- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Calebe matou os filhos de Enaque ou os expulsou?

Israel jerico_queda1

JUÍZES 1.20 – Calebe matou os filhos de Enaque ou simplesmente os expulsou?

PROBLEMA: Em Juízes 1:10, os três filhos de Enaque foram “feridos” por Judá. Mas no versículo 20 é dito que eles foram simplesmente expulsos de Hebrom, o que Josué 15:14 também afirma. O que aconteceu com os filhos de Enaque?

SOLUÇÃO: Há duas posições quanto à resposta a esta questão. Uma delas admite que estas duas passagens referem-se ao mesmo evento, ao passo que a outra sustenta que elas se referem a dois acontecimentos distintos.

Mesmo Evento. De acordo com esta posição, os filhos de Judá foram liderados por Calebe. Assim, uma passagem estaria se referindo aos homens que atuaram e a outra, àquele que foi o líder daquela ação. Além disso, a palavra hebraica que foi traduzida pelo verbo “expulsar” na realidade tanto pode significar “pôr para fora” como “destruir”. Neste sentido, eles foram expulsos não somente da terra de Judá, mas também deste mundo.

Eventos Diferentes. De acordo com esta visão, os primeiros capítulos de Juízes não estão escritos numa ordem cronológica, sendo quase uma repetição, palavra por palavra, do texto de Josué 15:13-19. Sendo assim, os eventos poderiam ter ocorrido da seguinte maneira: quando Josué conquistou a terra, os filhos de Enaque foram simplesmente expulsos. Tempos depois das campanhas iniciais, Judá estabeleceu-se na terra e Calebe e seus homens então os mataram.

Qualquer uma dessas posições resolve a dificuldade.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe

[1] [2]Compartilhar [3]