Esqueceu a senha?

“Apenas a ICAR é capaz de interpretar a Bíblia”

por Artigo compilado - dom out 04, 4:28 pm

Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa

Durante seu discurso no Comitê da Bíblia do Vaticano, que aconteceu na última sexta-feira (12), o papa Francisco rejeitou a interpretação subjetiva da Bíblia e disse que apenas a Igreja está habilitada a interpretar corretamente as escrituras.

“O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.

Esta foi uma das poucas vezes que o papa citou o Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a Constituição ‘Dei Verbum’ que falam sobre o papel da Igreja.

“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito.”

É por esta tradição que ele afirma que a interpretação da Bíblia não deve ser feita apenas de forma intelectual, devendo ser confrontada e inserida dentro dessa tradição da igreja católica.

A posição de Francisco deve desagradar católicos contestatórios e os protestantes que defendem a o direito da livre interpretação das escrituras. O que para o papa não pode acontecer.

“A insuficiência de qualquer interpretação sugestiva, ou simplesmente limitada a uma análise incapaz de acolher o significado global que tem sido construído há séculos pela tradição de todo o povo de Deus”.

Com informações G1 e site Gospe Prime em 04/10/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

41 Comentários

Comentários 1 - 41 de 41Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Qual vale mais, a palavra de Jesus ou do Papa?

      E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Mateus cap:15,6

      

    1. 2 Ts 2, 15: ” Assim pois irmãos permaneceis firmes, e CONSERVAI AS TRADIÇÕES que vos foram ensinadas, seja por PALAVRA SEJA POR EPÍSTOLA. “

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. O que está fora das Escrituras (66 livros), não provém de Deus. Essa santa tradição é um subterfúgio para justicar ensinamentos contrários a Bíblia. Os ensinamentos de Jesus foram todos fundamentados nas Escrituras (39 livros do Antigo Testamento).

    1. Então as próprias Escrituras não provém de Deus, pois onde está nas Escrituras que as Escrituras contém 66 livros?

  4. Nada de novo dentro da doutrina católica! Pra mim é mais um líder da religião católica em defesa das doutrinas de outros papas, até pq se fosse ao contrário o império papal iria cair. Como o Espírito Sto n fica preso na cabeça do papa, o ES continua ensinando sua Palavra como disse Jesus.

    1. Mas qual ES seria o verdadeiro? O ES luterano que ensina a real presença e o batismo infantil? Ou o ES batista que rejeita tudo isso? O ES presbiteriano que ensina a predestinação? Ou o ES metodista dizendo que não é bem assim?…

  5. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
    João 14:26

  6. Se a doutrina católica acha q só o papa pode revelar a Palavra isso quer dizer q o ECUMENISMO só funciona se as outras Igrejas Cristãs e a Ortodoxa for submissa ao papa ´infalível´, ou seja, mais uma vez um tapa na cara de quem acha q o ECUMENISMO é para unir os ´irmãos´!

    1. O movimento ecumênico visa levar ao outro as razões da própria fé. O fim último de todos que estão neles envolvidos é a conversão do outro (tanto católicos quanto protestantes). Só tem medo do ecumenismo aquele que não consegue sustentar as próprias convicções.

  7. O Papa apenas fez como seu predecessor:
    “(…) Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.” (II São Pedro 3, 16)

    1. INQUISIÇÃO, GUERRA CRUZADAS, E AS NOTICIAS ATUAIS DE INUMEROS CASOS DE IMORALIDADE E PEDOFILIA ISTO SÃO MÁS COMPRESSÕES ? ESSA SUA CITAÇÃO DEVERIA SER BEM APLICADO CONTRA SUA ICAR.

    2. Fabrício;
      parabéns por seu comentário.Existem sim homens deste tipo em todos os segmentos cristãos.Saber se eles admitem seus erros é que é
      não concordo com o sr jcp ao mencionar erros das instituições.nenhuma é perfeita e a dele tb não deve ser.Isso é contraproducente

  8. A pior coisa q aconteceu na historia da igreja foi constantino ter se ”convertido” a cristianismo. a época q a igreja mais cresceu foi quando ela foi perseguida. dai nasceu o catolicismo romano.

    1. Estude História para saber o quanto estás errado! Mas acho muito contraditório o sujeito condenar o Édito de Milão e logo depois protestar no Congresso contra os feriados católicos, exposição de crucifixos em repartições públicas e coisas do tipo…

    2. sr. fabricio, quem precisar estudar mais história é o sr. nunca ouviu falar da inquisição? onde milhares de pessoas foram maltratadas com torturas inimagináveis e queimadas vivas, nunca ouviu falar das cruzadas que matou muita gente ? e as noticias atuais de casos de pedofilia ?

    3. ribamar, você só tagarelou mas não “interpretou” história, a ICAR não é um segmento que “errou”, cometeu deliberadamente assassinatos a qual um dia essa prostituta bebada (do sangue) vai prestar conta para Deus.

    4. Lembre-se que o Papa Urbano convocou as cruzadas em resposta ao apelo do imperador bizantino porque os muçulmanos andavam decaptando cristãos naquelas bandas. Nem toda guerra é injusta. Quanto a Inquisição e pedofilia, quem tem teto de vidro não atire pedra no vizinho…

    5. Nossa fabricio, você é um “excelente historiador e explicador” depois deixa um autografo para mim.

  9. Homem ridículo inspirado e dominado por Demônios. Todos aqueles que são católicos não serão salvos pois estão debaixo de uma liderança amaldiçoada, idólatra e mentirosa.

    1. sr roger;
      lembre-se do que disse Jesus
      os homens darão conta, no Dia do Juízo, de toda palavra inutil que tiverem dito
      sem mais

  10. Sr Canto,
    Hoje fazem 444 anos da Batalha de Lepanto. Não fosse ela o senhor estaria gritando Allahu Akbar! Graças as Nações Católicas o senhor hoje tem liberdade para professar a fé cristã.

    1. mas que pessoa mais estranha … se não fosse “por batalhas” … por você Deus não controla a história, e sim suas batalhas … dá licença tá fabricio, obrigado pelas informações, não esquece deixar o autografo.

    2. Sinceramente, que conclusão mais maluca é essa sua: não fosse pela batalha de Jericó os judeus não chegariam a Terra Prometida; não fosse pela batalha entre Davi e Golias, Israel não prevaleceria sobre os filisteus; não fosse a batalha de Lepanto…

    3. Fabrício,
      Se vc tivesse um parente ou vivido nos tempos da idade das trevas e fosse contra um dogma do catolicismo ai seu pensamento seria outro.

  11. Quanto a liberdade de professar cada um a sua fé, se dependesse do catolicismo todas as biblias seria queimadas com seus donos. alias no próximo  dia 31 vai fazer 498 anos da reforma. o q vc açhas disso?

    1. Mas foi justamente a Igreja Católica que conservou até hoje diversos manuscritos das Escrituras (bem como toda herança cultural da antiguidade) nos mosteiros durante as invasões bárbaras.

  12. Fabricio, quer viver de “histórias” (batalhas, massacres etc) rapaz : isso não pode te salvar, vai estudar a Bíblia, e pensa um pouco, quando você for conversar com Deus (e isso todos nós vamos), Deus vai perguntar da sua vida e não de “história geral” e único advogado é Jesus.

    1. Digo o mesmo pra vc fabricio. vcs estudam Bíblia de acordo com aquilo q os padres, bispos e papas interpretam segundo sua própria conveniência. pra vc eu deixo gálatas 1:8.

  13. Fabrício, stop de blá blá blá e discussões, tem que estudar o suficiente, e não ficar entrando em detalhe absurdo, vai estudar a Bíblia, e de vez quando também vai viagem para praia curtir o sol, e não fique perdendo tempo com estória de padreco que não pode te salvar. até mais.

  14. poucas pessoas tinha coragem de defender o q criam Jeronimo savonarola, John huss, entre outros. Quanto as barbaridades feitas por calvino e muitos protestantes, poderia postar uma dezenas de artigos não só no cacp, mas em outros sites protestantes q abominam  o q ele e tantos outros fizeram

  15. Quanto aos casos de pedofilia. compare os casos entre pastores e padres e veja de onde vem a maioria. eu creio o seguinte. q a PRINCIPAL causa e não a UNICA dos casos de pedofilia entre os padres é q eles não podem se casar, pois se fosse permitido os casos de pedofilia não acabariam…

  16. mas diminuiriam bastante. E o q vc disse acima ”ser protestante é uma coisa e cristão é outra”. concordo plenamente com vc  eu defendo o seguinte. Deus não vem buscar quem estar na igreja mas a igreja pois se fosse assim todo mundo q carregasse uma biblia  ou vestisse um terno era salvo.

  17. quanto a tolerância religiosa dentro dos dois grupos, ICAR e EVANGÉLICOS se eu fosse vc não diria com tanta certeza. no meio do catolicismo existe sim muita briga e discussão quando uns não concordam com os outros…

  18. …pra terminar em quê que eu fui hipócrita. por não concordar com os dogmas do catolicismo?

  19. O que é um hipócrita? segundo o dicionario Aurélio, um hipócrita é:
    ”que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza,..

  20. qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado.” alguma vez eu mostrei ser isso?

  21. Não vou responder mais seus argumentos. não que eu não saiba responder mas porque eu não quero, mas vou te dizer uma coisa. se vc acha q outras pessoas são hipócritas aqui, não venha me colocar no mesmo saco pois em nenhum momento fui hipócrita com  seu ninguém. 

  22. Senhores preocupem-se apenas em adorar ao Deus verdadeiro.
    “Se YAHWEH é Deus segui-o, se é baal segui-o” (1 Rs 18.21)

  23. Vão todos estudar é Ciências, kkkkkkkkkkkkkkkkkk…………………

  24. ICAR não. Igreja! Que é Católica (universal), Santa (o corpo de Cristo é santo), Apostólica (sucede diretamente dos apóstolos) e Una (é apenas uma! O corpo de Cristo é um).

    Logo, IGREJA. Pois não é tuas nega.

Comentários 1 - 41 de 41Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement