Esqueceu a senha?

A palavra “Sábados” de Colossenses 2.16

por Pr. Natanael Rinaldi - qua set 05, 11:24 pm

4 RAZÕES PORQUE A PALAVRA “SÁBADOS” DE COLOSSENSES 2.16 SE REFERE AO 7º. DIA DA SEMANA E NÃO AOS “DIAS DE FESTA” DE LEVITÍCO 23

Em polêmicas mantidas com os supostos guardadores do sábado (SGS) e citamos o texto de Colossenses 2.14-17 como prova bíblica da abolição do sábado semanal, somos contestados sob a alegação de que a palavra ‘sábados de versículo 16 se refere aos por eles chamados “dias de festa” ou “sábados cerimoniais ou anuais”. Entretanto, se eles aceitassem que a palavra sábados do texto em tela se aplica corretamente ao sábado semanal, não haveria prova bíblica de sustentar a guarda do sábado no Novo Testamento.

Teriam de concordar conosco que o sábado semanal foI abolido na cruz (Jo 19.30). E eles sabem disso. Então, quando em polêmicas levantadas por eles querendo sustentar a obrigatoriedade da guarda do sábado, explicam que a palavra sábados de Cl 2.16 se aplica aos por eles intitulados sábados cerimoniais ou anuais de Levítico 23. É a resposta óbvia que dão quando alguém aponta Colossenses 2.14-17 como prova bíblica da abolição do sábado semanal. Dizem: “Então você não sabe que existem dois sábados nas Escrituras? O sábado semanal, que é de caráter moral, e o sábado cerimonial ou anual? Este – sim – foi abolido na cruz, mas o sábado semanal continua obrigatório”.

NOSSA RESPOSTA À EXPLICAÇÃO DE CL 2.14-17:

Damos quatro razões para explicar que a defesa feita pelos supostos guardadores do sábado (SGS) com relação à sua guarda é sem base bíblica:

PRIMEIRA RAZÃO: 
A expressão de Colossenses 2.16 “dias de festa’ se relaciona com os feriados anuais ou sábados cerimoniais denominados dias de festa”: “São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR… (Lv 23.37).” Logo, os sábados cerimoniais ou anuais, já estão incluídos nessa frase, restando à palavra sábados o sentido diferente de sábados semanais, “Além dos sábados do SENHOR”…(Lv 23.38). Eram sete as festas anuais judaicas mencionadas em Levítico 23: 1.Festa dos Asmos – v. 6 2.Festa da Páscoa – v. 5 3.Festa de Pentecostes – v. 15, 16 4.Festa das Trombetas – v. 24 5.Festa da Expiação – v. 27, 28 6.Festa dos Tabernáculos (primeiro dia da festa)- v. 34 7.Festa dos Tabernáculos (último dia da festa) – v. 36

SEGUNDA RAZÃO:
 A fórmula ‘dias de festa, luas novas e sábados’ é a fórmula consagrada para indicar os dias sagrados anuais, mensais e semanais ou inversamente, semanais, mensais e anuais. Exemplos bíblicos da fórmula: Exemplo n. 1: “Em Números 28 encontramos os holocaustos para os dias de sábados (semanais), para as luas novas (mensais) e dias de festa (anuais) nos seguintes versículos”: “… no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem mancha… Holocausto é do sábado em cada semana…” (v. 9,10) “E as suas libações serão a metade dum him de vinho para um bezerro… este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano.” (v. 14) “Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor; E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães asmos.” (v. 16,17) Exemplo n. 2: 1 Cr 23.31: “E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados (cada semana), nas luas novas (cada mês) e nas solenidades (cada ano) por conta, segundo o seu costume, continuamente (o parêntese é nosso)”. Exemplo n. 3: 2 Cr 2.4: “Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde (cada dia), nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês) e nas festividades do Senhor nosso Deus… (cada ano).” (o parêntese é nosso) Exemplo n. 4: 2 Cr 8.13: “E isto segundo o dever de cada dia, oferecendo segundo o preceito de Moisés, nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês), e nas solenidades (cada ano), três vezes no ano”… (o parêntese é nosso)

Exemplo n. 5: 2 Cr 31.3: “Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados (cada semana), e das luas novas (cada mês), e das solenidades (cada ano), como está escrito na lei do Senhor.” (o parêntese é nosso) Exemplo n. 6 Ez 45.17: “E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas (cada ano), e nas luas novas (cada mês), e nos sábados (cada semana), em todas as solenidades da casa de Israel.” (o parêntese é nosso) ] Exemplo n. 7: Cl 2.16: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, (cada ano) ou da lua nova,(cada mês) ou dos sábados,” (cada semana).

TERCEIRA RAZÃO:
 Dizem os SGS que: “Os termos sábado, sábados e dia de Sábado ocorrem sessenta vezes no Novo testamento, e em cada caso exceto um, refere-se ao sétimo dia”. Em Col. 2.16 e 17 faz-se referência aos sábados anuais relacionados com as três festas anuais observadas por Israel antes do primeiro advento de Cristo. (ESTUDOS BÍBLICOS p. 378 – CASA, edição de 1984). Perguntamos: Em qual caso fazem exceção? Justamente o de Colossenses 2.16. Então os termos “sábado, sábados e dia de sábado” aparecem 60 vezes e sempre se referem ao sétimo dia com exceção de um – o de Colossenses 2.16. Se dermos à palavra ‘sábados’ o sentido de sábado semanal teremos em apoio da nossa interpretação 59 referências bíblicas, reconhecidas pelos próprios SPS como sábados semanais. Se os SGS derem o sentido de sábado anual ou cerimonial à palavra ‘sábados’ de Colossenses 2.16 só terão em apoio de sua interpretação uma única referência. Logo, a nossa interpretação é a correta.

E por quê? Porque é regra de hermenêutica que a Bíblia com a própria Bíblia se interpreta. Se duas pessoas se candidatam a um cargo eletivo e um deles alcançar 59 votos e outro só um, quem é o vencedor? É óbvio o que teve mais votos. Assim os dias sagrados anuais são conhecidos pela expressão ‘dias de festa’; os dias sagrados mensais, indicados pela expressão ‘lua nova’; os dias sagrados semanais pela palavra ‘sábados’. Se conservamos o verdadeiro sentido de ‘dias de festa’ para os chamados sábados anuais, teremos dentro da palavra ‘sábados’, mencionada em seguida, o sentido de sábado semanal. Logo, todo ciclo de dias sagrados do judaísmo: anuais, mensais e semanais, são indicados pela expressão ‘dias de festa, lua nova e sábados’ e terminaram na cruz e não devem ser motivo de críticas como fazem os SPS e muito menos que seja necessária a sua guarda do para salvação.

QUARTA RAZÃO:
 Alegam ainda os SGS que no texto de Colossenses 2.16 a palavra “sábados” aparece no plural e que essa palavra no “Velho Testamento, é aplicada não somente ao sétimo dia, mas a todos os outros dias de repouso sagrado que eram observados pelos hebreus, e particularmente ao começo e encerramento de suas grandes festividades.” E concluem dizendo, “Se houvesse usado a palavra no singular, ‘o sábado’, teria ficado claro, naturalmente, que ele pretendia ensinar que esse mandamento havia deixado de ser obrigatório, e que o sábado não mais devia ser observado.” (Do Sábado Para o Domingo, p. 32, Carlyle B. Haynes, edição 1996, CASA) Como dissemos na TERCEIRA RAZÃO os próprios SGS declaram que “os termos “sábado, sábados e dia de sábado” aparecem 60 vezes e sempre se referem ao sétimo dia com exceção de um – o de Cl 2.16.”

Mas, pode-se observar ainda que no Novo Testamento aparece a palavra sábados no plural referindo-se aos sábados semanais nas seguintes passagens (MT 12:5) “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?” (MT 12:12) “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.” (LC 4:31) “E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.” (LC 6:2) “E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?” (LC 6:9)

“Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?” (JO 5:9) “Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.” (JO 5:16) “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.” (JO 5:18) “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” (AT 13:27) “Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.” (AT 17:2) “E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,”

Se, nas passagens relacionadas, a palavra sábado é encontrada no plural “sábados” e significa o sábado semanal, por que só em Colossenses 2.16 a palavra “sábados” haveria de ser interpretada como o tal sábado cerimonial das solenidades anuais? (AT 18:4) “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” (CL 2:16) “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” OPINIÃO DE SAMUELLE BACCHIOCHI SOBRE CL 2.16-17 (Para os que não o conhecem, SAMUELLE BACCHIOCHI, falecido recentemente, famoso escritor e líder da IASD escreveu um livro com o título em inglês “FROM SABBATH TO SUNDAY”, p. 358-360), em português “DO SÁBADO PARA O DOMINGO”, páginas 358-360).

Afirma ele sobre a palavra “sábados” de Colossenses 2.16: “O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres refere-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton.’ (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos…

Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras ‘dias de festa…’Esta indicação positivamente mostra que a palavra SABBATON como é usada em Cl 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais. Determinar o sentido de uma palavra, baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências línguísticas e contextuais, é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas.

Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’ ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação presente e futura.”


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

50 Comentários

Comentários 1 - 50 de 50Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A Guarda do Sabado foi abolida na cruz.Não é necessário os Cristão guardarem o Sábado.

    1. Os sábados de que está falando não é o sétimo dia de fato , vocês acham que um versiculo iria anular todas as PALAVRAS DO ETERNO ? quem fez esse estudo ai está equivocado e precisa entender que em Israel , existem dias de festas judaicas que eles fazem por conta e festas de Deus ;Sábados

    2. Aqueles que defendem a abolição do sábado e dos mandamentos na cruz terão difícil missão para explicar o contexto de Isaías 1 e 58 quando o profeta já repreendia os extremistas por usarem a instituição do Sábado de forma equivocada, sem o abolir, teria sido então modificado?

  2. Tg : 2 – 10 = Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de de todos.
    Jesus perguntou por três vezes PEDRO TU ME AMAS? E a mim e a vc Ele diz: SE TU ME AMAS GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS. Vc lembra da resposta de Cristo ao jovem rico? Q fzeram as mulhers.

    1. Por que voce não guarda o ano sabatico (leviticos 25) e fica “um ano” sem trabalhar ? e vê se a IASD trará sustento para vc.
      Pedro tu me amas? apascenta minhas ovelhas…não guardar os 10. voce mentiu aqui.
      na resp jovem rico, Jesus omitiu o sabado.

  3. Frankmar Corrêasá
    “A Guarda do Sabado foi abolida na cruz.Não é necessário os Cristão guardarem o Sábado” 
    ME MOSTRE ONDE APARECE NA BÍBLIA ESSA ABOLIÇÃO? ENTÃO NÃO TEMOS MAIS PECADOS, PORQUE PECADO É TRANSGRESSÃO DA LEI, 1 JOÃO 3:4. 

    1. Sábado anulado na Cruz Os 2:11 Cl 2:16

    2. Meu amigo o sábado era transitório….uma sombra do verdadeiro descaso Cristo….mandamentos em thiago são os ensinos de Cristo e dos apóstolos com base na tanak

  4. Como assim mosrtrar onde? Colossenses 2:16 e 17
    2 Cor 3:6-16
    Romanos 14
    etc

  5. Já que a o sábado foi abolido Não existe mais pecado porque para teologia Humana 10 menos 1 é 9 mais para Deus 10 menos 1 é 0. Sábado semanal representa sombra de Jesus? pelo que ta na bíblia o sábado representa a criação de mundo.

    1. Santiago, seu marabalismo é fantastico, deveria trabalhar no circo de soleil.
      o sabado sim foi abolido conforme colocensses 2:16~17, e a sua “sabadolatria” é flagrante, pois diz você “não havendo” sabado logo para você não tem mais pecados “existentes”
      Tire EGW da sua cabeça.

  6. Os 10 mandamentos se resume em dois; amar a Deus e amar ao próximo(Mateus 22:37-40).Amigo, se vc ama a Deus guardará os primeiros quartos mandamentos, que não agridem ao próximo. E se vc ama o seu próximo guardará os outros seis mandamentos.

  7. Lembrando que o que foi abolido é a lei cerimonial, porque se não fosse ela abolida estaríamos matando carneirinho até hoje e se fosse a lei moral  todo mundo podia matar e roubar..

  8. O Sábado é o selo de Deus, pois é o único mandamento que contém características de um selo. Nome, cargo e jurisdição.

    1. Ei Denise ou EGW… estamos no Novo Testamento e não no Velho Testamento. temos que guardar os mandamentos de Jesus, se você diz que guarda os 10 mandamentos a risca, a verdade não está em você. porque se a lei “salva” então não precisamos de Cristo e nem do Espirito Santo.

    2. Deus te tirou do Egito também?

    3. EGW disse ne?

  9. esse “selo” que explanou “tapeou bem” comparando com “nome,cargo e jurisdição”,
    ei moça : no Novo Testamento, o selo de Deus é o Espírito Santo, e não um “dia”. Cl.2:16~17 (Paulo excluiu a guarda do sabado, ou leia galatas inteiro). por que não guarda Lv25 ano sabatico

  10. Deus ordenou guarda do sábado reivindicando Sua autoridade como criador. Por isso em Ex. 20 ele fez menção a criação. Ora se o sábado foi abençoado e santificado quando o homem não tinha pecado é porque ele devia ser eterno. 

    1. em genesis  adão e eva andavam pelados, por que voce também não anda pelado na rua?.
      nada haver justificar a guarda do sabado usando o antigo testamento, se fosse assim o adventista teria que executar quem não guarda o sabado pois na LEI quem não guardava o sabado morria. 

  11. por que voce não guarda leviticos 25 (ano sabatico) é um mandamento de Deus, e fica sem trabalhar um ano e depois voce conta como foi ?
    por que você não briga com o seu carteiro ou lixeiro que faz o trabalho por você no sabado ?
    deixe de postular a partir de EGW.

  12. A lei não salva ela mostra-nos o pecado, Romanos7:13.
    Guardaremos a lei de Deus não para sermos salvos,mas porque já fomos salvos.rsrs

  13. Amigo, a Bíblia é a palavra de Deus,ou seja, ela toda não a metade dela. Veja!!; a função do Espírito Santo é conduzir A TODA a verdade Jo16:13. Logo a BíbliaJo17:17;DeusJr10:10;JesusJo14:6;Espirito1Jo17:17e os mandamentosSl119:151,sãoverdades.

  14. Então, concluímos que se o Espírito Santo nos guiará a toda a verdade e que os mandamentos ( a lei ) é verdade o sábado não foi abolido, veja também em Apocalipse 12:17.

  15. Denise, a “lei de Deus” não é o decalogo, estamos no NT. O Pai disse “[Jesus] esse é meu filho amado a Ele pois Ouve” Jesus é maior que Moises e David, o que vale hoje é os mandamentos de Jesus ou a doutrina dos apostolos, e o sabado não é contemplado nisso, vide Cl.2:16-17

  16. Denise, Jesus explanou sobre o “jejum” e sobre o “dizimo” disse “deveis fazer isso” porém sobre o sabado Ele nunca mandou guarda-lo, em qual parte do sermão do monte Ele ordenou a guarda do sabado, ? Ele falou sobre tudo menos o sabado, será Ele que esqueceu ?
     

  17. O sábado é um dia santo, pois Deus descansou nele, o abençoou e o santificou. Disse para o povo de Israel se lembrar do sábado pois depois de 400 anos de escravidão eles tinham se esquecido disso e depois o Filho de Deus se declarou Senhor do sábado.

  18. Os Dez Mandamentos foram instituídos por Deus e entregues a Moisés no Monte Sinai, então tomem cuidado com certas frases ou palavras aqui colocadas, vamos guardar o Sábado e pronto.

    1. Me conta, como foi pra você trabalhar de escravo no egito?

  19. Esse povo estabeleceu sua plataforma de fé nos mandamentos de Deus e no testemunho de Jesus Cristo (Apocalipse 12:17). 

  20. 2 Coríntios: 3. 14. Mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; – Bíblia KJA Offline

  21. Romanos: 14. 5. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.

    1. É feio distorcer um versículo, dando interpretação própria e não da forma como está inserida dentro de um contexto em um capítulo da Bíblia

  22. 1ª JOÃO 3:4 , – João cita que o pecado transgressão da Lei, logo os 10 MANDAMENTOS estão em pleno vigor pois como saberíamos o que é pecado se não tiver lei, Paulo também cita isso em Romanos. Portanto Colossenses 2;16 não pode ser algo sobre os 10 MANDAMENTOS.

    1. “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.” GL.5:2~4

      Colossenses 2;16 É SIM de ser algo sobre os 10 MANDAMENTOS. o sabado foi excluido.
      não é moral. se o seu lixeiro trabalha e coleta seu lixo no sabado ele é imoral contra vc ?

  23. Portanto meus amigos , os Adventistas vieram para restaurar os “Tempos e a Lei”, “Restauradores de Veredas”, só isso, em nada somos diferentes de outros cristãos. APOCALIPSE 14 ; 6 ao 12 confirma isso.

    1. ADVENTISMO É O CONTINUISMO DE GUILHERME MÜLLER QUANTO AS FALSAS PROFECIAS … TODA DOUTRINA ADVENTISTA É BASEADA NOS ESCRITOS DE EGW VULGA “ESPIRITO PROFECIA” E A JACTA “IGREJA RESMANESCENTE”
      ADVENTISTA NÃO É IRMÃO COM DEMAIS CRISTÃOS.

    2. a doutrina adventista é mentirosa e vieram para trazer confusão assim como os TJ e mormons (essas duas seitas irmãs do adventismo).

  24. Shabat é um Antídoto contra a Idolatria! Os servos de Mammon (💰) o tem por abominável; O Shabat! O Dia do Senhor; Deixem de lado esse monte de besteira dos Cristãos Romanos Protestante, Antissionistas e antissemita, busquem Estudo o Tanakah no contexto Original.

    1. sai pra lá judaizante com sua escravidão pseudo moralista !
      vai ler na integra a carta de S.Paulo aos Gálatas e também Colossenses 2:16-17.

      “Não penseis que Eu vos acusarei diante do Pai. Quem vos acusa é Moisés, em quem tendes depositado a vossa esperança.” João 5:45

    2. J.Sampaio ter jul 11 8:53 “busquem o Tanakah no contexto Original”

      Sampaio, ENTÃO POR QUE você não obedece a Tanakah e come pão cozido em Esterco humano ?
      conforme Ezequiel 4:12 ( Y’khizqel ) Já que diz que obedece a Tanakah sem o contexto do N.T
      então coma !!

  25. O novo testamento NÃO determina a guarda do sábado para igreja. Agora DOMINGO é coisa de católico do catecismo deles , não existe ordem para guardar o domingo.

    1. “DOMINGO é coisa de católico do catecismo”

      http://www.cacp.org.br/domingo-dia-do-senhor-ou-dia-do-sol/

      parabéns por não ser sabadolatra, porém se não és benemérito do domingo, então pelo menos guarde o dia de “HOJE”. Leia hebreus 4:7

  26. Desde quando o Sábado semanal foi sombra de alguma coisa?? O que foi abolido foi aquilo que era “sombra”!!!

    1. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:16,17

      “paulo” você tem tanto medo destes versos que nem lê direito.

  27. E nem precisava falar, porque todos já guardavam o Sábado. Jesus nunca falou contra o Sábado, mas contra a maneira e a forma como alguns guardavam na época… Ele ensinou a santificar o sábado da maneira correta!! Leia Lucas 23:56.

    1. essa sua citação de Lucas 23:56 não corrobora pois esses discípulos eram judeus e estavam em Israel e a Lei era a única coisa que conheciam, logicamente procederam assim. Contudo no sermão do monte (ápice da doutrina de Jesus) Ele nem mesmo cita “sábado” em nenhum momento.

    2. ” … santificar o sábado da maneira correta” (você diz)

      por acaso você guarda este verso Êxodo 35:3 onde ensina como guardar o “sábado” corretamente?
      “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

  28. Por um pouquinho de distância o autor não afirma a decapitação de Paulo ter sido a pregação contra a guarda do sábado. Por outro pouco a acusação sobrevoaria sobre Jesus (que morreu por ter falado contra o sábado judaico) Mt.24:35; o objetivo da lei é Cristo (Rm 10:4)

  29. O veneno dos antigos judeus, e fariseus, permanece aos seus ancestrais, pois esses na época de Jesus eram uma dores de cabeça para com Jesus, pois esses diziam que Jesus não era de pois não guardam o sábado; isso também vejo nos dias de hoje em certos cristãos.

Comentários 1 - 50 de 50Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement