUE 0 MORMONISMO NÃO PODE SER SEPARADO DA

MAÇONARIA?

O mormonismo é, de muitas maneiras, um rebento doutrinário que se originou da maçonaria. Em seus rituais e terminologia, há muitas similaridades.

  1. DE QUE MANEIRA 0 MORMONISMO E A MAÇONARIA SÃO SIMILARES?

Eles são similares em termos de serem sigilosos a respeito de suas questões internas, e ambos são cúlticos de diversas maneiras.

  1. O QUE VOCÊ QUER DIZER COM “AMBOS SÃO CÚLTICOS”? VOCÊ ESTÁ DIZEN¬

DO QUE TANTO 0 MORMONISMO COMO A MAÇONARIA SÃO SEITAS?

Não foi o que eu disse, mas isso provavelmente seja verdade. Decerto, o mormonismo qualifica-se como uma seita pela definição de praticamente todos, e muitos estudantes de seitas também classificam a maçonaria como tal. Pelo menos, ambos são o que eu considero uma seita.

  1. O QUE VOCÊ QUER DIZER COM A PALAVRA “CÚLTICO”?

Com a palavra “cúltico”, quero dizer que eles têm, pelo menos, algumas características de seitas; tanto o mormonismo como a maçonaria têm, pelo menos, alguns aspectos comuns às seitas.

  1. QUAIS SÃO OS ASPECTOS CONSIDERADOS CÚLTICOS?

As características que a maioria dos observadores considera comuns às seitas incluem o sigilo, a exclusão de pessoas que não pertencem à seita; completo comprometimento com uma doutrina essencial; a posse de uma doutrina secreta, rituais e práticas secretas, dos quais o público é excluído; obediência cega a um líder (ou líderes); a crença de que somente esse grupo tem a verdade; a crença de que deixar o grupo trará algum tipo de destruição, especialmente a perdição eterna; e o abandono ou a perseguição direta, por parte do grupo, a qualquer pessoa que o deixar. Há outras características, mas essas já deixam o assunto claro.

  1. A MAÇONARIA É UMA SEITA?

Muitos estudantes de seitas classificam a maçonaria como uma seita. Na verdade, Jack Harris, um ex-maçom do Rito de York e ex-Mestre de sua Loja Azul, escreveu um livro sobre a maçonaria (um livro do ponto de vista cristão) e deu a ele o título Freemasonry: the Invisible Cult in Our Midst [Maçonaria: uma Seita Invisível em Nosso Meio].

  1. O MORMONISMO É UMA SEITA?

Parece haver um consenso de que o mormonismo é uma seita (exceto, naturalmente, entre os mórmons). Na lista de características de seitas da maioria das autoridades, o mormonismo obteria uma nota de 100%.

  1. EXCETO, PORÉM, PELO FATO DE QUE A MAÇONARIA E 0 MORMONISMO APRESENTAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE SEITAS, O QUE ELES TÊM EM COMUM?

Quando o mormonismo estava em seus primeiros anos, Joseph Smith, o fundador do mormonismo e seu primeiro “profeta”, e seu irmão Hyrum tornaram-se maçons. Parece que eles tornaram-se maçons de uma maneira pouco ortodoxa (Joseph recebeu todos os Graus da Loja Azul em um único dia!); apesar d:sso, eles fizeram isso e aprenderam os rituais da Loja Azul.230

  1. ENTÃO, JOSEPH SMITH E SEU IRMÃO HYRUM TORNARAM-SE MAÇONS; É SÓ ISSO 0 QUETORNA A MAÇONARIA E O MORMONISMO “INSEPARÁVEIS”?

Não, não. Há muito mais. Pouco depois que Joseph Smith tornou-se um Mestre Maçom, ele obteve a “revelação” para a cerimônia secreta do templo. Os rituais do Templo Mórmon são tão similares aos da maçonaria da Loja Azul que não pode haver dúvida de que Joseph extraiu-os diretamente dos rituais da Loja.

  1. O QUE HÁ DE SEMELHANTE NOS DOIS RITUAIS?

Muitas coisas são semelhantes, mas alguns poucos exemplos serão suficientes.

Entre os elementos aparentemente roubados por Joseph Smith incluem-se os preparativos e o uso de um avental; o sussurro de informação “secreta” sobre os “cinco pontos da comunhão” (isto é, “pé com pé, joelho com joelho, peito com peito, mão com costas e boca com orelha”); similaridades nos juramentos de obrigação, nas punições e nos sinais de punição para cada um deles e, também, o simbolismo do esquadro e do compasso, que devem estar bordados em lugares significativos de sua roupa de baixo “mágica”.231

  1. ESSAS SIMILARIDADES NO RITUAL E NOS SÍMBOLOS SÃO TUDO 0 QUE

VINCULA 0 MORMONISMO À MAÇONARIA?

Não. Não apenas Joseph e Hyrum Smith eram maçons, mas Brigham Young, o sucessor de Smith, também o era. Na realidade, os cinco primeiros presidentes da igreja mórmon (os seus primeiros “profetas vivos”) eram maçons.

  1. HOJE EM DIA, A MAÇONARIA É FORTE NO MORMONISMO?

Não; pelo menos, não à primeira vista. Na verdade, durante muito tempo, a hierarquia mórmon proibiu os mórmons de tornarem-se maçons.

  1. POR QUE OS LÍDERES MÓRMONS NÃO QUERIAM QUE SEUS HOMENS

FOSSEM PARA A MAÇONARIA?

É difícil saber devido ao sigilo que prevalece no mormonismo. Parece que eles temiam a lealdade dividida que, quase certamente, resultaria.

  1. E QUANTO AOS PRÓPRIOS LÍDERES? ALGUM DELES É MAÇOM?

Há um “boato” constante de que, embora proibindo a maçonaria para os mórmons comuns, os líderes mórmons não apenas têm permissão de participar da Loja, como isso é um requisito. O rumor persistente é que aqueles que são escolhidos para os níveis mais altos da liderança mórmon são retirados de suas áreas, aceitos secretamente em uma loja e, então, voltam para casa. Acredito nisso, mas, sem dúvida, é algo praticamente impossível de documentar.

  1. E SE UM HOMEM QUE JÁ É MAÇOM DESEJAR PARTICIPAR DA IGREJA

MÓRMON? O QUE ACONTECE?

Até recentemente, esse homem teria que renunciar à Loja Maçônica. Agora, no entanto, essa exigência não existe mais. Um maçom pode participar da igreja mórmon e continuar sendo maçom; dessa forma, parece que os mórmons poderiam, agora, unir-se à Loja Maçônica. Os vínculos entre a maçonaria e o mormonismo parecem ficar cada vez mais fortes.

  1. AGORA, VOLTANDO A JOSEPH SMITH: OS MAÇONS TIVERAM ALGO A VER

COM A SUA MORTE?

Sim, e essa é uma parte extremamente interessante da sua história. Joseph Smith e seu irmão Hyrum morreram em uma batalha de armas de fogo quando estavam sendo mantidos na prisão. De acordo com a maioria dos relatos, quando Joseph viu que não tinha chance, fez o “Grande Sinal de Aflição”, erguendo as mãos acima da cabeça e gritando: “Oh Senhor, meu Deus, não há socorro para o filho da viúva?”. Pelo visto, não havia, pois ele foi imediatamente alvejado. E também interessante que parte da multidão que disparava contra Joseph e Hyrum era composta por seus “irmãos” maçons.

  1. É ESSA, ENTÃO, A HISTÓRIA DOS VÍNCULOS ENTRE O MORMONISMO E A

MAÇONARIA?

Sim, exceto por um pensamento fascinante. Joseph Smith uniu-se à Loja Maçônica em 1842, no auge do conhecimento e percepção do público a respeito das coisas erradas na maçonaria. Quando praticamente todos sabiam a respeito da maçonaria, especialmente o que havia de errado com ela, quando o resto da nação estava deixando a Loja e insuflando-se contra ela, Joseph, nesse momento, correu com os olhos bem abertos para abraçá-la e unir-se a ela! Isso, acredito eu, diz muito a respeito do caráter de Joseph Smith, bem como de seu irmão, Hyrum.

NOTAS

230      Joseph e Hyrum não apenas se tornaram maçons, mas, quase imediatamente, houve problemas. Devido ao costume mórmon da poligamia, muitas Grandes Lojas posicionaram-se contra a admissão de mórmons; e assim, a constituição da loja de Joseph foi revogada. Isso, porém, não o deteve; ele organizou a sua própria loja, constituindo-a ele mesmo. Os conflitos resultantes a respeito dos mórmons na maçonaria duraram muitos anos e, de certa forma, continuam até hoje.

231      Nem todos os mórmons são iniciados nos ritos do Templo. Os que são iniciados recebem a roupa de baixo “mágica”, que deve ser usada próxima ao corpo, noite e dia, de modo a proteger o usuário do mal. Pelo visto, parece que, no caso de Joseph e Hyrum Smith, isso não funcionou.

FONTE: 33 Graus de Decepção – A Maçonaria exposta em sua essência, Tom C. McKenney, CPAD, 2018.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement