Esqueceu a senha?

Batismo tobogã

por Pr. Natanael Rinaldi - qua set 12, 11:31 pm

Pela internet tomamos conhecimento de uma nova forma de batismo estranha sobre a qual passaremos a comentar. Vamos à notícia: “Batismo nas águas na Bola de Neve: batismo ou diversão? Há igrejas que batizam por aspersão ou borrifação. Usam a palavra rantizo do grego, que significa aspergir ou salpicar. A palavra batismo é apenas transliterada do grego baptizo. Baptizo significa imergir ou mergulhar.

Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é baptizo, e nunca rantizo. Em Rom. 6.3-5, alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como “sepultados pelo batismo”, “plantados à semelhança da sua morte pelo batismo”, etc…

Outros exemplos são o batismo de Jesus e do eunuco (Mat 3.16; At 8.38,39), através das expressões: ”desceram à água” e “saíram da água”. Se o batismo fosse por aspersão, bastaria um copo d’água para salpicá-la na cabeça. Ao contrário, é necessário haver abundância de água para o ato batismal, pois a fórmula bíblica do batismo é por imersão.

Tanto o que batiza como o que é batizado, ambos descem às águas. A igreja Bola de Neve – que justificava suas práticas para atrair os jovens – resolveu ir mais longe. Seu batismo é feito num tobogã, no qual os membros deslizam sobre as águas até chegar embaixo e lá, dizem, serem batizados ao som de “glória de Deus!”“.

PR. NATANAEL: Essa forma de batismo chamada tobogã seria mesmo uma forma profana de celebrar o batismo? 

Sem dúvida. Não podemos esquecer de que devemos apresentar os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que o nosso culto racional e celebrar o batismo como se estivéssemos brincando num tobogã com irreverência, isto demonstra profanação como lemos em Romanos 12:1 – “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

A quem cabe a culpa pela celebração de um batismo de caráter profano: o pastor ou os batizandos? 

Certamente o pastor. Ele não pode alterar por sua livre vontade um ato sagrado como o batismo e a celebração da Ceia, ordenanças deixadas pelo Senhor Jesus para serem praticados na igreja e profaná-las a seu bel prazer.

Mesmo com a finalidade de ganhar maior número de jovens a se tornarem cristãos não tem valor essa forma de batismo? 

Não. Quando Jesus nos convida para segui-lo ele exige renúncia e expôs que isso deve nos levar à submissão. Mateus 16:- 24-26 – “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 – Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

O batismo é necessário para a salvação?

Não. O arrependimento e a fé salvadora são necessários para a salvação. Atos 3:19 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,” Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” “Paulo declarou que batizar não faz parte de evangelizar. I Coríntios 1:17 – “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã”.

As crianças recém nascidas devem ser batizadas?

Não. As crianças não têm condições de decisão e de declarar sua fé em Jesus como Salvador e Senhor e o batismo deve ser ministrado a quem tiver essa condição segundo lemos em Atos 8:36-38 – “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 – E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 – E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”

As crianças que morrem na infância são salvas sem o batismo infantil?

Sim. Pelo menos é o que nós lemos acerca de Jesus quando recebia crianças para ser por ele ser abençoadas. Os discípulos quiseram impedir, mas Jesus foi incisivo repreendendo os seus discípulos: Mateus 19:14-15 – “Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. 15 – E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali.”

Veja o vídeo:


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Paz e Graça irmãos!
    Tenho lido bastante artigos, realmente o site ta muito completo e interessante.
    Esse artigo ta muito bom! Explica muito bem o batismo!
    ….

  2. Faço parte da Igreja Bola de Neve há pelo menos 4 anos. Não me lembro de ter visto esse tipo de batismo, que para mim não faz o menor sentido. Inclusive no templo em que participo dos cultos há um batistério.
    Queria saber de que cidade é essa igreja? 
    Obrigado.
    Abraço!

  3. Faço parte da Igreja Bola de Neve ha 5 anos.
    o batismo aqui é realizado por imersão.
    o site CACP deveria se informar melhor antes de publicar tais matérias como verdade.
    Obrigado

    1. batismo cristão utilizando um aparato de piscina aquática (tobogã) é deveras um absurdo, isso é não passa de um marketing para essa denominação que também com um codinome absurdo “bola de neve”. isso vem trazer banalização ao culto batismal. “imersão” ?! seria “mergulhão”. 

    2. esse pessoal não tem mais idéias, e fica inventando essas tolices sem cabimento. 

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement