Esqueceu a senha?

Calvinismo versus Arminianismo

por Pr. Aureo Ribeiro - sáb nov 16, 5:55 pm

O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como “os 5 pontos do Calvinismo” (TULIP em inglês):

1 – Total Depravity (Depravação total) – Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;

2 – Unconditional Election (Eleição incondicional) – Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;

3 – Limited Atonement (Expiação limitada) – Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;

4 – Irresistible Grace – (Graça Irresistível) – A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;

5 – Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) – Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.

O Arminianismo é o sistema de Teologia formulado por Jacobus Arminius (1560 -1609),  teólogo da Igreja holandesa, que resolveu refutar o sistema de Calvino.

Armínio apresentou seu sistema em 5 pontos:

1 – Capacidade humana, Livre-arbítrio – Todos os homens embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece (por meio da Graça Preveniente);

2 – Eleição condicional – Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé em Cristo;

3 – Expiação ilimitada – Cristo morreu por todos os homens e não somente pelos eleitos;

4 – Graça resistível – Os homens podem resistir à Graça de Deus para não serem salvos;

5 – Decair da Graça (remonstrantes que propuseram isso, Armínio acreditava na doutrina da Perseverança dos Santos) – Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na fé até o fim.

O sistema teológico de Armínio foi derrotado no Sínodo de Dort em 1619 na Holanda, por  ser considerado anti-bíblico.

Hoje o Arminianismo é o sistema teológico adotado pela  maior parte das igrejas evangélicas.

 

TABELA COMPARATIVA ENTRE OS DOIS SISTEMAS TEOLÓGICOS

ARMINIANISMO

CALVINISMO

1

1

Livre-Arbítrio ou Escolha Humana

Incapacidade ou Depravação Total

Embora a queda de Adão tenha afetado seriamente a natureza humana, as pessoas não ficaram num estado de total incapacidade espiritual. Todo pecador pode arrepender-se e crer, por livre-arbítrio, cujo uso determinará seu destino eterno. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é regenerado depois de crer, porque o exercício da fé é a participação humana no novo nascimento. (Is 55:7; Mt 25:41-46; Mc 9:47-48; Rm 14:10-12; 2Co 5:10)O homem natural não pode sequer apreciar as coisas de Deus. Menos ainda salvar-se. Ele é cego, surdo, mudo, impotente, leproso espiritual, morto em seu pecado, insensível à graça comum. Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e fazendo-o ressuscitar espiritualmente, o homem natural continuará morto eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18; 1Co 2:14; Ef 1:3-12; Cl 2:11-13)

2

2

Eleição Condicional

Eleição Incondicional

Deus escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do mundo, baseado em Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a salvação e predestinou os salvos. A salvação ocorre quando o pecador, tocado pela Graça, escolhe a Cristo. O pecador deve exercer fé, para crer em Cristo e ser salvo. Os que se perdem, perdem-se por livre escolha: não quiseram crer em Cristo, rejeitaram a graça auxiliadora de Deus.
(Dt 30:19; Jo 5:40; 8:24; Ef 1:5-6, 12; 2:10; Tg 1:14; 1Pe 1:2; Ap 3:20; 22:17)
Deus elegeu alguns para a salvação em Cristo, reprovando os demais. Aos eleitos Deus manifesta a Sua misericórdia e aos reprovados a Sua justiça. Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos. Resolveu soberanamente salvar alguns homens (reprovando todos os demais) e torná-los filhos adotivos quando eram filhos das trevas. Teve misericórdia de algumas criaturas, e deixou as demais (inclusive os demônios) entregues às suas próprias paixões pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus. A fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus. (Ml 1:2-3; Jo 6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33; 9:16; 11:5-7; Ef 1:4-5; 2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4)

3

3

Redenção Universal ou Expiação GeralRedenção Particular ou Expiação Ltda
O sacrifício de Cristo torna possível a toda e qualquer pessoa salvar-se pela fé. Só serão salvos os que creem nEle –  todos os que creem, serão salvos. (Jo 3:16; 12:32; 17:21; 1Jo 2:2; 1Co 15:22; 1Tm 2:3-4; Hb 2:9; 2Pe 3:9; 1Jo 2:2)Segundo Agostinho: a graça de Deus é “suficiente para todos, eficiente para os eleitos”. Cristo foi sacrificado para redimir Seu povo, não para tentar redimi-lo. Ele abriu a porta da salvação para todos, porém, só os eleitos querem entrar, e efetivamente entram. (Jo 17:6,9,10; At 20:28; Ef 5:15; Tt 3:5)

 

ARMINIANISMO

CALVINISMO

4

4

Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito SantoA Vocação Eficaz do Espírito
ou Graça Irresistível
Deus faz tudo o que pode para salvar os pecadores. Estes, porém, sendo livres, podem resistir aos apelos da graça. Se o pecador não reagir positivamente, o Espírito não pode conceder vida. Portanto, a graça de Deus não é infalível nem irresistível. O homem pode frustrar a vontade de Deus para sua salvação.
(Lc 18:23; 19:41-42; Ef 4:30; 1Ts 5:19)
Embora os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível: acaba convencendo o pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova vida, e santificando-o. O Espírito Santo realiza isto sem coação. É como um rapaz apaixonado que ganha o amor de sua eleita e ela acaba casando-se com ele, livremente. Deus age e o crente reage, livremente. Quem se perde tem consciência de que está livremente rejeitando a salvação. Alguns escarnecem de Deus, outros se enfurecem, outros adiam a decisão, outros demonstram total indiferença para as coisas sagradas. Todos, porém, agem livremente. (Jr 3:3; 5:24; 24:7; Ez 11:19; 20; 36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl 2:13; Hb 12:2)

5

5

DECAIR DA GRAÇA

PERSEVERANÇA DOS SANTOS

Embora o pecador tenha exercido fé, crido em Cristo e nascido de novo para crescer na santificação, ele poderá cair da graça. Só quem perseverar até o fim é que será salvo. (Lc 21:36; Gl 5:4; Hb 6:6; 10:26-27; 2Pe 2:20-22)Alguns preferem dizer “perseverança do Salvador”. Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente. Quando ímpio, estava morto em pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor, e a graça salvífica de Deus infundiu-lhe fé em para crer em Cristo e obedecer a Deus. Se todo o processo de salvação é obra de Deus, o homem não pode perdê-la! Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação. Poderá até pecar e morrer fisicamente (1Co 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram de novo, jamais se converteram. (Is 54:10; Jo 6:51; Rm 5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp 1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25)

SÍNODO DE DORT

(foi rejeitado)

SÍNODO DE DORT

(foi confirmado)

Este foi o sistema de pensamento contido na “Remonstrância” (embora originalmente os cinco pontos não estivessem dispostos nessa ordem). Esse sistema foi apresentado pelo arminianos à Igreja na Holanda em 1610, mas foi rejeitado pelo Sínodo de Dort em 1619 sob a justificativa de que era anti-bíblico.Este sistema de teologia foi reafirmado pelo Sínodo de Dort em 1619 como sendo a doutrina da salvação contida nas Escrituras Sagradas. Naquela ocasião, o sistema foi formulado em “cinco pontos” (em resposta aos cinco pontos apresentados pelos arminianos) e desde então tem sido conhecido como “os cinco pontos do calvinismo”.

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

84 Comentários

Comentários 1 - 50 de 84Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Martinho Lutero deu “água potável e fresca” para o povo sedento beber que foram as teses e reforma protestante, então tempo depois veio João Calvino, continuou a dar de beber ao povo, ao invés de somente água, deu uma “laranjada com gelo” com a tese da TULIP, esse argumento mostra um Deus “paizão” onde ele já preparou tudo, e é só desfrutar, agora sorte de quem foi eleito e azar de quem foi condenado. (coitado então do Judas Iscariotes, foi escolhido para apostolo, mas foi pré-destinado a traidor (?!)
    Quanto a escola de Jacobus Arminius, é a sensata, não dele, mas da Bíblia. Arminius tentou fazer uma reforma anti-calvino, mas lógico que na Holanda que é berço do calvinismo iriam reprova-lo. Jesus disse: “vigie e ore para não cair sob tentação.” com isso fica bem claro que os crentes precisam estar atentos e cuidar de suas vidas espirituais, este v.v. responde bem aos calvinistas “DEUS AMOU O MUNDO TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO PARA TODO AQUELE QUE CRÊ NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA…” João 3:16

    1. Quanta incoerência histórico-teológica. Não sabe nem do que tá falando.

    2. Maicon Custódio,

      se descobrisse que VOCE não é escolhido mas predestinado ao hell, que você faria? seria arminista? ou continuaria sendo calvinista.?

    3. Sobre Judas… Jesus escolheu errado? Falhou? “Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
      João 6:70”

  2. A maior diferença entre o calvinismo e a maioria das igrejas é a doutrina da predestinação. então o calvinismo poderia ser considerada uma seita?

    1. Não. Calvinismo não é uma religião ou denominação, mas um sistema de pensamento e interpretação da Escritura adotado por algumas denominações. SDG

    2. ok Marcos custodio. erro por minha parte entendi, obrigado por responder.

  3. eu não diria que o calvinismo é uma seita, foi uma coisa importante para epoca em que foi criada (século 16) onde os iniciais cristãos protestantes queriam se distanciar cada vez mais da Igreja católica.
    Hoje todos nós temos Bíblia em mãos, e livros e manuais bíblicos, e diversas fontes para estudar. o calvinismo é um erro, alguém errou, talvez não nem foi Calvino, mas os seguidores.
    Quem segue ou não o calvinismo e seno a pessoa de Jesus tem a salvação, independente de qual destas duas escolas teologicas optou.
    Já está na hora de certas igrejas, sejam lá tradicionais ou pentecostais rever os conceitos e alinhar um entendimento mais coerente sobre estas escolas.

    1. Neste meu comentário nov 2013 eu não tinha estudado sobre o calvinismo, e ratifico a opinião inicial, o calvinismo é uma seita, e o este ensino tem implicação espiritual grave em aceitar a heresia, que descredencia todo amor de Deus, tachando-o de limitado, sectário e obtuso.

    2. Não só o calvinismo cometeu erros mas também arminianos.É muito importante antes de estudar qualquer destas escolas estudarmos um pouco mais de hermenêutica para não cometermos tantos erros de interpretação. 

    3. jcp, parabéns pelo comentário coerente, as duas linhas Teológicas são Bíblicas e caminham lado a lado até a eternidade e o Senhor Deus em sua onisciência saberá aprecia-las.

  4. resumindo todas tiveram sua importância na história da igreja

  5. O Arminianismo é herege e destrutivo, pois se a pessoa perde a salvação consequentemente esta não depende única e exclusivamente de Cristo, mas da pessoa também, ou seja a salvação é por “fé e obras”, ou seja heresia pura!
    Efesios 2:8-10

    1. dê que obras, Sr. José, o texto de Efésio 2.8-10 se refere? Não tem nada a ver com aceitar ou rejeitar a Cristo e sim com cumprir a Lei de Moisés.

    2. e quem foi que disse que no plano divino da salvação,não estão incluídas as obras,a salvação é pela graça mediante a fé,e a maior manifestação de nossa fé,são as nossas obras!!!
      tiago 2;14- 26

    3. O Arminianos ensina que ninguém perde a salvação, pois nossa segurança é Cristo. Agora se a pessoa abrir mão da salvação, isso não é culpa do Senhor. Ou Adão não abriu mão de sua comunhão com Deus ao pecar deliberadamente?

  6. Sr.José, se és contra o “armi”, então suponho ser voce calvinista. minha pergunta favorita ao calvinista é : ” – e se voce descobrisse que não é eleito, mas predestinado a perdição, o que voce faria? abraço cristão.

    1. Acabou com Calvino! kkkkkkkkkkkk

    2. Sro. Jcp, existe aquele versiculo que fala que o Espirito de Deus testifica com o nosso de que somos filhos de Deus. Se Paulo tinha certeza da sua salvação, porque nós não poderemos ter? Não sabemos quem são os salvos, por isso temos que pregar o evangelho.

    3. Geane, quanto ao seu comentário te dou toda a razão, mas dizer que Deus “salva” por eleição e predestinação arbitraria é uma cousa anti biblica. A salvação está disponivel para todo ser humano que quiser, leia João 3:16 com a perspectiva do Amor incondicional e sem acepção de Deus.

    4. Geane, Jesus não mandou “saber” quem é os salvos, pois isso não existe, é mentira calvinista.
      Jesus mandou os discipulos ir e pregar a toda as pessoas, QUEM CRER, será salvo. preciso citar o v.v.? Ele não mandou fazer “unit detach” das pessoas do mundo. 

    5. Aqueles que não são predestinados a serem eleitos, Deus não permite a pessoa nascer de novo em Cristo Jesus. 

    6. jcp Nós pregamos a Palavra a todos, mas somente os escolhidos a receberão!!!!

    7. O problema não é se é Calvinista ou Arminianista amado, é a lógica, imagina a salvação eterna depender exclusivamente do homem, isso é ilógico, é o Senhor Deus quem opera a salvação a quem ele quer, sua regeneração se dá pela vontade de Deus e sua soberania, glorias a Deus por isso.

  7. Armínio nunca apresentou estes pontos! O arminianismo clássico é totalmente diferente. Sugiro a leitura do livro “Teologia Arminiana”, de Roger Olson, para que saibam qual o verdadeiro pensamento arminiano. Antes de falar do pensamento de alguém, tenha certeza que o compreendeu.

    1. Exatamente isso, os cinco pontos não foi apresentado por Armínio, mas seus seguidores, que formularam os cinco pontos. Ambas as escolas teológicas se baseiam nas Sagradas Escritura, elas caminharão lado a lado até a eternidade, e Deus em sua infinita sabedoria irá julga-las.    

  8. Sugiro que vejam o vídeo “QUE AMOR É ESTE?”, de Dave Hunt, disponível no Youtube.

  9. A arminianismo pode ser representado pelo acrônimo FACTS:
    Freed by Grace (to Believe) – Livre pela graça (para crer)
    Atonement for All – Expiação para Todos
    Conditional Election – Eleição Condicional
    Total Depravity – Depravação Total
    Security in Christ – Segurança em Cristo.

  10. Caros irmão é perca de tempo colocara as nossas esperanças de salvação nesses 2 homens que na quela época teve as suas histórias…nos deveria nos deixar essa tese de lado e ser uma igreja unica aceitando Jesus como salvador….pela ajuda do Espirito Santo nos convencendo do pecado 

    1. Correticissimo seu Reginaldo Carvalho

  11. Continuando…..se não crerem ambos estarão condenados, tanto um como outro consegue refutar um outro de forma bíblica então ambos estão certos ou errados, o certo é aceitar Jesus como senhor e Salvador se tornando nova criatura em Cristo anunciando o evangelho da salvação 

    1. o sr. está querendo por panos quentes no assunto e ou agradar gregos e troianos, de fato precisa-se pregar Jesus Cristo, mas se Paulo fosse atentar a essa sua filosofia como ele poderia ter escrito a carta aos galatas ? como não consegue-se refutar o adventismo ?! consegue sim ..

    2. última forma … não é adventismo. e sim calvinismo…sorry !  o calvinismo é um cavalo morto, talvez nem adianta chutar muito. (é muito refutavél e é até fácil).

  12. Fernanda qui ago 27 at 2:42 pm “jcp Nós pregamos a Palavra a todos, mas somente os escolhidos a receberão!!!!”
    Onde está escrito isso na Bíblia? Calvino criou um deus obtuso, na Bíblia fala claramente em João 3:16 que para todos e qualquer pessoa pode ser salva recebendo a Jesus.

    1. Leia Romanos 9

  13. Fernanda qui ago 27 at 2:40 pm Aqueles que não são predestinados a serem eleitos, Deus não permite a pessoa nascer de novo em Cristo Jesus. 

    Fernanda, Esse seu deus calvinesco é muito ruim, e se voce não é uma eleita e for predestinada para o inferno … o que você faria ? 

    1. A Bíblia em João 3.16, diz todo aquele que Nele crê, não diz todos, no plural.

  14. Há um termo usado na teologia que chamamos de antinomio que significa duas verdades que embora pareçam antagônicas não podem ser rejeitadas.Em  relação ao texto de Jo 3.16…todo aquele que nele crê… e não toda humanidade pois senão todos deveriam ser salvos.

       

    1. Todos que CRERAM, sim

    2. sr. “evangelista” wilson… o sr. não leu todo verso…”Deus amou o mundo” PARA QUE TODO AQUELE QUE CRÉ NÃO PEREÇA.

      deixe de ser desonesto ! o calvinista prega como “arminio” depois que faz um discipulo, vem então e fala que existe “calvinismo”…que desonestidade !!!

    3. Amou ao MUNDO para que todo aquele (qualquer um do mundo) que crer (aceitar, se envolver, der ouvido, se santificar, se arrepender)… Os calvinistas enrolam para apoiar sua heresia. João 3:16 é simples além da conta.

  15. Existe uma lei na Física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. “Graça” e “Livre-arbitrio” miraculaosamente ocupam lugar na vida do cristão! Mais uma dessas coisas loucas que Deus faz. Mistério tão difícil de compreender quanto a Teologia da Trindade! 

  16. O arminianismo está explicado erroneamente neste artigo. O homem, sem a capacitação da graça de Deus, é incapaz de crer no Senhor. Cade a depravação total do arminianismo? O que está sendo afirmado acima é semipelagianismo.

    1. a escola arminio não defende a depravação total isso é coisa de calvinista.

      http://www.cacp.org.br/o-que-nao-e-depravacao-total/

    2. os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
      Rm 2:14,15

    3. aqui está a prova que não há depravação total.

      “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos” Mt.7:11

  17. Fernanda qui ago 27 at 2:40 pm
    Aqueles que não são predestinados a serem eleitos, Deus não permite a pessoa nascer de novo em Cristo Jesus.

    Fernanda qui ago 27 at 2:42 pm
    Nós pregamos a Palavra a todos, mas somente os escolhidos a receberão!!!!

    1. Aonde está na Biblia essas suas afirmações? você nunca leu João 3:16 ?

      Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
      este verso literalmente é um tiro no cérebro do calvinismo.

  18. Ray Henrique qui ago 04 at 8:18 pm
    Sobre Judas… Jesus escolheu errado? Falhou? “Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
    João 6:70″

    1. “…de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.” atos 1:25

      Vê se estuda mais a Bíblia antes de falar tanta bobagens. Jesus escolheu bem, mas Judas desviou-se por si mesmo (livre-arbitrio e não automato ). calvinismo trabalha em grande erro.

  19. Sebastiao di Paulaqui nov 24 at 10:15 am jcp, parabéns pelo comentário coerente, as duas linhas Teológicas são Bíblicas e caminham lado a lado até a eternidade e o Senhor Deus em sua onisciência saberá aprecia-las.

    desculpe Sebastião, mas o calvinismo não é bíblico.

  20. sdp seg dez 19 at 9:29 am A Bíblia em João 3.16, diz todo aquele que Nele crê, não diz todos, no plural.

    sr. sdp, não seja fingido … a conjugação da palavra “todo” é em cima do pronome individual “aquele” por isso não está no plural. Jesus salva o individuo.

    1. o calvinismo se apoia na “soberania” de Deus, mas acontece que Ele nunca disse “Deus é soberania” mas disse “Deus é Amor” 1 joão 4:8

    2. sr sdp, não tenha medo de João 3:16, este verso não vai morde-lo.

      Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
      João 3:16

  21. sdp seg dez 19 at 9:29 am imagina a salvação eterna depender exclusivamente do homem, isso é ilógico, é o Senhor Deus quem opera a salvação

    essa afirmação sua é uma inverdade, é só ler João 3:16 verá que a salvação vem de Deus através do seu amor para “todo aquele” que crê.

    1. o calvinismo transformou a salvação de Deus num tipo de roleta russa onde ele decide arbitrariamente de acordo com seu bom prazer pela sua soberania … isso não tem na Bíblia em lugar algum. e vai em total desacordo completo quanto a João 3:16

  22. sdp sex dez 30 at 11:48 am Ambas as escolas teológicas se baseiam nas Sagradas Escritura, elas caminharão lado a lado até a eternidade, Deus em sua infinita sabedoria irá julga-las.

    o calvinista não gosta deste verso bíblico João 3:16, Como então podemos andar lado a lado ?

  23. A verdade é uma só , a salvação não é para todos , como diz Jo 3:16 é para todo que nele cre , e nem todos creem, agora o porque que alguns creem e outros não, o Calvinismo diz que se da devido a Eleição e isso tem base biblica, agora o que Arminio diz que é devido ao “Livre Arbitrio”.

  24. No caso “Livre Arbítrio” Deus não é tão Soberano assim de modo que fica dependente da vontade da criatura para poder agir ou não, limitando assim seu PODER. A Salvação depende totalmente de Deus e não do homem que é morto em seus delitos e pecados. Romanos 3:10

  25. Luciano, “gostei” da sua falacia … você é o tipico calvinista. eu sempre cito João 3:16 para os calvinistas, sabe o por que ? porque vocês ojerizam este verso e não gostam dele. pois o mesmo destrói a doutrina calvinista.

    1. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

      Deus amou “o mundo” (ou no inglês The World) só aqui abrange toda pessoa ou alma vivente em todo mundo sem distinção.

    2. e TODAS as pessoas que ouvirem a mensagem de Jesus e crer nele será salva. Não existe eleição ou predestinação arbitraria, mas soberanamente deixa a cargo TAMBEM do homem decisões.
      “ – Que queres que Eu te faça?” Marcos 10:51 ” – escolhe pois a vida” Deuteronômio 30:19

    3. citar romanos 3:10 não se aplica na predestinação arbitraria. pois este verso verifica somente a condição espiritual do homem e não uma declaração que o humano é um burro ou inapto a escolhas ” – vós sendo maus sabeis dar boas dadivas a vossos filhos” Mateus 7:11

    4. “E eles, se não persistirem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para enxertá-los de novo.” Romanos 11:23

      “se não persistirem na incredulidade” aqui deixa claro a condicional “se” que a salvação depende da atitude da pessoa em crer ou não.

    5. Epistolas de S.Paulo “entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:16

      os calvinistas tropeçam na própria casca de banana que jogam por aí, e caem nesta repreensão.

  26. o calvinista zomba do livre-arbítrio, pois nunca leram ou ojerizam também o verso :

    ” – E não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:40) aqui mostra claramente que há liberdade para ter vida eterna, simplesmente há pessoas que querem e outras não ! como foi neste contexto.

    1. Este vers está afirmando ” não queres vir a mim” pois de fato homem nenhum quer vir, estamos todos mortos em nossos delitos e pecados, não há um justo sequer… Se depender do homem ele nunca vira a Cristo. A menos que Deus por sua graça (favor imerecido) coloque o temor em nosso coração.

  27. Calvinismo é um belo romance para os que se julgam eleitos e um filme de terror para os destinados a perdição.

  28. Tantas coisas para o ser humano se preocupar na terra, e vocês ficam discutindo isso?? É por isso que eu falo que a religião cega as pessoas.

    1. não tem argumento, então apela ao reclamatório cético. vai estudar mais.

    2. se não percebeu o site é de apologética, logo alguma discussão acontece, mas se não tem estomago para isso fazer o que né.

  29. O armini é uma doutrina baseada na palavra de Deus assim como o calvinismo, a diferença é que o armini é a doutrina que ensina o processo de salvação para o homem, e o calvinismo não tem fundamento para esse processo, mostrando um Deus ditador. armini mostra um Deus que respeita o homem

  30. Sr. WMCB: É verdade.!!!!! A religião cega o homem. Mais a palavra de JESUS CRISTO é quem liberta o homem Jo 8:32 . Ex. Nicodemos! homem religioso que não conhecia a verdade. disse Jesus em “Jo 5:39 Examinai as escrituras”, e não examinai a religião.

    1. resposta escapista, não tem argumento a favor do calvinismo apela para o humanismo. já que citou ‘Nicodemos’ então vide João 3:16 pois essa palavra foi explanada para ele.
      o calvinismo não gosta de joão 3:16 pois apresenta Deus salvador do mundo inteiro para quem quiser Jesus.

    2. respostas escapista dos srs. Presb. Tobias e WMCB … nota zero para os dois. estudem mais.

  31. A cosmovisão sobre Deus no calvinista é baseada em monarquia absolutista medieval onde as pessoas não davam um passo sem consultar o Rei Soberano .É uma doutrina arcaica, onde os adeptos são esnobes e por serem “calvinistas” já estão salvos, façam o que for de certo ou errado.

    1. os calvinistas são da maçonaria, e na PC USA lá são LGBT e ordenam clérigos LGBT e assim por diante, pois “uma vez salvos, são salvos sempre” não importa o que façam e depois aparece aqui algum calvinista do plantão com malabarismo exegético “provando” ser algo calvinismo bom.

    2. se calvinismo fosse algo bom de Deus, eles não escondiam a doutrina dos neófitos, os presbiterianos por exemplo, só vão falar de “calvinismo” e “maçonaria” depois que o neófito coitado é membro antes não …

  32. Tanto os calvinistas quanto os erminios tem pontos muito importantes d se realcar..

    1. não concordo. o calvinismo é uma doutrina particular das igreja reformadas, e eles nunca falam disso para um neófito evangelizado (para não assustar o coitado) só depois que o individuo torna-se membro etc eles vem com essa conversa de calvinismo e maçonaria.

    2. o calvinismo não é uma doutrina de Amor, pois se fosse esta andaria junto com q.q. palavra de evangelização, os calvinistas nunca vão falar por exemplo de “decretum horribile” de Calvino.

    3. os calvinistas escondem isso do neófito até depois que ele membrar na igreja, e se ele por acaso não entender ou se espantar com isso, aí despejam um caminhão de livros de autores calvinistas para ele ler … e se o neófito for uma pessoa dinâmica, convidam para ser maçom.

    4. isso é cristão ?!

Comentários 1 - 50 de 84Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement