Esqueceu a senha?

A mentira é um instrumento da inteligência?

por Pr. Natanael Rinaldi - qua set 12, 7:01 pm

1. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO* traz uma entrevista com o psiquiatra Flávio Gikovate em que ele se pronuncia de início que“A MENTIRA É UM INSTRUMENTO DA INTELIGÊNCIA”. Na entrevista concedida ao ESTADO ele declara, “Se a mentira fosse filha do diabo, como diz o ditado, não teria um dia só para ela no calendário – como acontece de novo, amanhã (hoje) 1 de abril. Ela também é filha, muitas vezes, da generosidade, da prudência. Mentir pode ser uma questão de polidez, diplomacia ou até sobrevivência. Se alguém discordar, que tente passar um dia inteiro dedicado a dizer apenas a verdade.”

Logo em seguida começa a entrevista com a pergunta: “O DIABO É O PAI DA MENTIRA? O Dr. Flávio Gikovate responde: “Não. A mentira é um instrumento da inteligêcia humana.

PR. NATANAEL: Quem é o pai da mentira segundo a Bíblia? Como o irmão vê esse elogio tributado à prática da mentira?

Antes de responder sua pergunta, aponto que o que me decepciona é que esse médico tem muito pouco conhecimento da Bíblia. Imagine uma pessoa culta afirmar que “Se a mentira fosse filha do diabo, como diz o ditado…”

Ora, um crente em Cristo, que não tenha a cultura de um médico, saberia responder que a expressão por ele citada não é um ditado popular, é uma declaração de Jesus em João 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

2. E sobre o que ele afirma que se a mentira fosse filha do diabo não teria um só dia no calendário, teria mais?

Na verdade, a resposta de um cristão a quem se perguntasse qual o dia da mentira? Seria nenhum. E por que nenhum? Como Deus é o nosso Criador “Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil;” (Jr 32.17), e sendo ele o Deus da verdade, ” Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.” (Sl 31.5) não poderia ser instituído um dia da mentira, considerando que o pai da mentira é o diabo. Seria correto ele responder que se foi Deus criou todos os dias da semana não poderia esse dia ser chamado o dia da mentira.

3. A partir de que idade a criança começa ter consciência de que está mentindo? 

As crianças só compreendem a necessidade de mentir entre o segundo e quarto ano de vida, e isso ocorre tanto mais cedo quanto mais inteligentes elas forem. Até então elas não sabem distinguir entre fantasia e realidade. Quando descobrem, então, quão refinadamente é possível lograr os outros, elas o fazem primeiramente em proveito próprio – a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa.

4. Qual o castigo que a Bíblia indica para os que amam a mentira? 

A Bíblia ensina que “… aos mentirosos, a parte que lhes cabe é no lago de fogo e enxofre”. Apocalipse 21:8. Aquele que é a Verdade por excelência, ressuscitou ao terceiro dia e nos convida a falar somente a verdade.Falando dele próprio, Jesus afirmou, “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14.6) O apóstolo Paulo também ensinou o mesmo: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Ef 4:25). A tática do diabo empregada é fazer como se a coisa pareça ser apenas uma simplória e inocente brincadeira. É assim que os incautos negam ao Senhor que os criou segundo a Sua imagem e semelhança. (Gn 1.26) É assim que muitos perdem a força e nem se dão conta de como o perderam, mergulhando num marasmo espiritual terrível. Deus, no seu devido tempo, fez tudo formoso – (Ec 3.11).

Portanto se o dia 1o. de abril é um dia que Deus fez como os demais dias do ano, não devemos dar uma nota de louvor ao pai da mentira. Hoje é o dia da verdade, assim como ontem o foi e o amanhã será, pois o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

5. De todas as mentiras qual é a maior delas?

A mentira religiosa. Vivemos num mundo de falsificações. Existem falsos Cristos “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. (Mt 24:5), falsos profetas e falsos apóstolos: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. [Mt 24:11) falsos milagres: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. [Mt 24:24] e até um falso evangelho: “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.”(2 Co 11:4).

E, demasiado tarde, muitos religiosos descobrirão que estiveram tomando o veneno da mentira. Sua fé os enganará e os deixará fora do céu. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7:21-23)

6. Deus envia a mentira para quem despreza a verdade de Deus?

Sim. Para o homem que não abraça a verdade, Deus envia a operação do erro e ele passa a acreditar na mentira.”E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso DEUS LHES ENVIARÁ A OPERAÇÃO DO ERRO, PARA QUE CREIAM A MENTIRA; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” (II Ts 2:8-12) “O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, PORQUE O ESPÍRITO DE LUXÚRIA OS ENGANOU, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus.” (Os 4:12).

* O ESTADO DE SÃO PAULO do dia 30 de março de 2009


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement