Esqueceu a senha?

Apedrejamento legalizado no Afeganistão

por Artigo compilado - ter nov 26, 12:50 pm

Apedrejamento: Afeganistão pode legalizar pena em caso de adultério

O governo do Afeganistão está discutindo um projeto de lei que, se aprovado, permitirá a punição por apedrejamento em praça pública em caso de adultério. Esse tipo de punição era comum durante a época em que o Taleban controlava o país, mas hoje não faz parte do Código Penal.

Os artigos 21 e 23 de uma proposta de reforma do Código Penal, em debate no país, reintroduz a pena. “Homens e mulheres que cometerem adultério deverão ser punidos, de acordo com as circunstâncias, por uma dessas formas de punição: chibatadas e apedrejamento”, diz o rascunho do código, de acordo com a televisão do Catar Al Jazeera.

O código penal em vigor atualmente no Afeganistão já considera adultério como crime, e prevê penas de prisão aos acusados. A reforma do texto foi preparada pelo Ministério da Justiça do Afeganistão, e especifica que o apedrejamento deve ser público. Se um dos envolvidos no adultério não for casado, ele estará sujeito a pena de 100 chibatadas.

Para que o apedrejamento se torne lei, o código precisa ser aprovado no Parlamento e sancionado pelo presidente do Afeganistão, Hamid Karzai. O texto ainda não passou por nenhuma votação no Parlamento.

A medida recebeu severas críticas de grupos de direitos humanos. “É escandaloso que 12 anos depois da queda do Taleban, o governo Karzai possa reintroduzir o apedrejamento como castigo”, disse o diretor da Human Rights Watch, Brad Adams, em comunicado. “O presidente Karzai precisa demonstrar pelo menos um compromisso básico com os direitos humanos e rejeitar a proposta”.

Para saber mais o que o Alcorão fala sobre esta doutrina – clique aqui

Fonte: Época


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Interessante a noticia. Parece que o Afeganistao esta’ fazendo progresso e adotando regras prescritas na Biblia (Dt 22:13-21). So’ nao entendi se o autor do artigo esta’ elogiando (por seguir a Biblia) ou criticando o Afeganistao (com base em direitos humanos).

  2. resposta para dlw,

    acredito que o autor não está elogiando e nem criticando o afeganistão, pois lá seguem o alcorão e não a Biblia ou Dt 22:13-21.
    neste caso especifico Jesus tomou os nossos pecados então a maldição de sermos executados nos moldes do antigo testamento recaiu sobre Jesus quando foi crucificado para a nossa salvação, e para melhor entendimento leia esse evento em João 8:1-11 onde Jesus salvou uma mulher apanhada em flagrante adulterio de ser apedrejada.
    No novo testamento ou nova aliança a maldição da lei foi substituida pela misericordia e amor ao proximo, não com isso temos que concordar com adulterio, homossexualismo etc.

  3. jcp: mas e’ curioso ver que em alguns aspectos relativos a moralidade (estou me referindo a pena de morte por apedrejamento) a Biblia e o alcorao sao semelhantes. Isso me faz pensar qual seria a reacao do autor se um pais decidisse aplicar a pena de morte por apedrejamento por causa de adulterio com base na Biblia. Sera’ que e’ tao dificil perceber que a Biblia apresenta principios imorais e que a Lei era longe de ser perfeita e portanto nao foi ditada por Deus?
    Curioso tambem o fato de voce mencionar Joao 8. Voce esta’ ciente que este texto nao faz parte dos manuscritos mais antigos do evangelho de Joao e que hoje e’ consenso entre os especialistas que este texto foi introduzido mais tarde como parte das muitas adulteracoes do Novo Testamento? Entao nao, Jesus nao salvou uma mulher apanhada em flagrante.

  4. 2 resposta dlw,

    eu não concordo jamais em nada com o seu reply, bem provavel seu entendimento ser gnostico ou algo similar que faz criticas a religião ou a Biblia. entendo que há muitas divergencias, e isso é um desafio ao cristão em estudar mais e não atentar a erros grosseiros e falacias de pessoas enganadas.
    o gnostico é um ateu, tipo medroso, se por exemplo ele está numa viagem de avião e o mesmo trepida, depois que passa o susto, ele diz “graças a Deus”.
    Se voce está visitando o site deve ser porque está procurando respostas, boa sorte e que Deus o ajude.

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement