- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Álcool: O hall da vergonha, na Bíblia

bebida

A primeira referência ao vinho se encontra em Gênesis quando Noé, após o dilúvio, criou o original suco de uva fermentado. “Então ele bebeu do vinho e ficou bêbado, e ficou descoberto em sua tenda” (Gênesis 9:21).
21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
O registro triste é que Noé bebeu e tropeçou com a sua nudez e vergonhosamente se expôs a seus filhos. Esta primeira experiência com uma nova droga terminou com uma dura maldição caindo sobre a posteridade de Noé.

Lot também bebeu, e ele foi, portanto, facilmente seduzido a ter relações incestuosas com suas filhas. “ 33 E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.”(Gênesis 19:33).

Os descendentes dessa relação tornou-se as nações de Moabe e Amom, os inimigos mortais do povo de Deus. E não há falta de evidência hoje que o álcool muitas vezes leva à imoralidade sexual, tais como o adultério, estupro e incesto.

Depois, há a experiência infame quando os filhos de Israel beberam álcool, se despiram e adoraram um bezerro de ouro (Êxodo 32:6,25). Esta “igreja social” fermentada terminou em um massacre horrível.
Ex 32:6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar. ACF2007
Ex 32:25 E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, ACF2007

Amom, outro bebedor, e filho de Davi, estuprou sua meia-irmã Tamar. Devido a esse ato incestuoso, ele perdeu a vida nas mãos de seu irmão enfurecido quando embriagado (2 Samuel 13:28).
28 E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.

Estes são apenas alguns exemplos. Para saber mais sobre as terríveis consequências que envolvem álcool na Bíblia, olhe para 2 Samuel 13:28, Jó 1: 13-19.
2Sm 13:28 E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes. ACF2007

Jó 1:13-19  13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, 14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; 15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. 17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, 19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. ACF2007

Na verdade, quando se considera o registro bíblico sobre bebida fermentada, você tem que se perguntar por que algum crente genuíno argumentaria em sua defesa?

Autor: Hélio de Menezes Silva

[1] [2]Compartilhar [3]