Esqueceu a senha?

A salvação não é baseada em predestinação

por Artigo compilado - sex dez 26, 12:20 pm

ponte-da-salvacao-cruz

“A salvação não é baseada em predestinação. Em vez disso, a predestinação é baseada em salvação.

Muitas pessoas torcem as coisas neste momento. Alguns cristãos vêem a predestinação como a chave para a salvação. Crêem que a salvação se dá por causa de uma decisão irrevogável ou “decreto” que o Deus Soberano fez antes da criação do mundo.

Mas o que a Bíblia diz? Ela não ensina que somos salvos por causa de um decreto eterno de Deus. Essa é uma maneira distorcida de compreender a predestinação.

Pelo contrário, somos salvos pela graciosa provisão de salvação que Deus ofereceu em favor de todas as pessoas. Sabemos que Jesus Cristo “morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por eles” (2 Coríntios. 5:15).

Biblicamente, a predestinação significa que aqueles que confiam totalmente em Jesus Cristo para a salvação são “pré-destinados” para serem conformes à sua imagem enquanto andarem na luz. “Para aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29).

Em outras palavras, a predestinação é a pré-determinação do destino para o qual a salvação conduz. Salvação significa a restauração da imagem de Deus em nós, e em última análise, isso implica também na “restauração universal, que Deus anunciou há muito tempo através de seus santos profetas” (Atos 3:21).

Biblicamente, a predestinação não se refere a uma particular vontade de Deus para a salvação de determinadas pessoas em particular, mas sim a certeza de que o soberano e gracioso plano de salvação de Deus na história, em que a salvação é oferecida a todos, finalmente e plenamente se cumprirá em justiça, juízo e misericórdia (…)

O amor e a graça de Deus vêm primeiro – A vontade de Deus é que todos sejam salvos. A predestinação garante o destino final para todos os que aceitam e permanecem caminhando fielmente na graça de Deus. “Se andarmos na luz…” (1 João 1:7).

Graças a Deus que, por intermédio de Jesus Cristo e pelo auxílio do Espírito Santo, somos capazes de saber o destino para o qual nosso fiel Salvador nos está conduzindo. E graças a Deus estamos sendo transformados mais e mais à imagem de Jesus Cristo enquanto seguimos firmes neste caminho de esperança que resultará finalmente em novos céu e terra, ou seja, na cura e restauração completa de toda a criação.

“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! ‘Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?’ Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11:33-36)

Extraído parcialmente do excelente artigo do Dr. Howard Snyder que pode ser lido na íntegra em inglês em:

http://howardsnyder.seedbed.com/2013/04/18/predestination-second-love-first

Traduzido por José Ildo Swartele de Mello


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

43 Comentários

Comentários 1 - 43 de 43Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. 1 João 4:8b – DEUS É AMOR. – antes Dele ser “soberano”  como o falso moralismo calvinista diz, antes de tudo ELE É AMOR. Sendo assim Deus dá chance a todos os homens e mulheres de salvarem-se desde que recebam a Jesus, os calvinistas ojerizam e odeiam o v.v. João 3:16. 

  2. “[Deus] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. 
    1Tm 2:1-4c 
    Quem quiser ser salvo basta receber a Jesus, e a pessoa será salva, não há predestinação arbitrária é mentira e tapeação dessa anta medieval (J.Calvino).

    1. JCP se você prestasse atenção ao contexto de 1tm 2 talvez você pudesse entender melhor quem são todos os homens que o texto se refere!  

    2. eu sei quem são esses homens, o J. calvino, foi um despota inquisitor que torturava e matava pessoas inteligentes que não aceitava o absurdo da doutrina predestinação arbitraria e eleição de acordo do bel prazer de um deus insensivel e macabro. 

  3. Esse jcp só sabe ofender a memória dos reformadores e tem uma queda pelo universalismo. Vira universalista logo de vez filho porque herege você já é a muito tempo.

    1. não estou ofendendo falo a verdade histórica, todos sabem inclusive os calvinistas que joão calvino era um despota. além do mais, se eu sorri para vocês, fiz como Elias que zombou dos profetas de balim, e esse j.calvino foi um falso profeta. 

    2. eu tenho queda para o “universalismo”??? – jamais ! você bebeu champanhe no natal meu filho ?
      antes de saber que o calvinismo é heresia, esse “universalismo” já da meu ciência que era outra falsidade doutrinaria. não tire o foco da atenção sobre o calvinismo despota e inquisitor .

    3. O que é universalista?

  4. NEM COM REZA BRAVA É POSSIVEL ENTENDER A MENTE DO CALVINISTA, SIMPLESMENTE ELE QUER QUE SÓ ELES SÃO OS ELEITOS, E OUTROS QUE SE DANEM NO HELL. ??!!
    NA CABEÇA DESTAS ANTAS : ” – É ASSIM MESMO, SE NÃO CONCORDAM QUEIMEM NA FOGUEIRA DE GENEBRA.

  5. Jesus disse que voltará. Isso é promessa de Deus.Pois bem,caso o homem,através do livre arbítrio,planeje criar uma bomba capaz de destruir o mundo ele poderia,correto?Mas aí Jesus não voltaria, correto?Então o livre arbítrio torna Jesus um mentiroso potencial?

  6. Ah, mas antes do homem criar essa tal bomba Jesus voltaria…
    Então a vontade de Deus está à mercê da vontade humana?

  7. Jael, até agora você só cacarejou cousas infundadas e sem base bíblica e até potencializou uma possivel mentira “de Jesus”. lembra-se S.Paulo disse : “seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso” Rm 3:4 O livre-arbitrio é biblico “…ESCOLHE, pois, a vida..” Dt.30:15~20

  8. calvinista daqui a pouco vai babar e espumar … onde já se viu um argumento desse :

    “aaiiie o homem,através do livre arbítrio,planeje criar uma bomba capaz de destruir o mundo ele poderia,correto?Aiieee, mas antes do homem criar essa tal bomba Jesus voltaria”

    coitados.

  9. é fácil e gostoso ser calvinista, vai na igreja só para “bater cartão”, todo mundo sabe que calvinista é cristão mundano, vive no pecado, e acha que está salvo, porque “é calvinista” predestinado.
    Quando há uma argumentação forte contra, eles sentem o chão sair dos seus pés.

  10. Quem vai na igreja ‘bater o ponto’ sao os crentes religiosos que pensam que igreja salva alguem… a igreja (instituição) está em queda, é o fim dessa era!Estão longe da verdade, que é Cristo!

    1. Pmatias,
      quem está em queda são pessoas pessimistas como você … Profeta Elias, achava que era o único adorador que sobrou, mas a resposta divina foi “reservei 7000 homens que não dobraram os joelhos perante baal” – deixe de ser derrotista e fracassado. 

  11. Fracassados sao aqueles que creem na igreja instituição que nem vc. Creio em Cristo. Igreja instituição é criação de homens religiosos. Cristo não fundou nenhuma igreja instituição; igreja é todo aquele que nele crê! Simples assim

    1. Pmatias,

      tudo é fácil para você…mas não faz nada certo, nem o simples nem o dificil, só sabe reclamar e ser negativo, encher o saco dos outros, não produz é um parasita. só sabe analisar os cristãos em sua volta. 

    2. Se vc é o templo de Cristo ou seja igreja , então realmente a coisa tá feia

  12. jcp é universalista disfarçado de arminiânus! hehehe

    1. Ilson, “rapaz alegre”, como você é inapto e desconhece as cousas, veja neste link CACP sobre o Universalismo, onde fiz um comentário contra essa heresia.
      você “seguidor” ? não quero adotar você. 

      http://www.cacp.org.br/a-heresia-do-universalismo/

  13. Jesus trouxe o reino, e não igreja como instituição, feita por homens briguentos que nem os cães da esquina! O reverendo Caio Fábio é que está certo!

    1. se o caio fábio está certo então porque está lá numa situação deploravel, ele é um ex-reverendo presbiteriano, não sei se desligou da igreja porque quis ou foi exonerado, mas até o caio fábio descrendencia o calvinismo, ele acha um absurdo.

    2. tá chamando os outros de “cães briguentos” ?? prefiro ser cão briguento do que cadela tagarela como você “sr.jave”….

  14. Esse jcp arminiânus… é um universalista disfarçado… Deplorável são voces, seus religiosos de meia tigela!

    1. Ilson, chega de belicismo rapaz alegre, seja mais familiar, a proposito como vai a senhora vossa mãe tudo bem ? um abraço meu filho. “universalista” é vóvozinha.

  15. Ilson

    gostaria de fazer uma pergunta  : qual é a sua religião ? qual livro que voce segue como regra ? qual o seu sentimento para com o seu próximo ? qual a sua opinião sobre bondade e altruísmo ? 

    1. Não tenho religião. Sigo a Cristo, pois ele não fundou religião mas trouxe o Reino de Deus. A Bíblia, e nela não diz que temos que ter religião, a não ser ajudar os órfãos e viúvas.

    2. voce deve ser uma madre teresa de calcuta, mas menos cristão ativo.

    3. quem lê “acha mesmo” que você vai ajudar os necessitados, fica aí preguiçoso. perturbando pessoas na internet. pobre borboleta.

  16. jcp, minha mãe faleceu tem 2 anos. Obrigado pelos sentimentos. Seu universalista de meia-tigela.

    1. ESSAS INFORMAÇÕES DA MAMÃE NÃO PODE-SE COMPROVAR, ACHO QUE É MENTIRA SUA, BEM COMO A ACUSAR DE “UNIVERSALISTA” QUE ME CHAMA. MEIA-TIGELA É A SUA VIDA CRISTÃ. VOCE É UM PROBLEMA PARA PASTORES E PRESBITEROS, DEVIA SER DISCIPLINADO PELA IGREJA. 

    2. Sr. Ilson Quanta lorota hein  ? apelar para uma mentira barata, envolvendo sua mãe ?
      o único universalista aqui é você !  eu não acho que sejas um eleito, depois de tanta bobagem que escreve. bem provavel ser um desviado, que voltou atras nas velhas obras, roubando, ladrão etc.

  17. Vcs só fazem me julgar. jcp perguntou sobre minha mãe. Falei que ela faleceu ha 2 anos. Obrigado pelo respeito. Não infralapsariano, não sou ladrão, não estou nas velhas obras. Você é que está, seu universalista togado!

  18. Disciplina de pastores? kkkkkk Vcs são um bando de religiosos, seus fariseus, saduceus! Não entram no céu e nem deixam os outros entrar!

  19. Essa brincadeira de mexer com a mãe dos outros é coisa de criancinha. Gente, vamos crescer! Ilson, meus sentimentos. Deixem o julgar para quem é juiz: Deus! E sobre o artigo, sei lá! Só quero estar perto de Jesus, e é somente Ele que salva. O resto é monturo!

    1. joel cruis, quem está “mexendo com a mãe dos outros” ??? e voce lambendo esse Ilson, não reparou que ele é um anarquista virtual ?? monturo é você.

  20. Anarquia virtual quem faz é voce, infralapsariseiláoquê. Voce dever ser um molecote de 12 anos.

    1. “sr cruz credo” não é infra é supralapsariano … vê se aprende ou vá procurar sua turma. não tenho 12 anos, mas tenho certeza que voce tem “24 anos”. 

  21. Concordo, Pmatias!!!

    1. Marcos disse : Concordo, Pmatias!!! – dois rapazes alegres um concorda com o outro. quanta safadeza. 

    2. Concordo com o que eu achar conveniente e tenho o direito de fazê-lo. Fique com seus monturos.

    3. adiós pobre borboleta.

Comentários 1 - 43 de 43Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement