Esqueceu a senha?

Bruxas e magos se reúnem em Paranapiacaba

por Artigo compilado - sex maio 24, 7:13 pm

Um grupo de 300 bruxas e magos se reúne nesta sexta-feira (24) em Paranapiacaba, em Santo André, para participar de uma procissão na Vila Inglesa da cidade. O ato faz parte da abertura da 10ª Convenção de Bruxas e Magos, que será realizado no sábado (25) e domingo (26). Os representantes da magia vão percorrer as ruas estreitas de paralelepípedo a partir das 20h, saindo do Locobreque, na parte baixa da vila, onde será montado um altar para Santa Sara.

A convenção, segundo a organizadora do evento, a bruxa Tânia Gori, tem o objetivo de desmistificar o trabalho da magia. “Nós queremos que as pessoas venham e busquem harmonia e tranquilidade. No começo, na primeira edição da convenção, poucas pessoas vieram, muita gente se assustou com a nossa presença. Paranapiacaba era muito isolada e as pessoas que viviam aqui também eram assim, mas aos poucos fomos quebrando tabus e mostramos que bruxaria não é do mal e sim do bem.”

Ainda segundo Tânia, a primeira edição da convenção contou com a presença de 25 pessoas. “Hoje a gente espera mais de 15 mil participantes. Isso é uma vitória”, disse ela.

A função didática do evento, de acordo com Tânia, que também é responsável pela Universidade Holística Casa de Bruxas, em Santo André, tem o objetivo de manter a curiosidade das pessoas sobre a magia, mas de forma correta. “Não somos como a bruxa de João e Maria, da Branca de Neve, como a Bruxa do Mal. Infelizmente fomos colocadas como vilãs na maioria da literatura infantil, mas ainda consigo ver o lado bom. No caso da bruxa da Branca de Neve, se ela não tivesse envenenado a maçã, acredito que Branca de Neve estaria solteira até hoje, sem o seu príncipe encantado.”

Para Tânia, os livros e o cinema ajudaram a despertar o interesse das pessoas pela magia. “Eles abriram  a mente das pessoas sobre a bruxaria, isso começou de forma pioneira pelos livros de Paulo Coelho. Mais recentemente com os filmes e livros de J.K. Rowling, que trataram da história do bruxo Harry Potter. Estes filmes, no entanto, tiveram seu legado positivo, mas também fortaleceram a mística de que bruxo solta raios com a varinha, voa de vassoura. Nós não fazemos isso.”

Nesta sexta-feira, as bruxas e os magos farão uma celebração para o povo nômade e cigano, que tem a Santa Sara como padroeira. “Vamos fazer um ritual de harmonia por meio da cultura do povo cigano e todos estão convidados”, explicou Tânia.

No sábado, a abertura da convenção terá palestras no Clube União Lyra-Serrano, com a apresentação de dança do grupo Casa de Bruxa. Em seguida, o xamã e escritor Léo Artese vai falar sobre o xamanismo e a cultura indígena.

No domingo, a programação começa às 9h, com o ciclo de palestras no clube. Na Associação dos Monitores Ambientais (AMA), responsável por realizar passeios em trilhas pela vegetação local, uma das palestras vai falar da rota histórica indígena tupiniquim, que liga o litoral ao planalto paulista. O evento terá a participação do professor Eduardo Pin e do mago Humberto Zambetti.

Além das palestras, a convenção também terá a Casa Xamânica, na Rua Rodrigues Alves, 470; a Feira de produtos exotéricos no Antigo Mercado; além da Central de Atendimento de Oráculos na Casa 29, ao lado do Antigo Mercado.

Para saber mais sobre a Bruxaria – clique aqui

Matéria extraída do site G1 en 24/05/2013

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Queira Deus Pai e o Espirito Santo revelar Jesus para essas pessoas, porque o engano é muito grande.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário