Esqueceu a senha?

Abraão guardou os 10 mandamentos?

por Pr. Natanael Rinaldi - dom jun 23, 12:41 am

ARGUMENTO: Gênesis 26:5: “Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis”.

Afirmam os ADV: “esse preceitos, estatutos e leis se referem aos 10 mandamentos”.

RESPOSTA: O texto não diz que esses preceitos, estatutos e leis fossem os 10 mandamentos, pelas seguintes razões:

a) A Lei foi dada 430 anos depois de Abraão (Gl.3:7). Logo, Abraão não poderia guardar o que desconhecia no seu tempo (Dt.5:1-3: “Ouve o Israel, as leis e os preceitos que hoje proclamo…”,   Na continuação dessa proclamação, entre outros estatutos, Moisés cita os 10 mandamentos, que o povo não tinha conhecimento e Abraão muito menos em sua época). Os preceitos, alguns deles, dados a Abraão:

1)     Que saísse da sua Terra (Gn.12:1),

2)     Que andasse em sua presença e fosse perfeito(Gn.17:1),

3)     Que guardasse o concerto da circuncisão (Gn17:9-11),

4)     Que ouvisse sua esposa Sara para deitar fora sua serva Agar (Gn.21:22),

5)     Que sacrificasse seu filho Isaque (Gn.22:2),

6)     Que permanecesse na terra que Deus lhe dissesse (Gn.26:2-3).

Esses foram os preceitos, mandamentos e leis que Deus deu à Abraão e nada mais, pois caso se acrescente alguma coisa além disso estamos indo além do que está escrito (I Cor.4:6), é pura especulação e acréscimo ao texto bíblico!

b) Abraão, ainda que tenha praticado os preceitos e mandamentos acima, nunca foi justificado diante de Deus por suas obras ou por guardar qualquer Lei ou estatuto, mesmo, que hipoteticamente, os 10 mandamentos (leia Rm.4).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

46 Comentários

Comentários 1 - 46 de 46Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O decalogo foi uma formalização (por escrito) das leis de Deus, logicamente nós seres humanos e o patriarca Abraão em questão, temos a lei de Deus “inscrita em nossos corações” ao nascermos.
    “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” Romanos 2:15a.
    E a lei de Deus (que é boa e santa) ficou enferma pelo pecado, então Deus mandou Jesus para nos salvar, e Ele cumpriu as exigências da lei e nos deu um “fardo leve e suave” para cumprirmos. e quanto ao sabado, não há evidências direta ou indireta que devemos guarda-lo. então o legado que temos hoje no novo testamente é:
    “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” romanos 2:15b

    1. Amigo, não foi dada a lei do sábado a Abraão, pois se fosse pra guardar Deus tinha mandado! Agora Deus mandou ele circuncidar, mas isso vcs não seguem né, por que doí né, Se Abraão tivesse realmente guardado o sábado, estaria escrito, lá, mas ja li varias vezes e não achei se quer algum trecho escrito isso!

  2. Observar o Santo Sábado, e uma questão de obediência, a DEUS, e guardar o domingo, e uma questão de desobediência, a Ele, e obedecer o deus deste mundo, do qual 90% dos que-se dizem protestantes andam de mãos dadas, tira o Sábado, o quarto mandamento. da lei moral de DEUS, e tu cometeras a quebra de todos o outros nove mandamento, Timóteo cp.2:v 10 ,

    1. Deixa eu te perguntar, sabia que pra vc guardar realmente o verdadeiro sábado, vc teria que olhar do calendário hebreu daquela época, e fazer as somas, pra saber realmente qual o verdadeiro sábado?
      O calendário hoje conhecido hj foi criado só 1582 d.c pelo papa Gregório XIII, será que ele pôs o sábado no exato dia? E Deus disse, e, 6 dias trabalharas, e no Sétimo é o dia do Senhor! vc pode trabalhar de segunda e folgar domingo que estarás cumprindo esse mandamento, ou trabalhar de terça a domingo e folgar segunda, de qq jeito está trabalhando 6 e folgando 1, agora esse sábado do calendário gregoriano, não é o verdadeiro sábado, só de nome! Alias Sabado quer dizer dia de descanso, e não sétimo dia!

  3. Obviamente,, não só Abraão, mas Adão, Noé e todos os patriarcas, pois o mandamento diz: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar.” Como é que Deus vai mandar lembrar de uma coisa que eles nunca fizeram? Veja que há um verbo e ele diz tudo! Mais fácil que isso só 2+2.

    1. Discordo…
      Cade o manda mente a Abraão para guardar o sábado?
      Muito pelo contrario lemos o mandamento da circuncisão, sera que a circuncisão sendo cerimonial e maior que o sábado sendo moral?

    2. Discordo…
      Cade o manda mente a Abraão para guardar o sábado?
      Muito pelo contrario lemos o mandamento da circuncisão, sera que a circuncisão sendo cerimonial e maior que o sábado sendo moral?
      O Gn 2’2-3, diz que Deus descansou e santificou, mas não ha mandamento para pessoas fazerem isso,

    3. Como vão lembrar de fazer algo que nunca fizeram? Simples. Digamos que eu nunca fui pagar a conta de luz da minha casa e minha mãe me pede pra fazer no dia seguinte dizendo: lembre de pagar a conta de luz amanhã.
      Não é um verbo usado só pra coisas passadas.

  4. Cada um pentecostal arruma uma desculpa: uns dizem que a lei foi abolida, outros dizem que só o sábado foi abolido, outros que o velho testamento não serve, outros que mudou o sábado pelo domingo, outros que qualquer dia serve. Vai entender esse povo! 

  5. Ah sim! Agora arrumaram outra desculpa: Tem que seguir o calendário judaico. kkkkkkkkkk… quem quer obedecer, obedece, quem não quer inventa centenas  de desculpas esfarrapadas.

    1. João Vítor, me responde 
      VC trabalha no domingo,

  6. Mas, assim diz o Senhor: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.

  7. Por que devemos guardar o sábado? O mandamento responde: “Porque em seis dias fez o Senhor Deus os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o SANTIFICOU.” 

  8. Se eu não guardar o sábado, eu não creio que Deus é o Criador. Veja que o sábado é o memorial da criação. Ele revela a posição de Deus como Criador e minha posição como criatura que necessita da graça Dele, do amor Dele. 

  9. Quando eu deixo de guardar esse dia, eu esqueço que Ele é o Criador. Quando eu digo que esse dia não serve, eu rejeito Sua maravilhosa obra da criação, quando eu digo que esse dia é maldito, eu me coloco numa posição de rebeldia. Que Ele cresça e eu diminua. Ele é Criador, e eu, criatura.

  10. Quando foi que Deus descansou de suas obras? Foi antes ou depois de ter criado Adão? A palavra do Senhor responde: Gênesis 1:27. Adão foi criado na sexta e no sábado descansou juntamente com o seu criador. Genesis 2: 1 a 3. 
    Com certeza absoluta os mandamentos já existiam.

     

  11. Abraão cobiçava ? Desobedeceu seus pais ? Abraão adorava imagens ? Abraão furtava ? Abraão tomava o nome de Deus em vão ? Abraão transgredia o sábado ? Tudo isso Abraão obedecia. A lei era oralizada e só foi positivada com Moisés.

  12. Nossa sua explicação sobre o texto é totalmente descontextualizada, imagino que você não  estuda a bíblia só ouve o que outros te apresentam. Que pena!

    1. você devia dizer isso de EGW que se auto-denominou “espirito profecia”, e que inventou uma religião despota doutrinariamente e que na sua loucura afirma que visitou outros planetas, saturno etc. pena tenho de voces adventistas que aceitam o bode azazel como co-redentor. 

  13. JCP, já vi que vc ñ conhece os adventistas! EGW não fundou a IASD. Seus argumentos são tão bobos que até um juvenil da igreja consegui rebater pela Palavra. “O maior cego não é aquele que não enxerga mas, aquele que não quer ver”. É isso que acontece com vcs pentecostais!

  14. Ei Juninho, então EGW não fundou a IASD ? então quem foi ? não se faça de desentendido. vai tentar tapear outro. também dizes “vcs pentecostais” – não sei de onde tirou isso. a história é bem clara do inicio desta seita “whiteniana” e o besteirol que ele deixou para os tolos.

  15. Bom, ai foi a bíblia contra o que a Adventista acha, supõe. Ir além do que está escrito, é achismo!

  16. Agora me expliquem como Moisés guardava a Lei de Deus antes mesmo de recebê-la???
    Da mesma forma Abraão também guardou, porque ela já existia e era passada de geração em geração de pai para filho

  17. A Lei escrita em pedra só veio em Exodo 20, e vei para que o povo não se esquecesse dela, pois muito já tinham se distanciado dela e desobedecendo a Deus. Lei com carinho os textos bíblicos pois a palavra de Deus não se contradiz e ela mesma se explica.

  18. Quanta desinformação. O termo pra leis no original  desse texto melhor traduzido é Torá… Precisa dizer que ele conhecia os 10 mandamentos?

    1. “a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a GRAÇA e a VERDADE vieram através de Jesus Cristo.” João 1:17

      Acaso, está escrito que “a lei foi dada a Abraão” ?

    2. “Veio, porém, a LEI para que a OFENSA ABUNDASSE; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;” Romanos 5:20

  19. Se não existisse lei como iam saber que Caim matou Abel? Infelizmente vemos heresias nas redes sociais, A Bíblia é clara leia apocalipse 12:17. O objetivo desse texto não é magoar ninguém mais defender o evangelho de Cristo Jesus

    1. apocalipse 12:17 não refere-se ao Mosaismo do A.T mas aos “mandamentos de Jesus” Mateus 22:37-40 e logicamente ap.12:17 não enfatiza o “sabado” porque S.Paulo descartou isso CL 2:16-17

  20. ai fica estreita a coisa hein , poxa se uns querem andar pela lei deixai ué , a biblia diz que ;CAPÍTULO 2
    1 MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

  21. ai fica estreita a coisa hein , poxa se uns querem andar pela lei deixai ué , a biblia diz que ;10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

    1. logicamente cada um anda conforme o seu livre-arbitrio, a questão seria ensinar isso e tentar “converter” por meio de proselitismo (pescador de áquario) como faz a IASD.

    2. “não adulterarás” Êx 20:14 Se você diz que guarda esse mandamento mosaico, você não será justificado ! por Jesus ratificou esse mandamento como “não adulterarás, e se olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou com ela.” Mt 5:27-28
      No A.T não contemplava olhar impuro.

    3. se qualquer um quiser justificar-se pelos mandamentos mosaicos estará no engano.

      “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por [Jesus] é justificado todo aquele que crê. Atos 13:39”

    4. No N.T os mandamentos mosaicos só valem aqueles que Jesus e os apóstolos repetiram ou ratificaram, e o “sabado” não foi contemplado CL.2:16-17. São os chamados “mandamentos de Jesus” ou “lei do Espirito”. Romanos 8:2

      vai estudar mais e tira EGW da sua mente que vc entende.

  22. A lei foi escrita em papeis por Moisés 430 anos depois, mas ja era seguida a muitos séculos pelas pessoas tementes a Deus. Deus havia dado suas leis, e preceitos de forma Oral aos seus amados
    .

  23. João 1: 17 – A lei e os profetas duraram até João Batista. Novo testamento quer dizer que o velho já não serve. Quando o Senhor Jesus morreu foi rasgado o véu. Não podemos estudar apenas aquilo que nos mostram, como sendo verdade. Precisamos ver outros pontos de vista.

  24. O que dizer de Mc 7:6-13, e Jo 15:10 O que há de errado em observar um dia sanificado pelo próprio Deus? Gn 2:3 Por que condenar pessoas que se desviam dos seus próprios interesses mundanos para louvar, comungar, descansar, evangelizar e outras coisas mais nesse dia? Isaías 58:13;56:3

    1. Mc 7:6-13, e Jo 15:10 os primeiros discípulos eram judeus e moravam em Israel, a cultura deles é toda Mosaica. Somente na Época de S.Paulo foi subtraindo cada vez mais o judaísmo, vide carta de Galatas toda. Citar Gn e Isaías não adianta, pois estamos no N.T .

    2. adventista tem só papo, não guarda sábado cousa nenhuma, por exemplo guardam :
      “não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado” (Êxodo 35:3) ???
      Ellen White viveu no século 19, o aquecimento in home era fogo na Lareira, e iluminação lamparina querosene.

    3. por acaso Ellen White ficava no frio norte-americano abaixo de zero dentro de casa sem aquecimento ? e também ficava no escuro a noite ? para quem conhece a cultura do século 19 sabe que não. ela quebrava Ex. 35:3

    4. “sabado” não é moral, foi substituido pelo descanso na fé em Jesus, “sabado” foi sombreado por S.Paulo CL.2:16-17 “sabado” não é moral como demais mandamentos ratificados por Jesus e pelo magistério dos apostolos. não precisa guardar sabado no N.T.

  25. ffffff

  26. se as leis tivessem sido dadas só à partir de Moisés estamos insinuando que a ação de caim foi uma boa ação,(porque não existia lei então ele não teria condenação nenhuma),mas Caim também já sabia a respeito das Leis de Deus. e Deus ainda lhe advertiu,Gênesis 4:6-7

  27. o que dizer de José quando foi tentado pela esposa de Faraó,ele acaso não sabia das leis de Deus? (NãoAdulterarás)Eaconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs seus olhos em José, e disse:Deita-te comigo\R.de José:como pois faria eu tamanha maldade,e pecaria contra Deus?

  28. e nunca ninguém em nenhum lugar na bíblia foi justificados pelas obras, mas sim mediante a fé!
    Pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vos e dom de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor

Comentários 1 - 46 de 46Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement