Esqueceu a senha?

A quaresma e a recomendação da ICAR

por Pr. Natanael Rinaldi - seg mar 27, 9:21 am

A NOTÍCIA E O COMENTÁRIO BÍBLICO DO PR. NATANAEL RINALDI

IGREJA CATÓLICA RECOMENDA ABSTINÊNCIA NA QUARESMA

Embora não haja uma convenção específica sobre o assunto, é correto afirmar que os representantes da Igreja Católica costumam recomendar para os fieis: “Festas, casamentos e outros tipos de eventos devem ser adiados para depois do período da Quaresma”. Outras medidas também são sugeridas para os fieis cumprirem no período da Quaresma, como por exemplo diminuir o consumo de bebidas alcoólicas ou do fumo – e acrescenta um importante líder católico – “o mesmo vale para aqueles que vivem falando mal da vida alheia. O silêncio tem o mesmo efeito de uma prece.”

 

Pergunta: A palavra Quaresma aparece na Bíblia?

Resposta: Não. A duração da QUARESMA é baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. O dilúvio durou 40 dias; os judeus permaneceram junto ao Sinai 40 dias; Moisés serviu a Deus durante 40 anos; Davi reinou 40 anos; Jesus passou 40 dias no deserto; apareceu ressuscitado durante 40 dias etc. Assim, QUARESMA é o período de quarenta dias reservado para a preparação da Páscoa. Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa.

 

Pergunta: Por que os católicos recebem de seus líderes as recomendações que lemos acima?

Resposta: Porque o período da Quaresma é tido como um tempo de penitência, de contrição e arrependimento dos pecados cometidos e um desejo de uma aproximação de Deus. As abstinências recomendadas deixariam os fieis espiritualmente preparados para celebrar a Festa da Páscoa. A essa abstinência dão o nome de “penitência”.

 

Pergunta: E por que essa penitência é restrita apenas por 40 dias e não nos demais dias do ano?

Resposta: Bem pensado. No ano temos 365 dias, e reservar apenas 40 dias para penitência, significa que durante 325 dias do ano a pessoa pode praticar o que quiser, mesmo sabendo que está desobedecendo a Deus. Assim sendo, esse período de 40 dias de penitência pode ser considerado como hipocrisia religiosa. A pessoa passa o ano todo falando mal do outro, criticando, ofendendo, bebendo, fumando, se drogando, se prostituindo, daí em 40 dias acha que pode se redimir de tudo o que fez e depois volta a fazer tudo de novo.

 

Pergunta: Quer dizer que viver um período de penitência nos 40 dias da Quaresma nada resolve aos olhos de Deus?

Resposta: Não. Como registra o evangelho segundo Marcos, a mensagem pregada por Jesus era para um arrependimento definitivo, e em seguida, crer no evangelho: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Mc. 1.14-15). Quando ocorre arrependimento, logo em seguida ocorre também a fé em Jesus Cristo como Salvador único e pessoal. Há a seguir uma mudança de vida: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (IICo. 5.17).

 

Pergunta: Mas a penitência não ajuda a apagar os pecados cometidos, por exemplo, nos dias de Carnaval, e logo depois vem a quarta feira de cinzas, quando a pessoa confessa seus pecados ao padre e recebe absolvição e aí começa o período da Quaresma?

Resposta: Não, a penitência não ajuda em nada apagar pecados. Bíblia diz que Jesus já pagou o preço por todos os nossos pecados, portanto não há nada que possamos fazer com as nossas próprias forças para nos redimirmos de nossos pecados. O suficiente é crermos no sacrifício de Jesus e pronto, somos livres, assim como menciona IJoão 1.7-9: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

18 Comentários

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “quaresma” é um sincretismo tirado da enumeração bíblica “40”, onde foi adaptada a cultura medieval / ocidental desde século 6 d.C. pela ICAR.
    A salvação vem para individuo se invocar o nome do Senhor no seu coração. Romanos 10:13 e não em rituais divorciados da Bíblia.

    1. essa argumentação se é que é argumentação já tão velha que criou ferrugem sendo tantas vezes refutada…
      se o sr quer aplausos por erudição barata vida vá para o big brother…quem sabe lá o sr ganhe a notoriedade que quer

    2. jcp, quando vejo comentarios iguais aos seus, me da um orgulho muito grande de ser católico. Pra quê ficar estudando 365 dias a Bíblia? Para nos tornar pessoas iguais a você? não, muito obrigado.

  2. “A pessoa passa o ano todo falando mal do outro, criticando, ofendendo, bebendo, fumando, se drogando, se prostituindo”
    bem lebrado.Outro dia vi evangelicos e catolicos em perfeita sintonia com um copo de cerveja no bar exaltando o michel temer e a queda comunista

    1. marceluis disse : “Outro dia vi evangelicos e catolicos em perfeita sintonia com um copo de cerveja”

      FALAR QUE VIU NÃO É ARGUMENTO, É CONTROVÉRSIA E UMA PROVAVEL INVERDADE. ESTUDE MAIS A BIBLIA.

  3. nada de apologética e muita acusação gratuita…sem mais

    1. mostre argumentos então … e não teatro mexicano de “choradeira”. sem mais. estude mais.

    2. sr stelmo
      tb fiquei com a mesma impressão sobre o texto

  4. “FALAR QUE VIU NÃO É ARGUMENTO, É CONTROVÉRSIA E UMA PROVAVEL INVERDADE. ESTUDE MAIS A BIBLIA”

    as letras garrafais denotam desespero e medo da verdade…acho que é verdade sim…

  5. “não teatro mexicano de “choradeira”. sem mais. estude mais”

    como o sr pode estudar e ao mesmo tempo assistir a teatro de choradeira?que espécie de estudioso é o sr? um analfabeto funciona com diploma como o seu mentor petista Luís Inácio?

    1. funciona com diploma como o seu mentor petista Luís Inácio?

      não ! porque não sou filho de seu pai e nem parente seu.

    2. é melhor o sr assumir logo sua simpatia pelo sr Luis Inacio..os dois são analfa…e mentecaptos

    3. assuma logo sua paixão por luis inacio…e seja feliz

  6. Vocês preocupam-se com outra coisa que não “protestantes x católicos”? O “meu deus é melhor que o seu, o meu jesus é melhor que o seu, o meu cristianismo é melhor que o seu, a minha interpretação é melhor que a sua” e por aí vai. Estudem, meditem, orem, sejam e cuidem de suas vidas.

    1. Marcelo, mas o site é de apologética logicamente poderá haver alguma discussão. e você perdeu nesta a oportunidade de escrever sua visão, mas preferiu fazer uma bravata heroica e filosófica que soa mais como um escapismo por falta de argumento.

    2. “mas o site é de apologética…”

      que apologética?
      xingamentos gratuitos e ofensas sem provas?
      não é à toa que esta geração de jovens anda rebelde…começam com o péssimo exemplo dos pais
      se o sr tem filhos cuide da educação deles…para que não sejam iguais ao sr

    3. sr marcelo
      gostei do sr comentário…estes pseudo eruditos ou pseudo sabios como esse tal jcp passam o dia brincando de ser arautos da moralidade quando colocam no poder políticos corruptos…são jumentos guiados por outras mulas

    4. jcp, você vai fazer algo de útil na vida. de que adianta gastar tanto temoo lendo a Bíblia? todos os seus comentários são de ódio. você inclusive disperta o ódio nas pessoas. Isso não é coisa de um filho de Deus.

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement