Esqueceu a senha?

Análise das Igrejas Evangélicas no Brasil

por Pr. João Flávio Martinez - dom set 16, 9:29 am

Igrejas-evangelicas-do-Brasil

O protestantismo chegou a terras brasileiras com a invasão holandesa 1624-25. Os invasores trouxeram consigo a fé reformada e a espalharam-na principalmente entre os índios.

De um inicio não tão expressivo devido à repressão católica que não admitia outra fé a não ser a implantada pelo catolicismo, as igrejas protestantes desde então, vem sendo no Brasil, mais do que em qualquer outro lugar, um fenômeno religioso que desperta o interesse de peritos nessa área devido o vertiginoso e acelerado crescimento nas últimas décadas que coloca o Brasil como segundo país no mundo em maior número de protestantes só ficando atrás dos Estados Unidos. Esse prodígio vem principalmente das igrejas pentecostais que pulou de 9,5% em 1930 para 66% do total de evangélicos em 1980 sendo liderada pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus que comporta o maior número de fiéis do país. O crescimento é tal que se continuar no mesmo ritmo,segundo estatísticas, a igreja evangélica no Brasil alcançara 50% dapopulação no ano 2045.

ANÁLISE COMPARATIVA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS 

Basicamente são três as ramificações que se apresenta no meio Protestante: tradicional, pentecostal e neopentecostal.

Tradicionais:

Compreende principalmente as chamadas igrejas históricas que tiveram origem no início da Reforma Protestante ou bem próximo dela. São elas:

· Luterana:
Fundada por Martinho Lutero (Século XVI)

· Presbiteriana: Fundada por João Calvino (Século XVI)

· Anglicana: Fundada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (Século XVI)

· Batista: Fundada por John Smith e Thomas Helwys(Século XVII)

· Metodista: Fundada por John Wesley (Século XVIII)

Pentecostais:

Compreende as igrejas que tiveram inicio no reavivamento nos Estados Unidos entre 1906-1910. As experiências do “batismo no Espírito Santo” levaram os membros que experimentaram essa experiência a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando assim outras comunidades que levaram o nome de Assembleias de Deus (não confundir com a denominação brasileira que leva o mesmo nome, enquanto que aquela é um movimento que reuniu várias igrejas que aceitavam a experiência dos dons espirituais no batismo com o Espírito Santo, esta ultima foi uma denominação fundada em terra brasileira), congregações etc…

As principais igrejas pentecostais no Brasil são:

Assembléia de Deus; Congregação Cristã no Brasil; Igreja do Evangelho Quadrangular; O Brasil para Cristo; Deus é Amor. 

· Assembléia de Deus: Fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren (1911) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil.

· Congregação Cristã no Brasil: Fundada por Louis Francescon (1910)
(O CACP classifica como Movimento Contraditório)

· Igreja do Evangelho Quadrangular: Fundada por Aimée Semple McPhersom (1950)

· O Brasil para Cristo:
 Fundada por Manoel de Melo (1955)

· Deus é Amor:
 Fundada por Davi M. Miranda (1962)(O CACP classifica como Movimento Contraditório)

Neopentecostais:

Os neopentecostais são igrejas oriundas do pentecostalismo original ou mesmo das igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos após o movimento pentecostal. Nos Estados Unidos, são chamados de carismáticos sendo que aqui no Brasil essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos pentecostais.

No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são:
Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo.

· Universal do Reino de Deus:
 Fundada por Edir Macedo (1977)
(CACP classifica como seita)

· Igreja Internacional da Graça de Deus: Fundada por Romildo R. Soares
(1980)

· Sara Nossa Terra:
 Fundada por Robson Rodovalho (1980)

· Renascer em Cristo:
 Fundada por Estevan Hernandez (1986)

Diferenças entre os grupos:

TRADICIONAIS X PENTECOSTAIS

Os evangélicos tradicionais diferem dos pentecostais apenas em relação a experiência do chamado “Batismo no Espírito Santo”. Não aceitam o “Falar em outras línguas” (glossolalia) e dão forte ênfase no ensino teológico e no trabalho social, não se preocupam com usos e costumes como vestimentas e adornos.

PENTECOSTAIS X NEOPENTECOSTAIS

Os carismáticos formaram uma outra igreja coexistindo juntamente com os pentecostais mas sem se identificar com elas. Dão bastante ênfase ao louvor e são mais flexíveis teologicamente não permanecendo estáticos na doutrina como são os pentecostais. Distingue-se também quanto aos usos e costumes. É o grupo que mais cresce atualmente no Brasil devido a um maciço investimento na mídia, como é o caso das igrejas Universal e da Graça.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

29 Comentários

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Gunnar vingren e Daniel Berg, dois suecos naturalizados americanos, falam entre eles em “profetadas” num qiarto de hotel que devem irem  para o Brasil. Não sabem onde fica…cheg ao  Brasil…já falando portugues!!!!!!!!!!!!!!! (História da AD. CPAD).

    1. Não fale assim Gilson, eles fundaram a Assembleia de Deus, denominação essa que se dividiu muito pode não ser perfeita, mas muitas vidas se achegaram a Deus através dela e foram alcançadas, por favor não zombe do que você não conhece.

  2. Gosto da Teologia e Culto das Igrejas Tradicionais ou Historicas.gostei muito do Culto das Igrejas Luterana,Igreja Anglicana,Igreja Prebisteriana e da Igreja Batista.na Verdade só Não sou Luterano ou Anglicano porque discordo do Batismo por aspersão.mais creio que essas Igrejas Seguem Jesus.

    1. Brilhante observação ,todavia analisando outros argumentos vera que a forma batismal pode se adequar ,sobre coisas culturais ,hídricas e outros quistos. So não se remove Cristo e doutrinas irrefutáveis

  3. Eu classifico a igreja Assembléia de Deus como Mercenários!

    1. Fui da A. D. por 15 anos, hoje ‘estou’ Congregacional. Não posso concordar contigo!

  4. Tem uma banda podre na Assembleia de Deus, assim como muitos maçons no meio dos tradicionais. A maioria dos índios evangélicos brasileiros é ligada à Assembleia de Deus, 31% do total ou 64.620 pessoas, provavelmente estamos de olho nas riquezas deles. Censo de 2010

    1. Qual o problema com os maçons?

  5. IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR,FOI FUNDADA PELA AIMEE SEMPLE MCPHERSON, MAS NÃO FOI NO ANO 1950 COMO RELATADO ACIMA…E SIM EM 1922!

    No Brasil..sua fundação foi em 1951, pelo Pastor Harold Willians

    1. Esqueceram de incluir o Pastor Norival Costa como fundador da Obra. Que empregou todos os seus bens para a Obra, Na época foi perseguido e preso, pois orava e Jesus curava os enfermos e salvava.

  6. EU FREQUENTO A SARA NOSSA TERRA, E EU POSSO FALAR COM TODA A CERTEZA QUE ATUALMENTE É A MELHOR IGREJA DO BRASIL
    PRINCINPALMENTE PARA O MUNDO JOVEM.. BISPO RODOVALHO E UM HOMEM DIGNO E ILUMINADO

    1. Pobre iludido
      Fui nessa igreja pra nunca mais voltar quem vê percebe que o intuito é a quantidade

    2. Triste pensamento, é complicado pensar que defendemos com tanta certeza nossas denominações e Cristo fica sendo só um coadjuvante de todo este teatro.

  7. Tô tentando postar um comentário mas não aceita!!!!
    Tá desativado novos comentários???

  8. aceita!!!!
    Tá desativado novos comentários???

  9. Paz igreja amada do senhor veja o vídeo no youtube: BRASILESCOLA: IGREJA, GOVERNO, ESCOLA, MARANATA. Neste vídeo tem um trabalho nos para igreja do Brasil realizar,. Após ver o vídeo escolha uma das igrejas que esta no vídeo leve seu titulo eleitoral e Rg

  10. Eu creio que a placa da igreja não salve, mais sim o caminho a segue, e o que renunciamos para chegar ao de fato HERANÇA do REINO DE GLORIA, porém existe poucas igreja que seus fundamentos e doutrinações nos levam a um puro e pleno contato prazeroso e fiel com Deus…!

  11. creio na palavra de deus,, sirvo au senhor ha muitos anos na assembleia de deus ,sei que aqui ha pessoas mal intencionadas, mas convenhamos existe muita gente cinceras, e sao estas pessoas que ajudam as outras a levar a cruz , afinal somos de cristo a assembleia e de deus.

  12. Jesus está voltando.

  13. Igreja Católica Apostólica Romana.
    Carrega consigo historia, tradição, cultura, arte…
    Viveu os mais confusos contextos históricos nos últimos 17 séculos. E tem uma macula superestimada por detratores, referente a inquisição. Mas nos trouxe a bíblia, a caridade e a mensagem de Cristo! 

    1. Will, você iniciou bem deveras o catolicismo tem 17 séculos, pois começou em 300 dC pelo imperador constantino. a Inquisição não foi macula superestimada, milhares de pessoas foram assassinadas pelo clero com torturas inimagináveis por isso que João Paulo II pediu perdão.

    2. a divulgação da Bíblia não era intenção do catolicismo, se não fosse os alemães Joanes Gutemberg e o Doutor Martinho Lutero muito provável estarmos na era das trevas do sacro império católico romano sendo obrigados a adorar estátuas e torturados até a morte.

    3. “Igreja Católica Apostólica Romana Carrega consigo historia, tradição, cultura, arte…”

      Ah sim deveras! mas você nem sequer menciona a cueca suja né ?! você não lê jornais e noticias, nunca ouviu falar das acusações de abusos contra infantes ? isso é arte, tradição e cultura ?

    4. Olha aqui o Sr. Will não lê jornais ? João Paulo II pede perdão pela Inquisição, mas agora tem uma meia dúzia de pseudos intelectuais católicos que começa a propalar que não houve inquisição.

      http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u73742.shtml

    5. Existe em museus pelo mundo ocidental onde há documentos e aparatos daquela época, com ferramentas das inimagináveis métodos de torturas … e agora no presente tem uma meia-dúzia de idiotas que até escrevem livros negando que houve inquisição, há provas irrefutáveis disso.

  14. Das tradicionais, pentecostais e neo pentecostal, não existe a melhor ou a pior, acredito que devemos escolher bem a semente para nosso selheiro, sou pentecostal porém estudo material tradicional, e vice versa o que não podemos aceitar são heresias! visões teologicas selecionamos o que edifica

  15. Meu Deus tanta divisão pra que mesmo!É por isso que a igreja católica é única no brasil todo.

    1. a igreja católica é única no brasil todo ??

      sr “elias”

      avá ?! só porque voce quer né ?

      faça jus ao seu nome “elias” de deixe o baal 1 Reis 19:18 e se não souber achar onde está este verso na Bíblia peça a um crente evangélico ou a um Pastor protestante que ele sabe.

    2. Católico e cara da CCB não sabem nem manusear a Bíblia pois não estudam, procuram 1 João lá em Gênesis … de tão Noob incompetente que são.

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement