- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

A questão do sacerdócio Mórmon

Os homens precisam de sacerdócio para presidir a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e para dirigir o trabalho da igreja em todas as partes do mundo (“Princípios do Evangelho”, edição 1992 – p. 81).

Eis aqui em ordem cronológica os presidentes da Igreja:

1 – Joseph Smith (1805-1844)first-vision-joseph-smith-mormon

2 – Brigham Young (1801-1877)

3 – John Taylor (1808-1887)

4 – Wilford Woodruff (1807-1898)

5 – Lorenzo Snow (1814-1901)

6 – Joseph F. Smith (1838-1918)

7 – Heber J. Grant (1856-1945)

8 – George Albert Smith (1870-1951)

9 – David O Mckay (1873-1970)

10 – Joseph Fielding Smith (1876-1972)

11 – Harold Be Lee (1899-1973)

12 – Spencer W. Kimball (1895)

13 – Ezra Taft Benson

(“Os Presidentes da Igreja”, sem edição, Preston Nibley)

A Natureza do Sacerdócio de Melquisedeque

Numa revelação sobre o sacerdócio dada pelo mestre por intermédio do profeta Joseph Smith, em 28 de março de 1835, o Senhor afirmou:

Na igreja há dois sacerdócios, a saber: O de Melquisedeque e o de Aarão, o qual inclui o Levítico.

A razão pela qual o primeiro se chama sacerdócio de Melquisedeque é porque Melquisedeque foi tão grande Sumo Sacerdote.

Chamava-se antes do seu tempo o Santo Sacerdócio, segundo a ordem do Filho de Deus. Mas por respeito e reverência ao nome do ser supremo e para evitar-se a freqüente repetição do seu nome, eles, a Igreja, em dias antigos deram àquele sacerdócio o nome de Melquisedeque ou Sacerdócio de Melquisedeque.

Todas as outras autoridades ou ofícios da Igreja são apêndices deste sacerdócio. Mas há duas divisões ou duas grandes cabeças. – Uma é o Sacerdócio de Melquisedeque e a outra é o Sacerdócio Aarônico ou Levítico (“Doutrina e Convênios” 107.1-6) (“Uma Obra Maravilhosa e um Assombro”, edição 1966 – p. 81, LeGrand Richards).

A chamada de Joseph Smith Jr. e seu colega Oliver Cowdery para o sacerdócio é assim descrita:

O chamado e ordenação são necessários à autoridade:

Agora que estabelecemos a necessidade da autoridade do sacerdócio, consideraremos as evidências das Escrituras de que os homens devem ser ordenados no sacerdócio para administrarem nas coisas de Deus – eles não podem assumir esta autoridade ou recebê-la de quem não a possua. Por isso tornou-se necessário que João Batista trouxesse de volta o sacerdócio Aarônico ou Levítico, e que Pedro, Tiago e João trouxessem o Sacerdócio de Melquisedeque, tendo ambos sidos conferidos a Joseph Smith e a Oliver Cowdery. Porque todo sumo sacerdote tomado entre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados… E ninguém toma para si esta honra senão o que é chamado por Deus, como Aarão (“Uma Obra Maravilhosa e um Assombro”, edição 1966 – p. 82, LeGrand Richard).

Resposta Apologética:

Os mórmons declaram pertencer à tribo de Efraim. Por que esses homens pensam ter autoridade real do sacerdócio aarônico sem nem sequer pertencer à tribo escolhida por Deus para o sacerdócio aarônico? Era preciso ser da tribo de Levi e ser da família de Aarão para exercer esse sacerdócio.

Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio (Êx 28.1,4).

E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão (Hb 5.4).

A Bíblia registra o caso de Coré, que era da família de Aarão e arrogou para si o cargo de sacerdote pelo fato de ser primo de Levi, mas foi rejeitado com os seus companheiros:

Os filhos de Levi foram: Gérson, Coate, e Merari. Joá, seu filho, Ido, seu filho, Zerá, seu filho, Jeaterai, seu filho (1 Cr 6.1,21).

Quanto ao sacerdócio de Melquisedeque só uma pessoa ocupa esse cargo além do próprio Melquisedeque, que é Jesus Cristo.

Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 7.17).

O significado de Cristo ser um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque atesta que o seu ministério é:

Diante da reivindicação dos mórmons de possuírem autoridade dos dois sacerdócios – Aarão e Melquisedeque, cabem as seguintes perguntas:

Segundo a Bíblia:

Ainda quanto ao sacerdócio aarônico Deus lhes ordenou:

Os mórmons não seguem as cerimônias de Aarão e seus filhos. Assim não são chamados como foi Aarão.

A ordem do sacerdócio na igreja mórmon inclui:

SACERDÓCIO AARÔNICO: A menor das duas divisões do sacerdócio na igreja. Engloba os ofícios de diácono, mestre, sacerdote e bispo.

SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE: Chamado também sacerdócio maior. A maior das duas divisões do sacerdócio na Igreja. Engloba os ofícios de élder, setenta, sumo sacerdote, patriarca e apóstolo (“Princípios do Evangelho”, edição 1995 – pp. 85-93).

Perguntas Que os Mórmons nos Fazem Sobre o Sacerdócio

1) Com que autoridade seu pastor prega, batiza ou realiza outros atos para Deus?

Resposta: Pela autoridade de Jesus Cristo (Jo 1.12-13; At 1.8).

Mas a autoridade para trabalhar para Deus advém do sacerdócio de Melquisedeque. Isto aconteceu pela imposição das mãos de João, Tiago e Pedro sobre Joseph Smith Jr. (“A Pérola de Grande Valor”, edição 1995 – p. 66).

Resposta: Você pode mostrar na Bíblia onde se declara que a autoridade para pregar o Evangelho ou realizar outros trabalhos vem pela autoridade do sacerdócio de Melquisedeque? Pode mostrar onde no Novo Testamento se fala de alguém que tivesse o sacerdócio de Melquisedeque além de Jesus?

Hebreus 7.26 declara que Jesus era santo, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime que os céus. É você santo, imaculado, separado dos pecadores?

Extraído da Série Apologética do ICP.

[1] [2]Compartilhar [3]