Esqueceu a senha?

Algumas curiosidades bíblicas respondidas

por Pr. Natanael Rinaldi - seg nov 23, 4:55 pm

Pergunta: O que o Pastor poderia nos diz sobre a amizade entre Jônatas e Davi, conforme os textos de 1 Sm. 18.1-4 e 21.6?

Resposta: Não existe indicação nas Escrituras de que Davi e Jônatas fossem homossexuais. Ao contrário, existe uma forte evidência que não eram. Davi, ao sentir forte atração por Bateseba (2 Sm. 11) revela que sua orientação era heterossexual, não homossexual. De fato, julgando pelo número de mulheres que ele teve, vê-se que estava mais voltado para a heterossexualidade. O amor de Davi por Jônatas não era um amor erótico, mas um amor fraternal (phileo). É comum na cultura oriental os homens expressarem sua afeição por outros homens, e até se beijarem em público. Jônatas não se despiu na frente de Davi, apenas deu-lhe de presente suas armas de guerra e sua roupa real (1 Sm. 18.4), como símbolo de seu profundo respeito por Davi e sua bravura ao derrotar o gigante Golias. A emoção que Davi exprimiu quando soube da morte do amigo Jônatas foi de choro e não de orgasmo: 1 Sm. 20.41: “…beijaram-se um ao outro e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais ”.

Pergunta: O que o Pastor pode nos falar sobre uma mulher chamada Raabe, que aparece na Bíblia?

Resposta: Raabe era uma prostituta da cidade de Jerico que se converteu ao Deus de Israel. Dois espias se alojaram na sua casa e foram por ela escondidos (Js. 2.1). Era realmente uma meretriz ou prostituta no sentido comum da palavra (Js. 2.2-7). Ele é uma das quatro mulheres cujos nomes são citados na genealogia de Jesus (Mt. 1.5-6). Aparece em Hb. 11.30-31 e em Tg. 2.25.

Pergunta: O que é o Calendário Elul?

Resposta: O Calendário Elul é um sistema de divisão do tempo em anos, meses e semanas. Muito antes da criação do homem, Deus forneceu a base para se medir o tempo dessa forma. Gênesis 1.14-15 nos fala que um dos objetivos dos luminares na expansão dos céus era para sinais e para tempos determinados e para os dias e anos. O início dos anos sagrado dos israelitas começava com o mês de abibe. Você pergunta sobre a palavra Elul, que aparece em Ne. 6.15 e Adar em Es. 9.19. Elul era o 129 mês sagrado, correspondendo ao mês secular 129 (correspondendo a agosto-setembro). Era a festa comemorativa da dedicação dos muros por Neemias. Adar era o 129 mês sagrado e o 6° mês do secular, corresponde a fevereiro-março do nosso calendário. Et. 9.19 fala da festa de Purim.

Pergunta: O que é Maçonaria?

Resposta: Maçonaria é uma sociedade secreta religiosa. Foi fundada em 24 de junho de 1717 na cidade de Londres, Inglaterra. A palavra maçon significa pedreiro. Maçom é um membro da Maçonaria, que é a maior sociedade secreta do mundo, possuindo, talvez 7 milhões de adeptos. O lugar onde se reúnem é chamado loja ou templo. Vários políticos do país são maçons. Um cristão nunca pode ser um bom maçom, como também um maçom nunca pode ser um bom cristão (Mt. 6.24). Aquele que se propõe entrar na Maçonaria pode fazê-lo se for convidado por dois outros maçons e crer em Deus, não pode ser ateu. Embora a Maçonaria afirme que não é religião, vários escritores maçons de renome, do Grau 339, afirmam que a maçonaria é religião. Trata-se de uma religião ecumênica, que aceita como membros pessoas de todas as religiões. Usam a Bíblia apenas como decoração da Loja, desde que a loja se situe num país cristão. Se estiver num país árabe, onde a maioria é maometana, ou muçulmana, então o livro do volume sagrado é o Corão e assim sucessivamente, pode ser o Tripitaca dos budistas, o Vedas dos hindus etc. Para interpretar a Bíblia usam a Cabala – que é uma interpretação oculta que os rabinos davam à Bíblia. O cristão admite que só há um livro sagrado verdadeiro, a Bíblia (2 Tm. 3.16).

Pergunta: O que é uma visão?

Resposta: Visão é uma cena apresentada à mente (Gn. 46.2; At. 10.3). Na Bíblia, geralmente aquele que a recebia estava em transe ou sonhava. João, no Apocalipse, passou por essa experiência (Ap. 1.10). Já o episódio de Lucas 9.28-30 não se trata de uma visão, mas de uma aparição. Pedro, em 2 Pe. 1.16, fala da sua experiência dizendo que viu com os próprios olhos, declarando-se uma das testemunhas oculares.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário