Esqueceu a senha?

A Tradução do Novo Mundo e suas (per)versões

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - sex set 07, 2:46 pm

Outras versões apóiam a TNM na tradução de João 1.1? 

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” [João 1:1]

Das mais de 2.000 línguas e dialetos em que a Bíblia está atualmente traduzida, a STV conseguiu catalogar apenas nove (9) traduções que estão de acordo com sua crença de que o verbo era “um deus”. Mesmo destas nove traduções(que não estão de acordo com o texto original grego), duas são da própria STV.

Isto é típico da STV, justificar os seus erros com uma coletânea de outros erros, e sabemos que um abismo chama outro abismo – Salmo 42:7.

Os principais eruditos do mundo nas línguas originais sabem as manobras teológicas da TNM, e por isso não a recomenda; estou falando de eruditos sérios! Quando uma palavra do texto original não se enquadra nas aberrações doutrinárias da STV ela imediatamente abandona os originais e sai à procura de outras traduções que dão apoio à sua crença. Vamos citar agora alguns argumentos levantados pela STV, afim de negar a divindade de Cristo em João 1:1. Dizem elas:

“Ademais, este versículo da Bíblia diz que “a Palavra” estava “com” Deus. É razoável concluir que isto significa que ele não é esse mesmo Deus” ( A Sentinela 01/11/1991 pág. 23)

“ ‘Mas não é Jesus chamado de deus na Bíblia’ ? poderá perguntar alguém. Isto é verdade. Contudo Satanás também é chamado de deus. (2 Coríntios 4:4)” (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra pág. 40 )

São vários os argumentos levantados para contradizer o prólogo de João que reza literalmente que “o verbo (Jesus) era Deus”. Vamos explaná-los aqui de forma sistemática:

1) Dizem que algumas traduções inclusive a deles traduzem “deus” com letra minúscula e não “Deus” com maiúscula, portanto isso significa que Jesus não é o Deus “Todo-poderoso”.

2) Dizem que outros seres são similarmente chamados na Bíblia de “deus”. São chamados de deuses poderosos: os juízes, os anjos, Satanás e finalmente Jesus.

3) Dizem que Jesus é chamado de “um deus” portanto diferente de Jeová que é o verdadeiro Deus.

4) Dizem que no original grego “Theós”, Deus em português, referindo-se ao Pai, vem precedido do artigo definido “o” enquanto que Theós referindo-se a Jesus vem sem o artigo, portanto se sentem justificados em acrescentarem o artigo indefinido “um” em relação a Jesus. Com isso insinuam que Jesus não é Deus mas um ser meio divino, que apenas possui as qualidades deste.

5) Dizem que Alguém que está “com” outra pessoa não pode ao mesmo tempo ser aquela outra pessoa”.

“ Portanto, o texto não diz que a palavra (Jesus) era o mesmo que o Deus com quem estava, mas, antes, que o verbo (a palavra) era semelhante a um deus, era divino, era um deus.” (Raciocínios à Base das Escrituras pág. 213 )

Antigamente as TJs tinham muita dificuldade em empurrar nas pessoas a idéia herética de que Jesus não era Deus pois a Bíblia que elas usavam: a versão “King James” em inglês, traduzia clara e corretamente que “o verbo era Deus” Mas esse problema acabou quando fabricaram a sua própria versão da Bíblia onde contrabandeou para dentro dela todas as idéias heréticas do seu fundador e primeiro presidente Charles T. Russell. É claro que João 1:1 tinha de ser reinterpretado ao gosto russelita, pois tal versículo complicava e muito a teologia da seita; então resolveram tirar Jesus da posição de Deus verdadeiro e reduzi-lo a um mero deusinho, subordinado a Jeová e igual a Satanás. Tentando arrumar esta aberração elas comentam :

” Em muitas traduções esta expressão reza simplesmente: “O Verbo [a palavra] era Deus” e é usada para apoiar a doutrina da Trindade. Não surpreenda que os trinitaristas não gostem da versão apresentada na Tradução do Novo Mundo.” e acabam entregando-se quando dizem: ” Mas João 1:1 não foi falsificado a fim de provar que Jesus não é o Deus Todo-poderoso. As Testemunhas de Jeová, entre muitos outros, já objetavam a usar “deus” com letra maiúscula muito antes de surgir a Tradução do Novo Mundo, que se empenha em traduzir com exatidão a língua original.” ( A Sentinela 01/03/1991 pág. 28 )


QUÃO CONFIÁVEIS SÃO ESSAS VERSÕES?

As traduções que as Tjs alegam ter similaridade com a delas são na maioria traduções de teólogos liberais que nem ao menos crê em toda a Bíblia, de membros de seitas que negavam a divindade de Cristo ou traduções delas mesmas. Das milhares de línguas e dialetos em que a Bíblia está traduzida atualmente a STV conseguiu catalogar (na brochura Deve-se crer na Trindade ?) apenas nove para tentar inculcar na mente dos incautos de que sua tradução é a mais correta. Ainda na mesma página da revista supra citada, apresentam mais cinco traduções espúrias como a delas. Essas traduções aparecem citadas em parte em A Sentinela 01/06/1988 página 17 e na brochura Deve-se Crer na Trindade ? página 27.

“De modo similar, cinco tradutores da Bíblia, alemães, usam a expressão “um deus” naquele versículo. Pelo menos 13 outros usaram expressões tais como “da espécie divina” ou “da sorte semelhante a deus” Essas traduções concordam com outros trechos da Bíblia para mostrar que Jesus no céu, é sim um deus, no sentido de ser divino”


EM QUE SE BASEIA A TNM?

No livro, “Raciocínios à Base das Escrituras” na página 394 asseguram que para a tradução do N.T, chamado na TNM de Escrituras Gregas Cristãs, usou-se o texto dos eruditos ingleses, Westcort e Hort, para basearem sua tradução e também no livro ” Toda Escritura é Inspirada por Deus e proveitosa ” na página 310 acrescentam ainda que usaram este texto para assegurarem “a máxima exatidão possível”. Acontece porém, que o texto grego de Westcort e Hort não concorda com essa perniciosa tradução feita pelas TJs. Veja a opinião do próprio Westcort sobre João 1:1:

” O predicado (Deus) encontra-se na posição inicial enfaticamente, como em João 4:24. É necessariamente sem o artigo…Nenhuma idéia de inferioridade de natureza é sugerida por essa forma de expressão, que simplesmente afirma a verdadeira deidade da palavra…na terceira cláusula declara-se que ‘a palavra’ é ‘Deus’, e assim incluída na unidade da divindade” 

Veja o leitor que quando o texto grego do qual se basearam para traduzir João 1:1 não concordava com suas crenças, eles imediatamente abandonaram-no e saíram a procura de subtraduções que concordassem com o pensamento herético deles. Neste caso, Westcort e Hort, já não assegurava tanta exatidão!

Vamos analisar agora algumas versões citadas na brochura “Deve-se Crer na Trindade ?” página 27.

a) ” 1808: “e a palavra era um deus” The New Testament in an Improved Version, Upon the Basis of Archbishop Newcom’es New Translation: with a Corrected Text.”

Esta versão foi feita por um unitarista. O Unitarismo é uma seita que nega veementemente a doutrina da Trindade e conseqüentemente a Divindade de Cristo. É suspeitadíssima sua erudição.

b) “1864: “e um deus era a palavra”. The Emphatic Diaglott, versão interlinear, de Benjamin Wilson.”

Esta versão é largamente usada pela STV, entretanto elas escondem que Benjamin Wilson era Cristadelfiano. Essa seita também negava a divindade de Cristo. A propósito, em : “A Sentinela” de 01/11/1990 na pagina 6 sob o tópico “O Diabo das Escrituras” diz : ” Alguns contudo, negam a existência dum Satanás qual pessoa, preferindo dizer: “A natureza humana, com sua propensão ao pecado, é o diabo das escrituras.”*

Contudo no rodapé da referida página elas acusam os que professam tal doutrina taxando-os de seita: “Declaração oficial da crença do cristadelfianismo, uma das seitas da cristandade.”

Querem colocar o cristadelfianismo como parte da cristandade ou seja tentar confundi-la com as igrejas evangélicas, protestantes e católicas sendo que eles é que usam fartamente as idéias dos cristadelfianos através da versão de Benjamin Wilson. Mas o pior de tudo é que neste contexto, elas tentam provar que Satanás é uma pessoa e não uma influência do mal, o pecado, ou uma força, ao passo que em suas publicações fazem ao contrário em relação ao Espírito Santo, chamando-O de “a força ativa de Jeová” (Isaías 5:20). Dizem: “O Uso que a Bíblia faz de “espírito santo” indica que se trata duma força ativa controlada que Jeová Deus usa para realizar uma variedade de propósitos. Até certo ponto pode ser comparada com a eletricidade, uma força que pode ser adaptada para realizar grande variedade de operações.” e concluem: “Não, o espírito santo não é uma pessoa…” (Deve-se Crer na Trindade ? págs. 20 e 23). Podemos chamá-los com razão de verdadeiros apologistas do Diabo, ao passo que ao mesmo tempo que defendem a personalidade do Diabo, negam a do Espírito Santo, lançando mão dos mesmíssimos argumentos! Pergunto: isso não é desonestidade?!

c) “1935: “e a palavra era divina” The Bible –An American Translation, de J. M. P. Smith e E. J. Goodspeed.”

Esta foi feita por um teólogo liberal que nem ao menos cria em toda a Bíblia, e por sinal rechaçou a Bíblia das TJs em muitos pontos.

d) “1950: “e a palavra era [um] deus.” Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs.”

Esta última foi fabricada pelas próprias Tjs, portanto totalmente corrompida e tendenciosa.

Das nove traduções exibidas na brochura, essas cinco são logo de cara, suspeitíssimas pelos vários motivos expostos acima. Ademais nenhum perito da língua grega apóia esta tradução deturpada e blasfema.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

61 Comentários

Comentários 1 - 50 de 61Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. É impressionante como vcs se apegam a um único versículo e conseguem desconsiderar todo o restante das escrituras. VCS são muito tendenciosos!

  2. Então Jesus é Deus? Então o Criador do Universo(todo-poderoso, que não tem começo nem fim, o alfa o omega) foi tentado pelo diabo? E pior os Judeus mataram o Deus todo-poderoso… Isso pra mim soa meio que contraditório. Não sou TJ mas não concordo que Jesus seja o deus Javé.

    1. Amigo, Jesus, o Deus Todo-Poderoso submeteu-se a tudo isso simplesmente por um amor que ninguém, senão Ele, teve por toda a humanidade. Caso ele tivesse se negado a morrer, todos nós, sem exceção, estaríamos eternamente condenados a um inferno de fogo e enxofre.Ele sofreu tudo isso por amor. 

    2. Benedito, a Bíblia diz que Jesus esvaziou-se de si mesmo, Ele abriu mão de toda divindade para nascer como ser humano e ser humilhado por amor a nós. 

    3. vc nao conhese de biblia vc nao conhesse aciencia biblica que e a ezeger biblica ermeneutica a tnm e um retolho de biblia eles nao tem tranparencia nao sao onestos para traduzila DEus nao ensina mentir eles sao mentirosos qualque um que se enteresa estuda a ermeneutica a eseger sabera q a tnm e bale

    4. Belo argumento! inteligentíssimo! seu ponto de vista é extraordinário! nem os TJ usariam! sem comentários, desconsertou esses caras q não sabem o q falam, perdoe-os oh Senhor! Você é Ótimo! Q o Deus Verdadeiro te Abençoe!; E Vc deve saber quem É! hehehe

    5. “E pior os Judeus mataram o Deus todo-poderoso… Isso pra mim soa meio que contraditório.” 
      É tão contraditório para você quanto era para os mestres da lei ao verem Jesus crucificado, quando caçoavam dele e questionavam o por quê dele não salvar-se a si mesmo, já que era tão poderoso.

    6. O testemunho geral das Escrituras é que Cristo é Deus (Jo 1.1; 10.30,33,38; 14.9,11; 20.28; Rm 9.5; Cl 1.15; 2.9; Fp 2.6; Hb 1.3; 2 Co 5.19; 1 Pe 1.2; 1 Jo 5.2; Is 9.6). Basta ler.

    7. Leia em qqr tradução: “e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” (Fp. 2-11). A palavra grega kyrios (Senhor), é usada para referir-se tanto a Deus, ao próprio Jesus e também ao próprio nome de Deus YHWH nas traduções do hebraico

  3. Não sou TJ mas eu já dei uma pesquisada na Bíblia dos TJs e achei muito boa. Também sei que ela se baseia em alguns pergaminhos encontrado próximo do mar morto, logo ao meu ver essa tradução é mais original do que as Bíblias baseada na do Rei James.

    1. “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14)

    2. E quem disse que as outras bíblias são baseadas apenas na versão King James? A tradução Almeida por exemplo usa o texto massorético (que não tem grandes discrepâncias com os do Mar Morto).

    3. Charles T. Russel, fundador dos TJ, tentou processar um homem q disse q ele não era perito em grego, porém no tribunal Russel não conseguiu traduzir sequer um trecho em grego. O homem foi absolvido. Ou seja, a tradução Novo Mundo distorceu os textos p encaixá-los às suas convicções.

    4. Achas muito boa porque ainda não investigaste a adulteração que fizeram do texto de Romanos 13:1. Também não concordo que Jesus seja o DEUS TODO PODERO. Mas acredito que Ele é divino e muito podero também.

  4. Por que os senhores não mencionaram que a tradução do erudito William Barclay também concorda com a Tradução do Novo Mundo? Ele é tido em grande estima por estudiosos católicos e evangélicos.

    1. Sendo erudito não é sinônimo que ele vai entender a palavra de Deus,, Deus revela sua palavra para os pequeninos, os simples de coração, os humildes, os que busca a verdade, e aqueles que têm o Espírito Santo. A sabedoria humana não entende as coisas de Deus (1 Coríntios 2:11-16)

    2. Isso é o que a STV quer que vc acredite. Eles cortaram a citação de Barclay p fazer dizer o q eles queriam. Barclay respondeu em carta: “o artigo da Sentinela, através de um corte na frase que eu disse, me fez dizer o contrário do que eu quis dizer”.

  5. nem todo aquele que diser senhor senhor entrara no reino dos ceus..a fe sem obras esta morta mostreme a sua obra entao mostrarei ha sua fe.diz ha biblia .os Ts.jeova procuram pregar a palavra de Deus mas voces perdem seu tempo acusando ao inves de pregar voces sao acusadores e nao pregadores,de Deus

    1. eu acho que Jesus está precisando de bons advogados aqui na terra, para defender a causa Dele! pois se ninguem conseguir advogar essa questão, Ele, Jesus, o Juiz e advogado, perderá o atributo que Ele tem por toda a eternidade: YHWH, Exodo 3 ; O verdadeiro Deus. 1Joao 5. que absurdo:

  6. voces Tj’s não podem sequer comemorar o vosso próprio aniversário que os velhotes do Broklin caí de chicote. Se não vendem a cota de revistas tb são açoitados, e ainda deixam vosso ente querido em perigo de vida ao negar uma transf. de sangue .isso é religião?

  7. Uma desafio, alguem pode explicar por que em outros trechos usa-se artigo indefinido nas versoes em portugues quando se verte do grego para o portugues, mas justamente em joao 1:1 vertem sem o artigo? Este erro ao verter o texto grego nao ocorreu ao verter para o ingles, voces sabiam disso? Abraco.

    1. Eles violam um dos maiores mandamentos que Cristo deixou, amar o próximo como a ti mesmo,negando assim a doação de sangue isso por mim considerado uma ato de amor ao próximo …

  8. “Vinde [VÓS], desçamos e confundamos ali a sua linguagem”, Gên11:7 Neste v.v.indica Trintade, pois adequa a conjugação “vinde vós”, Se a ordem fosse para uma pessoa seria “Vem [TU].
    “não há nenhum outro deus”.Is45:14 – não existe deuzinhos como traduz Jo.1:1 a espúria TNM.

  9. Isso é pura falta de conhecimento. João 1:1 é um dos textos mais controversos do novo testamento. Como você pode ter certeza que as pessoas que traduziram a sua bíblia é que não foram tendenciosas??? Claro que não pode ter certeza, e na verdade foram tendenciosos sim.

    1. Leia em qqr tradução: “e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” (Fp. 2-11). A palavra grega kyrios (Senhor) é usada para referir-se tanto a Deus, ao próprio Jesus e também ao próprio nome de Deus YHWH nas traduções do hebraico

    2. O testemunho geral das Escrituras é que Cristo é Deus (Jo 1.1; 10.30,33,38; 14.9,11; 20.28; Rm 9.5; Cl 1.15; 2.9; Fp 2.6; Hb 1.3; 2 Co 5.19; 1 Pe 1.2; 1 Jo 5.2; Is 9.6). Basta ler.

    3. Ninguem nunca viu Deus pai, que é espírito, verbo, amor. E tb diz q o verbo se fez carne (se fez visível em Jesus). Jesus antes de vir ao mundo foi o primeiro a ser criado. Ele estava em Deus e era Deus. Em gênesis, pq vc acha q “façamos o homem à NOSSA imagem” está no plural?

    4. A Bíblia,  desde o VT, dá amplo suporte p crer na divindade de Jesus e na trindade. Por mais que os TJ queiram rebaixá-lo, q verdade é uma só.

  10. A TNM esta certa. Leia o contexto. João 1:18 (ALA) diz: “Ninguém jamais viu a Deus.” O versículo 14  diz claramente que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós . . . vimos a sua glória”. Também, os versículos 1, 2  dizem que no princípio ele estava “com Deus”. 

  11. “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com seu próprio sangue.
    At 20:28”
    Que deu seu próprio sangue? Jesus. Como Lucas o chama? Deus.

    1. na TNM eles ADULTERAM o versículo que Ele resgatou com o ´´SANGUE DO SEU PRÓPRIO FILHO´´

    2. Paz amado! O problema das TJ, é que a TNM foi adulterada neste texto. Tenho um exemplar de 2015 que está assim: […] para pastorearem a congregação de Deus, que ele comprou com o sangue de seu próprio Filho.

  12. “[…] e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
    1 Jo 5:20 O uso do “este” refere-se a Jesus Cristo, citado anteriomente, sendo denominado “verdadeiro Deus” por João.

  13. “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” II Pe 1.1
    Aqui, Pedro qualifica Jesus como “nosso Deus e Salvador”.

  14. “Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:2
    Deus deixa claro que não há outro como Ele, que seja semelhante a Ele, ou que seja Ele. Logo, só existe Ele como Deus, como verdadeiro Deus. Além de ser nossa Rocha.

    1. Nao existe outro além dEle ,concordo!! Afinal,a biblia é verdade absoluta para mim , tão verdade que concordo que Deus está em Jesus e Jesus está em Deus,assim concordo tambem que eles sao 1 então Jesus é Deus!Por terem o mesmo proposito ! 

    2. Jesus pra ser servo e vencer o pecado.
      As TJ usam passagens em q Jesus se submete a vontade de Jeová pra cumprir o Seu plano de salvação. So ha como negar a Divindade de Jesus usando a Bíblia TNM, q foi traduzida (fabricada) para sustentar essa eresia, em qq outra cai por terra

  15. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras [Jesus], e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a ROCHA;” Mateus 7:24

  16. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaias 9.6

    Aqui é profetizado o nascimento de Jesus, chamando-o de Deus Forte!

  17. “Torna para tua casa, e conta quão GRANDE COISAS TE FEZ DEUS. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes COISAS JESUS LHE TINHA FEITO.” Lucas 8.39
    Aqui, mais uma vez, o milagre é consagrado a Deus e Jesus como um só.

  18. Segundo as Testemunhas de Jeová, Jesus não faz mais milagres e se alguém diz ter sido curado por ele, foi o diabo quem fez e não ele. Aí eu pergunto: Jesus deixou de curar e passou a autoridade para o diabo? Onde está escrito isso na Bíblia?

    1. Jesus ressuscitou! Ele é o mesmo ontem,  hoje e sempre.
      Ele disse: Os sinais seguirão os que crerem’ 
      Infelizmente muitos estão usando Deus e não deixando Deus usar.
      Mas quando Jesus voltar, os sinais acabará. 

  19. Leiam a Biblia…. vou ajudar os que estao com dúvidas. Jesus (filho) Jeová (Pai) e Espirito Santo são diferentes, porém como Eles são unidos e tornam-se em um só. Isto esta longe do entendimento humano. É o poder de Deus ! O Proprio discípulo Tomé chama Jesus de Deus e meu Senhor. 

  20. Creio na Trindade sim, na natureza de Deus existem mostradas na Bíblia 3 pessoas distintas com deveres,  afazeres e sentimentos expressos. Isso difere um do outro, dá para perceber claramente a superioridade do Pai pois Jesus orava e fazia tudo que o Pai pedia.
     Porém o propósito é o mesmo.

  21. Existem coisas que as testemunhas de jeová não conseguem explicar.
    Exemplo é a da Trindade.
    Eles perguntam-se como 1=3 não pode! se 1+1+1=3, logo  1 é diferente 3 e 1 não é igual a 3.
    Quem é o homem (TJ)que dizes que podes explicar Deus na excelência?

    1. Amigo, porque simplesmente seu raciocínio não é lógico, simples assim. Dizer que 1=3 porque 1+1+1=3 é piada. Simples, amigo: 1 nunca será a mesma coisa que 1+1+1!!! Volte para as aulas de lógica, as quais você faltou.

  22. Tentem encontrar o Amor, e encontrarão o verdadeiro ensino de Jesus !!

  23. A religião nnasce dda iinterpretação, feita pelo homem, dda maneira mais cconveniente. Deus , Jeová ,Allah, JJave eexigem rrespeito e adoração. SSer ccristão eé imitar a Cristo aamando e sendo bbenevolente 

    1. Porquanto há muitos insubmissos, que não passam de tagarelas e ludibriadores, principalmente os do grupo da circuncisão. É necessário fazê-los calar, pois, motivados pela cobiça, transtornam casas inteiras, pregando o que não convém. Tito 1:11

    2. ser cristão não é ser conivente com seitas heréticas, mas sim saber refuta-las.
      principalmente os da “circuncisão” ou seja os “moralistas” (falsos).

  24. Nunca tinha visto um site com tantas contradições. Isto chama-se, falta de leitura, falta de entendimento dos textos. Pois as Escrituras Sagradas é um livro que fala de uma cultura oriental, que deve ser compreendido com a cultura oriental e não ocidental. Como falar de perversão?

    1. o artigo refere-se a “tradução novo mundo das escrituras” (tradução * russellita da Bíblia) adaptada a heresia dos testemunhas de jeová. (*charles taze russel / natan knorr / rutheford).

  25. Deus considera seus anjos como loucos … Mas tem plena confianca em seu Filho Amado
    !
    O Espirito é Deus , habita no intimo daqueles que o amam , assim como uma vida habita o interior daquela que esta para dar a luz , assim o Espirito Habita nosso interior !

  26. TSJ TOMEM CUIDADE COM O QUE DIZ EM APOCALIPCE CAP 22 VS 18 E 19.

  27. Saudações a todos participantes. Só queria dizer ao amigo Benedito Carlos que a bíblia é muito clara em dizer que Jesus teve duas natureza: a Humana e a Divina, de forma quem morreu foi Jesus homem e não Deus. Veja: Cl.2:9.

  28. Melhor Tradução do Mundo TNM !!!

    1. depende de que mundo, daquelas carinhas bucólicas que aparecem nas revistas sentinelas ???
      a TNM é uma tradução “psicografa” pelo medium espirita Joanes Greber. A edição de 15/09/1962 de A Sentinela, pág. 554 (em inglês), cita Greber como se ele fora um perito respeitável.

  29. A Cristandade em geral, leia-se igrejas católicas e evangélicas, sempre nutriram um desprezo pelo povo que leva o nome de Deus aqui na Terra, que é Jeová, o Soberano.

    1. vocês podem ser testemunhas de tudo menos de Jeová, podem ser testemunha de alguma briga, mas menos de Jeová. Nem o seu aniversário você não pode comemorar ! vocês deixam ente familiar morrer quando medico requer urgência no hospital uma transfusão de sangue. 1 Timóteo 5:8

  30. Nesse sentido, não se concentram em melhorar suas próprias traduções, praticamente intragáveis de tão mal-escritas e arcaicas.

    1. a TNM é uma tradução “psicografa” pelo medium espirita Joanes Greber. A edição de 15/09/1962 de A Sentinela, pág. 554 (em inglês), cita Greber como se ele fora um perito respeitável.

Comentários 1 - 50 de 61Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement