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As setenta semanas de Daniel

por Artigo compilado - qua jan 01, 1:24 pm

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“Como se explicam as setenta semanas de Daniel?”

A expressão correspondente no origi­nal, significa “setenta setes”. Como a mensagem do capítulo nove de Daniel abrange um longo espaço de tempo, enten­de-se que cada uma dessas semanas men­cionadas pelo anjo representa sete anos. A Bíblia usa linguagem semelhante em Levítico 25.8, onde a tradução é feita literal­mente como “semanas de anos”. Em Ezequiel 4.5,6 ocorre o mesmo fato, já que es­tes versículos tratam também de anos e utilizam o mesmo método simbólico. Portanto, as setenta semanas de Daniel com­preendem 490 anos, ou seja, setenta vezes sete anos assim explicados, segundo as opi­niões mais abalizadas: v.25 – “Desde a saí­da da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, sete semanas e sessenta e duas semanas”. Esta ordem foi dada por Artaxerxes em cerca de 445 a. C. (leia Neemias 2), sendo que as primeiras sete semanas correspondem aos 49 anos gastos na reedificação da cidade. As ses­senta e duas semanas seguintes compreen­dem 434 anos que, somados aos 49 anterio­res, totalizam 483 anos: v. 26 – “E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário”. Assim sendo, estes 483 anos culminam com a crucificação de Cristo. O povo aqui mencionado são os romanos, que dominavam o mundo contemporâneo de Jesus, e foram os responsáveis pela des­truição de Jerusalém e do Templo, no ano 70 d.C. Cumprindo-se neste último caso as palavras do Mestre: “Não ficará aqui pe­dra sobre pedra que não seja derribada”, Mt 24.2. “O príncipe que há de vir” é uma referência direta ao Anticristo, por diver­sas vezes aludido em outras passagens bíblicas, o qual se manifestará no fim dos tempos. V. 27 – “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre as asas das abominações virá o assolador, e isso até a consuma­ção; e o que está determinado será derra­mado sobre o assolador”. Neste versículo, chegamos à última fase da mensagem pro­fética, isto é, a septuagésima semana que começará após o arrebatamento da Igreja e o retorno geral dos judeus à Palestina, con­forme se observa no versículo 26. Convém salientar que este último fato já está ocor­rendo. Na ocasião, o Anticristo fará uma aliança por sete anos com Israel, e estabe­lecerá um governo mundial com base no seguimento do antigo império romano, sob a forma de uma confederação de dez na­ções: Dn 2.42,43; 7.7,8. Porém, na metade da semana, ou seja, após três anos e meio, ele quebrará o concerto, dando início à Grande Tribulação propriamente dita. “O príncipe que há de vir” então tripudiará sobre o povo israelita “até a consumação” da semana profética e, finalmente, “o que está determinado será derramado sobre o assolador”: Cristo se manifestará, segundo o relato de Apocalipse 19, e começará uma era de paz sobre a terra, conhecida como o Milênio.

Extraído do livro “A Bíblia Responde” – Ed. CPAD


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5 Comentários

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  1. Artigo muito edificante, parabéns!

  2. Essa Profecia das 70 Semanas do Livro de Daniel são uma Grande Prova de que Jesus de Nazaré é o Messias e Filho de Deus.porque se cumpriu em Jesus no Século I.

  3. porque a ref. do inicio da prof. é Neemias e não Esdras. Visto que Esdras foi no 7° ano de Artax. e Neemias foi no 20° ano?

  4. Quando acaba de explicar as 70 semanas que diz  “Convém salientar que este último fato já está ocor­rendo. ” O que isso quer dizer, pois pelo pouco que entendo ainda não chegamos na septuagesima semana ?

  5. Discordo que a tribulacao ja esteje acontecendo

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