Esqueceu a senha?

As TJs e o nascer de novo

por Artigo compilado - qui maio 14, 9:31 am

tj sangue joca

João 3.3‑7: Em resposta Jesus disse‑lhe: Digo‑te em toda a verdade: A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus. …Vós tendes de nascer de novo (Tradução do Novo Mundo).

Mesmo que estas palavras apareçam em sua própria Bíblia, as testemunhas de Jeová não acreditam que devam nascer de novo. “Isto não se aplica a mim. Diz respeito aos 144 mil ungidos. Eu pertenço à ‘grande multidão’ que viverá na terra sob o domínio do Reino”. Esta é a resposta típica que uma testemunha de­ Jeová dará quando alguém lhe perguntar se é nascida de novo. (Veja as considerações sobre João 10:16 e Apocalipse 7:4 e 7:9, para informações a respeito de suas opiniões sobre os 144 mil e a “grande multidão” de “outras ovelhas”.) A organização lhes tem especificamente ensinado que “as ‘outras ovelhas’ não necessitam de tal renascimento, porque sua meta é a vida eterna no paraíso terrestre restaurado, como súditos do Reino” (A Sentinela, edição norte‑americana, 15/02/86, p.14).

O primeiro passo é pedir à testemunha para ler com você na própria versão da Torre de Vigia o que a Bíblia realmente diz a respeito de nascer de novo em João 3:3‑15. Destaque que Jesus não permitiu exceções quando diz: “a menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus” (v.3).

Então focalize 1 João 5: 1, onde a Tradução do Novo Mundo diz: “Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus”. Pergunte à testemunha de Jeová se a expressão “todo o que crê” deixa alguém de fora.

A seguir, conduza a testemunha para Gálatas 4:5,6, onde a Bíblia explica que “Cristo veio para que nós, em nossa parte, re­cebêssemos a adoção como filhos. Ora, visto que sois filhos, Deus enviou o espírito de Seu filho aos nossos corações e ele clama: ‘Aba, Pai!”‘ (Tradução do Novo Mundo). Pergunte‑lhe se foi adotada como um filho de Deus, recebendo pessoalmente o Espírito do Filho de Deus, Jesus Cristo, em seu coração, como é descrito aqui. Em harmonia com a doutrina da Torre de Vigia, ela res­ponderá: “não!”.

Finalmente, volte‑se para Romanos 8. Primeiro, dirija a teste­munha aos versículos 14‑16, mostrando‑lhe que o capítulo está discutindo o mesmo assunto: receber o “espírito de adoção” e clamar: “Aba, Pai!” ‑ que a testemunha diz não se aplicar a ela. Em seguida recorra a Romanos, início do capítulo 8, e leia com ela os versículos 1‑7, comentando o contraste entre andar na carne e “andar no espírito”. Assim você está preparado para chegar ao ponto crucial nos versículos 8‑9: De modo que os que estão em harmonia com a carne não podem agradar a Deus. No entanto, vós estais em harmonia, não com a carne, mas com o espírito. Se o espírito de Deus verdadeiramente morar em vós. Mas se alguém não tiver o espírito de Cristo, este não pertence a ele (Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado).

Lembre à testemunha que ela admitiu que não recebeu o espírito de Cristo para habitar em seu coração nascendo de novo pela adoção como filho  de Deus.  À luz dos versículos 8 e 9, portanto, poderá chegara qualquer conclusão a não ser a de que não pode agradara Deus, e que não pertence a Cristo?

Neste ponto você provavelmente deverá reler com ela Romanos 8. Uma vez que a passagem é raramente discutida nos estudos bíblicos em classes no Salão do Reino, a maioria das testemunhas­ de Jeová não tem consciência do que a passagem diz. Mas, quando uma testemunha finalmente compreende o seu significado, isso pode ter um efeito devastador. Eu sei muito bem disto ‑ porque, quando finalmente encontrei tais versículos, depois de treze anos na organização Torre de Vigia, eles me abalaram muito. Em pouco tempo eu estava confessando minha necessidade ao Salvador e orando para receber o Espírito de Cristo em meu coração. E ‑ glória a Deus! ‑ ele respondeu à minha oração.

Não fique, porém, desapontado se a testemunha de Jeová com a qual você está conversando responder com um argumento ao invés de uma oração. No meu próprio caso, eu li Romanos 8 em um período em que várias semanas de exame de alma e intensa lei­tura da Bíblia já tinham me levado a deixar a organização. Normalmente isso leva um período considerável de tempo ‑ talvez mesmo meses ou anos ‑ para que a informação necessária penetre e produza mudanças na testemunha de Jeová. Plante cuidadosa­mente e regue pacientemente ‑ dessa forma Deus fará crescer! (I Cor. 3:6).

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.