Esqueceu a senha?

A sabedoria é fonte de felicidade?

por Norman Geisler - sáb dez 15, 5:45 pm

ECLESIASTES 1.18 – A sabedoria é fonte de felicidade ou um meio para a tristeza?

PROBLEMA: Salomão afirma: “Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza“. Entretanto, Provérbios afirma: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Pv 3.13). A sabedoria traz tristeza ou felicidade?

SOLUÇÃO: Tudo depende do propósito pelo qual a sabedoria ou o conhecimento são buscados. Em Eclesiastes, Salomão está em busca da sabedoria “debaixo do sol” (cf. 1.3), isto é, à parte de Deus, como fonte de felicidade. Ele conclui, acertadamente, que isso é “vaidade e correr atrás do vento” (1.14). Entretanto, se a sabedoria é vista com base no “temor do Senhor” (Pv 1.7), então ela é o meio segundo o qual realmente se obtém a verdadeira felicidade. De fato, Salomão chegou a esta conclusão em Eclesiastes (veja 8.12,12:13).

O entendimento do AT sobre o que é a sabedoria também não é o acúmulo de grandes porções de conhecimento. Para Salomão, a sabedoria é primeiro, e antes de tudo, viver uma vida de sucesso no que se refere à retidão e à paz, em obediência a Deus. O conhecimento por si não traz a sabedoria. De fato, a mensagem de Eclesiastes é que o conhecimento em si traz apenas tristeza. A sabedoria é a acumulação do tipo certo de conhecimento emparelhado com uma vida que esteja em harmonia com os mandamentos de Deus e em paz com ele.

————-

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement