Esqueceu a senha?

Adão guardou o sábado?

por Pr. Natanael Rinaldi - ter out 25, 11:38 am

shabatt

Pergunta: Um livro publicado por Ellen Gould White, intitulado Patriarcas e Profetas, diz: “Adão e Eva ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus. …Adão ensinou a seus descendentes a lei de Deus, e esta foi transmitida de pai a filho através de gerações sucessivas!” Isso tem base bíblica? É correto esse ensino?

Resposta: Não. A forma como Deus revelou Sua vontade ao homem foi por meio da natureza, e não de mandamentos expressos. Contemplando a natureza o homem podia sentir o amor e a presença de Deus, e esta convicção o levava a amá-Lo, bem como a seus semelhantes. Isto podemos ver na citação de Romanos 1.18-21: “Os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, se tornaram nulos em seus próprio raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”.

 

Pergunta: Então esse ensino de Ellen White não tem apoio bíblico?

Resposta: Certamente que não tem apoio bíblico. Quero mais afirmar, que embora os adventistas afirmem que seus escritos são inspirados, nem eles próprios concordam com a interpretação dela sobre Adão ter guardado o decálogo e o transmitido a seus descendentes. A Lição da Escola Sabatina da IASD, 1º trimestre de 1980, p.71, edição para professores, diz: “É certo que antes do Sinai a raça humana não tinha mais que uma limitada revelação de Deus”. “…Tiveram a revelação de Deus na natureza, mas não responderam a esta revelação, sendo deste modo tidos como culpados”.

 

Pergunta: Deste modo, fica-se embaraçado para harmonizar os pensamentos, pois se de um lado a Sra. White diz que Adão e seus descendentes receberam o conhecimento do decálogo, com mandamentos abrangentes, por outro o que acabamos de ler na Revista da Escola Sabatina é muito diferente da interpretação de Ellen White. Isso é confusão religiosa, concorda?

Resposta: Não só concordo que é confusão religiosa, citando mais, que o Deus da Bíblia não é um Deus de confusão (I Coríntios 14.33).

 

Pergunta: Então o que dizer de Gênesis 26.5, que declara que Abraão guardava preceitos, estatutos e leis de Deus. Não guardou ele, por exemplo, o sábado?

Resposta: Não. Como podia ele guardar o que não tinha sido dado? Se o decálogo não havia sido dado, não poderia ele tê-lo guardado. A Bíblia declara que a lei, integrando o decálogo, foi dada 430 anos depois de Abraão, como se lê em Gálatas 3.17: “Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio 430 depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa”.

 

Pergunta: Então, responda-me: que preceitos, estatutos e leis guardou Abraão, como declara Gênesis 26.5?

Resposta: Abraão guardou os seguintes preceitos ou mandamentos de Deus:

  1. Que saísse de sua terra (Gênesis 12.1);
  2. Que observasse a circuncisão (Gênesis 17.10);
  3. Que fosse perfeito (Gênesis 17.1-2).

Agora, só por hipótese, consideremos se Deus tivesse dado os 10 Mandamentos a Adão, dizendo, por exemplo “Honra a teu pai e a tua mãe”. Tinham eles progenitores que pudessem honrar? Há mais: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Este preceito encerrava uma promessa específica para os israelitas. Só a Israel Deus deu a terra de Canaã. Atribuir também a Adão e seus descendentes este mandamento, nas condições em que ele está redigido, é dar-lhe endereço errado. Observemos agora o 4º mandamento, como se lê em Deuteronômio 5.15: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado”. Por que então o Senhor ordenou a Israel que guardasse o sábado? Para que servisse de comemoração pelo livramento do cativeiro do Egito. Finalmente, dizer que o decálogo foi dado a Adão e Eva é falar sem provas bíblicas. Para nós, também, não há um mandamento para guardar o sábado. Existe sim a declaração de que não há mandamento para a guarda do sábado (Colossenses 2.16-17).

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

29 Comentários

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Ah, então como caim sabia que estava errado ao matar Abel? Ela diz sobre a Lei de Deus, nao exatamente o decalogo. Noé veio antes de Moisés, como ele ia saber quais animais eram puros e impuros para separar Gen. 7:2

    1. Exatamente!!! Se a Lei veio existir somente no Sinai, que lei Caim transgrediu? Que lei José do Egito foi fiel quando não quis adulterar? Que lei os seguidores de Deus foram fieis ao não cometerem idolatria?

    2. Parabéns, Mateus! Esses ordinários, fazem de tudo contra a lei de Deus! Podem tranquilamente serem chamados de filhos do Diabo! Atos 13:10.

  2. vanderlei Alves qua nov 16 at 10:47 am ” …a Lei veio existir somente no Sinai, que lei Caim transgrediu?..”

    Resposta em romanos 2, respectivamente versos 14,15.

    1. Decalogo foi uma formalização, e a mesma não pode nos justificar ou nos salvar só aponta nosso erro.

      E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele [Jesus] é justificado todo aquele que crê. Atos 13:39 / ” …Quem vos acusa é Moisés ..” João 5:45

    2. também em 1 timoteo 1 ….vide verso 9

      “Sabendo isto, que a lei NÃO É FEITA para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas..”

    3. “…Jesus Cristo [mostrou] toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16B

      a salvação consiste em uma pessoa (Jesus) e não em aglomerado de normas “Meus olhos viram a tua salvação” (Lucas 2, 22-40)

    4. quem é crente em Jesus segue os mandamentos de Jesus, e a lei do Espírito e não depende do decálogo. Pois a vida de Deus já subentende a vida santa. “..Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado …” Romanos 8:2

    5. Também interessante você dizer que o decálogo não serve para nos salvar, é para apontar nosso erro! Então você está concordando com a igreja adventista! Desculpa não tinha lido isso! Pelo menos estamos concordando aqui

  3. Disse Eliseu [para Naamã] : “Vá em paz” 2 Reis 5: 19

    “Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu; e nenhum deles ficou limpo, senão Naamã, o siro.” Lucas.4:27

    1. Jesus mencionou benemerente Naamã e logo ele é um salvo. e quanto a Eliseu, só lhe disse “vai em paz” não impôs sobre Naamã guardas de Leis e sabado, simplesmente disse “vai em paz”.
      Já em no Livro de Reis vê-se um proto-evangelho da Graça de Deus.

  4. Como Abraão seria perfeito se não existisse a lei para mostrar o que é pecado?

    1. “Sabendo isto, que a lei NÃO É FEITA para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas..” 1 timoteo 1: 9

      Abraão era parricida, matricida, homicida e injusto ?

    2. nunca leu romanos 2 …. principalmente o verso 15 ?

      “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”

    3. enquanto adventista continuar interpretando a Bíblia de acordo com a interpretação da Ellen Gold White vocês estão fadados a trilhar um caminho que vos farão cair no barranco. Ela está completamente errada em todas as suas postulações teológicas.

  5. Como Deus Poderia Condena Caim A Lei Fala Não Matará Deus Viu que A Maldade Do Povo Ante do Dilúvio Era Mal Onde Fica A Lei De Deus Deus Jugados Sem Lei ???

    1. ei francisco, o homem é um ser moral ou imagem de Deus, lógico que Caim sabia que matar era uma cousa que Deus não aprovava. na Bíblia não diz que “Deus condenou” Caim, mas sim que ele viveu como réprobo, teve filhos e descendência.

    2. AGORA, A GUARDA DE SÁBADO NÃO É MORAL NO NOVO TESTAMENTO, POIS SE O CARTEIRO OU COLETOR DE LIXO TRABALHAR PARA VOCE NO DIA DE SABADO ACASO ELES ESTARIAM SENDO IMORAIS CONTRA VOCE ??? PENSA UM POUCO. EGW ESTÁ TOTALMENTE ERRADA.

  6. Esses mentirosos fazem de tudo para provar contra a lei de Deus…Eles podem serem chamados tranquilamente de vagabundos, não estudam a bíblia, daí, ficam pregando mentiras…

  7. Jesus era um vagabundo, quem salva é o sábado

  8. A pergunta cabal: Se Adão e Eva guardaram o sábado no Jardim do Eden. Quais os erros que Deus santificava deles, uma vez que Ez 20:12 ensina que o dia de sábado é um sinal que Deus santifica aquele que guarda ?

  9. ok, certamente a lei do decálogo nao estava aplicada como dez, no entanto a lei existe desde o edem e ela foi infringida por Adao e Eva quando deus disse em genesis 2:16 e 17 que de tudo poderiam comer mais da arvore do conhecimento do bem e do mal nao, isso nao era a lei se nao e´lei o que é…

    1. ô sr “lauro” … não adianta querer insistir a observância do sábado citando o ANTIGO TESTAMENTO, o sr. não percebeu que estamos no NOVO TESTAMENTO ? vae ler a carta de Paulo ao Gálatas, esses caras estavam tudo ficando judaizantes em geral e guardando sábado.

    2. Guardais dias, meses, tempos e anos. Temo que eu talvez tenha ministrado inutilmente para convosco. Galatas 4:10-11

    3. Já que citas o ANTIGO TESTAMENTO sobre sábado, VOCE GUARDA ESTE VERSO SABATICO ?

      Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado. Êxodo 35:3

      voce não guarda isso cousa alguma, nem voce, e nenhum adventista e nem EGW
      voces são SUPOSTOS guardadores do sabado.

  10. segundo gênesis,2.1a3 no setimo dia Deus descansou,como Ellen whiti pode afirma que Deus deixou odecalogo para os patriarcas cumprirem.segundo os adventistas o sabado foi criado para o homem,como se nabucodonosor não guardava,mas Deus em Jeremias 25-9 o chama de servo

    1. guarda de sábado hoje (NOVO TESTAMENTO) é falso moralismo, em Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado. – Êxodo 35:3 Será que adventista come comida fria ou crua no “sabado” ? ou EGW não acendia a lareia no frio dos EUA ? ou não acendia lamparina?

    2. larga a mão de ser falso moralismo, o sabado é uma cousa do antigo testamento para pessoas primitivas da epoca, por que então voce não dispensa o carteiro e o coletor de lixo para trabalhar pra voce no sabado ? ou dispensa a concessionaria de agua e luz no sabado ?

    3. sabatismo hoje é falso moralismo, S.Paulo apostolo dispensou isso vide colossenses 2:16-17

      adventista não guarda sabado porcaria nenhuma, falso moralismo, seguidores de G.White… maluca dos estados unidos. igual joseph smith e charles taze russel.

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement