- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Batismo Infantil: Uma prática bíblica?

batismo de bebe

Os defensores do batismo infantil tentam de muitas formas provarem que essa prática é fundamentada pela Bíblia; e uma dessas formas é o vocábulo τέκνοις (gr. teknois) contido em Atos 2:39, pois para os defensores desse batismo, o simples fato desse vocábulo TAMBÉM significar crianças, já é uma prova que recém-nascidos devem ser batizados. Todavia, quando fazemos uma exegese minuciosa sobre esse vocábulo e o seus significados em outros textos, logo percebemos que esse argumento não serve como base doutrinária. Vejamos:

1º- Quando examinamos Atos 13:33, podemos perceber que Paulo está explicando que a promessa do Messias havia sido feita primeiramente aos pais dele e dos que estavam presente; e que essa promessa havia se cumprido na época atual em que ele falava. Observem que ele diz que a promessa se cumpriu aos FILHOS (τέκνοις), se referindo a ele e aos demais judeus. Ora, se (τέκνοις) deve ser entendido com crianças, eu pergunto: Paulo era um recém-nascido?

ὅτι ταύτην ὁ θεὸς ἐκπεπλήρωκεν τοῖς➜ τέκνοις αὐτῶν ἡμῖν ἀναστήσας Ἰησοῦν ὡς καὶ ἐν τῷ ψαλμῷ γέγραπται τῷ δευτέρῳ• υἱός μου εἶ σύ, ἐγὼ σήμερον γεγέννηκά σε. (At 13:33)

2º- Outro texto que corrobora com o primeiro exemplo é o texto de 2Co 6:13
Nessa passagem Paulo está se dirigindo a uma igreja que ele já havia pastoreado e batizados muitos naquela localidade, e ele chama os membros daquela igreja de FILHOS (τέκνοις), ou seja, seriam esses recém-nascidos?

τὴν δὲ αὐτὴν ἀντιμισθίαν, ὡς➜ τέκνοις λέγω, πλατύνθητε καὶ ὑμεῖς.
(2Co 6:13 BNT)

3º- O Apóstolo João quando escreveu sua segunda epístola a senhora eleita, se referindo a igreja, ele também dedica aos FILHOS (τέκνοις); e aí, João estaria se referindo a igreja como um todos ou a recém-nascidos?

Ὁ πρεσβύτερος ἐκλεκτῇ κυρίᾳ καὶ τοῖς➜ τέκνοις αὐτῆς, οὓς ἐγὼ ἀγαπῶ ἐν ἀληθείᾳ, καὶ οὐκ ἐγὼ μόνος ἀλλὰ καὶ πάντες οἱ ἐγνωκότες τὴν ἀλήθειαν, (2Jo 1:1 BNT)

Como vimos, esse vocábulo é polissêmico, e quando aplicado em At 2:39 ele indica uma descendência , não que esses descendentes eram recém-nascidos;por isso ele deve ser aplicado dentro de um contexto, e não usá-lo para uma só forma para apoiar aquilo que eu creio, pois o batismo é uma decisão e não uma obra aplicada sem o consentimento do batizando. Como uma vez disse um pensador: Primeiro a verdade, depois a nossa opinião quanto a ela. Paz!

[1] [2]Compartilhar [3]