Esqueceu a senha?

A questão do nome Yehoshuah

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - seg set 10, 5:08 pm

1. O Nome Yehoshuah 

Na língua original do Antigo Testamento, o Hebraico, o nome (Yehoshua), ou sua abreviação Yeshua, é a forma masculina do substantivo yeshu’ah, que quer dizer salvação.

“Yehoshuah” (evwhy) é Josué em hebraico , que significa “Yavé é salvação”. Josué era chamado de Oshea ben Num “Oséias filho de Num” (Nm 13.8; Dt 32.44). “Oshea” significa “salvação”. Moisés mudou seu nome para Yehoshuah ben Num (Nwn Nb evwhy) “Josué filho de Num” (Nm 13.16). Mas, após o cativeiro babilônico, o nome “Yehoshuah” foi abreviado para a forma “Yeshua”

2. Qual a forma correta – Yehoshuah, Yahoshuah ou Yeshua?

De antemão queremos deixar claro que a história e a ciência arqueológica (ciência que estuda o passado através de objetos antigos) comprova que o nome do Messias não é “Yaohushuah”, “Yehoshua”, mas sim, “Yeshua”, como veremos.

Yeshua tornou-se a forma mais comum do nome após o exílio babilônico. Já no texto bíblico, por exemplo em Neemias 8.17, o nome de Josué aparece abreviado como Yeshua em vez de Yehôshuah.

Quanto à raiz, Yeshua é de origem aramaica, mas foi absorvida pela língua hebraica. Por conseguinte, na língua hebraica o Nome do Messias é Yeshua ewvy (é interessante que Yeshuá [com h no final] em hebraico significa “salvação”. Isto pode ser visto claramente em qualquer exemplar do “Antigo Testamento” em hebraico nas seguintes passagens: Nechemyah (Neemias) 7:7; 10:9, etc.

Provas Arqueológicas:

A forma abreviada Yeshua é abundantemente atestada nos ossuários judaicos do 1º século d.C., encontrado nos arredores de Jerusalém, e em Leontópolis e Tel el-Yehudieh, no Egito.

Também O nome YESHUA aparece num documento do uádi Murrabbat; ele aparece na linha 4. Cf. Inscriptions Reveal, Museu de Israel, Jerusalém, nº 100, 1972, nº 193.

Esse nome aparece abundantemente na literatura judaica desde o 3° século a.C. até à época de Cristo e dos apóstolos. O historiador judeu mais famoso de todos os tempos, Flávio Josefo (35-100 A.D.), e que por sinal viveu na época dos apóstolos, por exemplo, faz referência a pelo menos 19 personagens judeus que em sua época tinham o nome Yeshuah.

No Talmude Babilônico lemos a acusação dos judeus contra Jesus: “Na véspera da Páscoa eles penduraram Yeshu […] ia ser apedrejado por prática de magia e por enganar Israel e fazê-lo se desviar […] e eles o penduraram na véspera da Páscoa.” (Talmude Babilônico, Sanhedrim 43a)

Tudo isso parece indicar que, nos dias de Jesus, a forma mais usada e popular do nome seria Yeshuah, e que este teria sido o nome de Jesus, em vez da forma mais arcaica Yehoshuah. O texto do Novo Testamento parece indicar isso também, especialmente através do jogo de palavras que aparece nos textos da anunciação e dos cânticos registrados por Lucas, no seu evangelho.

Queremos deixar claro que o anjo falou a Maria em hebraico; o hebraico é uma língua que se caracteriza por “trocadilhos”. Já com o próprio nome do Messias, constatamos isto: “Ve hí iolédet ben vecaráta et shmô YESHUA, ki HU YOSHÍA et amô” – “E ela (Miriam) conceberá um filho e chamará seu nome YESHUA, porque ELE SALVARÁ (yoshía ) o seu povo” (Matityáhu – Mateus 1:21).

Se o anjo Gabriel anunciou a Maria que o nome do Redentor, que estava para nascer seria Yeshuah (Lc 1:31), que quer dizer “Salvação”, esse nome então forçosamente vai aparecer repetidas vezes nos cânticos registrados nos primeiros capítulos de Lucas. Assim, por exemplo, quando Zacarias canta em Lucas 1:68-79, nos versos 76-77 ele teria pronunciado o nome de Jesus ao dizer: “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-Lhe os caminhos, para dar ao Seu povo o conhecimento de Yeshua` (‘Salvação’), no redimí-lo dos seus pecados”. Simeão, também, ao tomar Jesus nos braços, teria dito: “Agora, Senhor, despedes em paz teu servo, segundo Tua palavra, porque meus olhos já viram o Teu Yeshua` (‘Salvação’), o qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do Teu povo de Israel” (Lc 2:29-32).

O uso de uma forma mais abreviada de um nome em vez de sua forma mais longa e antiga é um fenômeno comum na maioria das línguas. Em português, por exemplo, se pode encontrar muito mais pessoas com o nome Manuel, uma forma abreviada, do que com o original mais longo Emanuel. Em inglês, por exemplo, se encontra mais Betty do que Elizabeth.

Vale lembrar que o erudito F. Delitzch, profundo conhecedor da língua hebraica, mantém a forma Jeshua e não Yehôshuah em sua tradução do Novo Testamento.

Na Bíblia aparecem diversos personagens com esse nome. Entretanto, as formas nas quais eles aparecem são variadas, conforme a lista abaixo demonstra:

Yeshua
* chefe de uma tribo de sacerdotes (1Cr 24:11);
* um levita no reinado de Ezequias (2Cr 31:15);
* um sumo sacerdote (Ed 2:2);
* um dos que vieram de Babilônia com Zorobabel (Ed 2:6);
* chefe de uma família levítica (Ed 2:36);
* um levita filho de Azanias (Ne 10:9);
* outro levita, filho de Cadmiel (Ne 12:24);
* o pai de Ezer, um dos que trabalharam no muro (Ne 3:19);
* um lugar onde habitaram alguns dos filhos de Judá depois de voltarem do cativeiro (Ne 11:26).
Yehôshuah
*líder dos hebreus depois de Moisés (autor do livro que leva o seu nome). Seu nome original era Oséias (Nm 13:16);
*um bete-semita, em cujo campo parou o carro com a arca (1Sm 6:14);
*um governador de uma cidade, no reinado de Josias (2Rs 23:8);
*ou Jesua, um sumo sacerdote no governo de Zorobabel (Ed 2:2; 3:2,8; Ag 1:1,12,14).

A conclusão que chegamos é que o nome coreto do Messias é a forma mais curta Yeshuah e não Yehoshuah como quer o Movimento do Nome Sagrado.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O Novo Testamento foi escrito em Grego porque a Mensagem era para todos os povos e o Grego era o Idioma Internacional.o Nome Yeshua foi adaptado para o Grego como Iesous no Século III a .C na Versão Septuaginta.por isso os Cristãos usaram o Nome Iesous adaptação do nome Aramaico Yeshua:Jesus.

  2. Yeshua foi adaptado para o Grego como Iesous: Jesus.porque o Fonema SH não existia em Grego e só substituído por um sigma Grego S. o S final foi adaptado pela A porque Nomes Gregos Masculinos eram terminado com S. nomes terminado com A eram femininos ou neutros.

  3. O Nome Iesous foi no século II adaptado em Latim como Iesus na Antiga Latina e depois no Século IV por Jeronimo na Vulgata.mais tarde a letra I passou a se escrita como J como um I consonatal para diferencia do I vocálico.por isso Iesus passou a ser escrito Jesus.

  4. O Nome de Jesus quando passou para o Português com a Pronuncia que hoje usamos porque aconteceu uma mudança fonética na letra J que antes tinha o som de I.ou seja:se escrevia Jesus e se lia Iesus.mais depois se escrevia Jesus e se passou a ler Jesus.

  5. O Nome de Jesus é correspondente certo de Yeshua: Aramaico , Iesous:Grego e Iesus:Latim.o nome Jesus é Bíblico. Jesus é o nome do Filho de Deus.por isso o nome de Jesus deve ser respeitado.Não devemos acreditar em teorias sem provas e que trazem divisão. Jesus é o Messias e Filho de Deus.

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement