Esqueceu a senha?

A vitória de Abraão sobre os reis da Mesopotâmia

por Artigo compilado - qui abr 24, 12:03 am

abraao-judeu

GÊNESIS 14 – O relato da vitória de Abraão sobre os reis da Mesopotâmia é historicamente aceitável?

PROBLEMA: Gênesis apresenta essa batalha como real e verdadeira. Mas, de acordo com a Hipótese Documentária do criticismo bíblico, essa história foi um acréscimo posterior, sendo totalmente fictícia.

SOLUÇÃO: Possuímos muito pouca informação sobre este período, fora do livro de Gênesis. Por isso, conquanto não tenhamos uma confirmação arqueológica direta, não há por que duvidar do evento narrado na Bíblia. Uma dúvida assim geralmente provém de um preconceito antibíblico.

Além disso, há um suporte indireto para a validade deste relato. Um importante arqueólogo, W. F. Albright, observou que: “A despeito de nosso fracasso de até agora fixarmos o horizonte histórico do capítulo 14, podemos ter certeza de que o seu conteúdo é bem antigo. Há várias palavras e expressões não encontradas em parte alguma do restante da Bíblia e que agora são reconhecidas como pertencentes ao segundo milênio [a.C.]. Os nomes das cidades da Transjordânia também são considerados muito antigos”(Alleman e Flack, Olá Testament Commentary, Filadélfia: Fortress Press, 1954, p. 14). À luz disso, não há razão alguma para duvidar da autenticidade do relato bíblico sobre a batalha de Abraão com os reis da Mesopotâmia.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement