Esqueceu a senha?

Cabelos longos ou curtos para os homens?

por Norman Geisler - seg set 24, 12:02 pm

O voto de nazireado não contradiz a proibição de cabelos longos dada por Paulo?

Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça. NM 6.5

PROBLEMA: Paulo afirmou ser contra a “natureza” homens terem o cabelo longo (1 Co 11:14). Mas o voto de nazireu exigia que a pessoa jamais cortasse o cabelo.

SOLUÇÃO: A regra geral era de que os homens não deveriam se vestir como mulher (veja os comentários de Deuteronômio 22.5), nem terem cabelo comprido como as mulheres (veja os comentários de 1 Co 11.14).

Qualquer exceção seria decorrente ou de uma perversão (como por exemplo do homossexualismo), ou de uma necessidade imperativa (saúde, segurança), ou de uma santificação especial. O voto de nazireu enquadra-se nesta última situação, e é uma exceção que contribui para estabelecer a regra. Deus queria distinguir os sexos para fins de conveniência social e moral. Entretanto, um voto especial de dedicação a Deus, que envolvia ter cabelos compridos, mas não usar roupas de mulher, certamente não afetaria o espírito do propósito divino de manter os sexos bem distintos. Ninguém com más intenções de querer confundir os sexos por razões perversas se disporia a fazer tal voto espiritual de auto-sacrifício.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Levítico 19:27
    Assim se você desobedecer uma lei criada pelo o homem nem que seja Pequena não terá sua punição? E porque com as leis do criador de tudo o que há na terra e que tudo pode Será diferente? Lei é lei e foram criadas para serem compridas, e nenhuma lei é criada e depois tirada.

    1. Já que você está em “Levíticos” então por que você não cumpre Levíticos 25 ? fica um ano sem trabalhar e vê no que dá a sua vida.

      aprenda Gálatas 5:4

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement