Esqueceu a senha?

As comemorações de aniversários são malignas?

por Artigo compilado - seg set 18, 9:17 am

GÊNESIS 40.20-22 – As comemorações de aniversários são malignas?

A passagem nos conta que no aniversário de faraó seu padeiro-mor foi executado. As Testemunhas de Jeová (TJs) proíbem que seus adeptos comemorem aniversário, e atacam aqueles que o fazem, dizendo que a Bíblia apresenta apenas duas dessas festas, ambas de reis pagãos, faraó e Herodes, que decretaram a morte de alguém enquanto comemoravam seu aniversário (Mt. 14.6; Mc. 6.21). Alegam, ainda, que nenhum herói da fé fez tal comemoração, por isso os cristãos também não devem fazê-lo.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Vários argumentos podemos usar para refutar as TJs sobre este assunto. Gênesis 40.20-22 prova apenas que aquele faraó era maligno, e não que os aniversários são malignos. Faraó também fez algo bom em seu aniversário — declarou anistia ao copeiro-mor (Gn. 40.21), mas seria igualmente tolo alegar que os aniversários são bons, baseando-se nos bons feitos de faraó. Tanto faraó como Herodes eram reis violentos e decretavam a morte de pessoas em qualquer ocasião, e não apenas no seu aniversário. A Bíblia menciona outras ocasiões de comemoração de aniversários: os filhos de Jó faziam banquetes (Jó 1.4) e em Lucas 1.14 lemos sobre o nascimento de João Batista ser motivo de grande alegria (Bíblia Apologética, ICP, 2000, p. 51).

Além do mais, não existem nas Escrituras mandamentos para comemorar aniversários nem mandamentos contra essa prática. Não há razão para que não sejam comemorados, como todas as outras coisas “para a glória de Deus” (ICo. 10.31).

Não há nada errado em dar a devida honra a outro ser humano. A Bíblia diz: “Dai a cada um o que deveis… a quem honra, honra” (Rm. 13.7) Já que numa festa típica de aniversário não se presta culto a outro ser humano, não há razão que nos impeça de honrar os aniversariantes nessa ocasião.

Compilado e preparado pelo Pr. Edisom Miranda


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. a doutrina de “não comemorar aniversário” pelas T.J é falso moralismo.

    em reuniões de confraternização entre eles corre solto cervejada e jogo de baralho (truco).
    quero ver uma T.J escrever aqui que isso não é verdade.

  2. Sou um EX- estudante das Testemunhas de Jeová NÃO acordava muito com a proibição de se comemora Aniversario.Hoje sou um Cristão Batista e Comemoro Aniversario.

  3. Essa seita acabou com minha familia. Seita do demônio!

  4. Mais uma heresia dessa seita maligna.

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement