- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Boas obras são necessárias para salvação?

LUCAS 18.18-23 – JESUS ESTAVA ENSINANDO AO JOVEM RICO QUE A SALVAÇÃO É ALCANÇADA ATRAVÉS DAS OBRAS?

Os católicos romanos creem que os trabalhos meritórios são uma condição para a salvação, e esta passagem é algumas vezes citada como prova dessa ideia, uma vez que Jesus respondeu ao jovem que guardasse os mandamentos (v. 20).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Não existe nenhuma evidência, nesta ou em qualquer outra passagem, que Jesus tenha ensinado que as boas obras sejam uma condição para a salvação. A resposta de Jesus não deve ser vista como um intento de mostrar um plano de salvação, mas como uma prova da condenação do jovem. A lei não salva (Rm. 3.28), mas ela condena (Rm. 3.19; Gl. 3.24). Jesus estava procurando mostrar ao jovem que ele estava condenado diante da lei. A indisposição em dar o seu dinheiro aos pobres revelou que ele não havia sequer guardado o primeiro grande mandamento — amar a Deus mais do que ao seu dinheiro ou do que qualquer outra coisa (Mt. 22.36-37).

Além do mais, Jesus estava mostrando que até mesmo a pergunta do príncipe rico era confusa. Ninguém “faz” o que quer que seja para receber uma herança, de qualquer espécie, inclusive a vida eterna. Uma herança” é um presente, e a vida eterna é apresentada ao longo de toda a Bíblia como um presente (Jo. 3.36; 5.24; e 20.31; Rm. 6.23; IJo. 5.13), como disse Paulo em Rm. 4.4-5. A única “obra” através da qual alguém pode ser salvo é a “fé”. Quando foi perguntado a Jesus “Que faremos para executarmos as obras de Deus?” Ele respondeu: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou” (Jo. 6.28-29).

Bibliografia:

“A Importância da Ressurreição de Jesus”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

Analisando as Traduções da Bíblia, Severino Celestino da Silva, Editora Ideia, 11ª edição, 2014.

“A Ressurreição Corporal de Jesus”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

Bíblia Apologética, ICP, 2000.

Heresias e Modismos, Pr. Esequias Soares, CPAD, 1ª edição, 2006.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. Editora Petit, 2ª edição, 2001.

“O Mito do Ano 1914”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

O Novo Testamento, Haroldo Dutra Dias, FEB, 1ª edição, 2013.

“Por Que Expor os Erros das Seitas”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

[1] [2]Compartilhar [3]