Esqueceu a senha?

Carta Aberta aos Adventistas do Sétimo Dia

por Artigo compilado - qua set 05, 9:54 am

Caríssimos irmãos Adventistas do Sétimo Dia…

Saudações em Cristo.

Venho por meio desta carta aberta expressar minha dupla indignação. Uma, contra a passividade e estreiteza de visão dos membros da Igreja Adventista, da qual ainda sou membro. Outra, contra a manipulação ditatorial dessa liderança denominacionalista.

É impressionante ver que o ser humano nunca muda mesmo. Parece que gosta de ser enganado. Gosta de entregar a direção de sua consciência a outros seres humanos iguais e muitas vezes piores do que ele. O termo “lavagem cerebral” caberia muito bem aqui. Sim, porque é assustador o poder que a cúpula da IASD tem de manipular as consciências, omitindo sua verdadeira história e o que se passa, em proveito próprio.

Mas, relembrando o genial Rui Barbosa – “cada povo tem o governo que merece” – chego à conclusão que a membresia adventista merece mesmo ser ludibriada, pois se entrega de corpo e alma ao denominacionalismo adventista. Mas, para desespero dos mal intencionados, cada vez mais se descobre o “modus operandi” dela.

Sei que há muitos irmãos sérios, amantes da causa (adventista ou cristã?), que fazem das tripas coração pela Obra.

Mas creio que a raiz da cegueira dos membros sobre a realidade do que acontece lá em cima, nos diferentes níveis administrativos, como politicagem, nepotismo, desvios, etc, é um antigo dogmatismo medieval: o de que a Igreja, no caso, a IASD, é de origem divina, ou seja, a denominação Igreja Adventista do Sétimo Dia é divinamente instituída e mantida, aconteça o que acontecer.

Pronto, esse dogma simplesmente embota, obscurece e trava a faculdade de os membros julgarem por si mesmos, com total isenção e liberdade, o que acontece nesta instituição que ELES sustentam, que se arroga de ser a igreja verdadeira e remanescente.

Se vocês já lerem “O Leviatã Adventista”, do Professor Edegard Silva Pereira, onde se faz um raio-x da organização estrutural da IASD, verão que as coisas são bem diferentes que se imagina, aliás, que eu também imaginava.

Façam uma profunda e imparcial investigação de certas verdades como trindade, dízimo, espírito de profecia, igreja, lava-pés, etc, e ficarão estupefatos com o que irão descobrir. A internet é uma ótima ferramente de pesquisa.

Não vamos misturar as coisas, irmãos! Estamos falando do sistema hierárquico e burocrático organizacional da IASD, e de seu corpo de doutrinas, da qual e vocês fazemos parte; não estamos questionando a relação de ninguém com Cristo, pois denominação religiosa é bem diferente de Cristo, cristianismo e cristão.

Vejo uma tremenda dificuldade quando eu mesmo tento expor minha preocupação a outros irmãos.

Logo eles mudam de fisionomia, ficam profundamente transtornados e escandalizados, só porque acabam de ouvir algo que jamais esperavam ouvir acerca de sua amada denominação. Parece que ficam sem chão, ficando evidente que mais se ancoram sua fé na igreja do que em Cristo.

É, a verdade de Cristo ainda machuca e escandaliza até os próprios cristãos. Sem querer entrar no campo doutrinário, onde há muitas coisas que a IASD precisa explicar, a liderança brinca com Deus, fazendo da denominação o fim em si mesma, acima do Ide de Jesus Cristo, perdendo o foco do Evangelho.

Ouvi dizer que, na China, por exemplo, não pode haver IASD oficialmente porque a soberba liderança Americana (leia-se Conferência Geral), não abre mão em hipótese nenhuma de seu governo eclesiástico, em detrimento de uma liderança dentro das fronteiras do país, como exige a comunista lei chinesa.

Ora, onde está a urgência de se levar as pessoas a Cristo? Os praxes da denominação têm prioridade sobre a salvação das pessoas. Outras denominações avançam seu proselitismo em solo chinês, mas a IASD não pode porque a sua cúpula não concorda com as regras chinesas. A rigidez institucional passa por cima do “ide por TODO O MUNDO.” E que se calem os membros.

Este é só um exemplo de como a burocracia está prevalecendo sobre a missão cristã. Lembro-me de quando uns irmãos de uma cidade próxima, mas já de outro distrito, queriam fazer um trabalho na cidadezinha onde eu morava, mas quando o pastor do distrito local, que morava bem mais longe, tão logo descobriu, ficou tomado de ciúme, e acabou espantando os irmãos, que nunca mais voltaram.

Nenhum pastor daquele distrito jamais foi fazer um trabalho missionário naquela pacata cidadinha, mas foi só o pastor descobrir que a igreja de outro distrito estava querendo evangelizar em seu território, tratou logo de botá-los para correr. Santa pobreza espiritual, meu Deus! O que será que Jesus acha de tudo isso?

O que desejo aqui não é me promover, fazer média, apontar o dedo para os defeitos alheios, pois também tenho muitos, mas exortar a todos os irmãos que abram os olhos da inteligência, do bom senso, da reflexão, do questionamento, para se aterem aos fatos, pois a verdade não teme investigação. Com isso estariam, sem dúvida, apressando o retorno do Mestre.

Uma verdade que precisa ser repetida, pois ficou no esquecimento: Cristo não fundou nenhuma denominação.

Tal assertiva pode servir como luva para qualquer organização religiosa, mas quando se trata de nós, não vale? A verdade é que Cristo também não fundou nenhuma Igreja Adventista do Sétimo Dia. Isso é dogmatismo dos pioneiros, como acontece com os fundadores de outras seitas.

Sua santa Igreja abrange horizontes muito mais amplos do que a concepção denominacional preconiza. Vai muito além de ministérios de homens, templos, patrimônios e papéis. Os verdadeiros adoradores são os que O adoram em espírito e em verdade, e onde há o Espirito do Senhor, aí há liberdade. Embora admitam isso na teoria, na prática governam com punho de ferro o rebanho, que, separado da administração, sustenta toda a pirâmide e acaba fazendo o trabalho sozinho.

Não precisam dizer que sou um dissidente revoltado, etc, etc, etc, pois essa é a primeira reação que vejo. Não sou um rebelde preconizando contenda nem criando uma guerrilha contra todos os valores estabelecidos. Mas sei no Deus em Quem tenho crido. Sei que poderia estar falando mal de Sua Obra, de Seu Povo.

É doloroso ter de ver as pessoas sendo enganadas friamente, por interesses excusos, que até o diabo duvida.

A igreja de Cristo somos NÓS. NÓS somos os sacerdotes, mas parece que ainda não sabemos exercer o livre sacerdócio que Cristo nos conquistou.

Não que eu seja contra organização, desde que ela não se torne autônoma ao ponto de destituir Cristo, colocando-se como mediadora entre o rebanho e o Pastor. Você já viu esse filme em algum lugar?

Isso já aconteceu na Idade Média, todos nós já devíamos ter aprendido a lição, mas ainda no século 21 as pessoas são ingênuas.

Ouçamos a advertência do Senhor a SEU povo Israel: “Não vos fieis em palavras vãs, dizendo: Templo do Senhor, Templo do Senhor, Templo do Senhor é este.” Jeremias 7:4

Pafraseando: “Não confiem em palavras vazias, dizendo: Igreja do Senhor, Igreja do Senhor, Igreja do Senhor é esta.” O povo de Israel estava se fiando no rótulo de povo do Senhor, mas na prática estavam bem distantes do Senhor. Adoravam mais o templo do que ao Senhor. Amavam as festas, os sábados, as cerimônias, os utensílios; cumpriam tudo formalmente, mas espiritualmente estavam sem Deus.

Para eles, “templo, sinagogas, casas publicadoras, hospitais, sanatórios, universidades, canais de rádio e TV” eram a sua garantia do aval de Deus. O exílio tratou de esclarecer as coisas e por os pingos nos is.

Eis o erro em que eu, você e todos os membros desta denominação podemos cair. Na velha armadilha do religiosismo hipócrita, que mais distancia as pessoas de Deus do que aproxima.

Vemos que o alvo de batismos precisa ser alcançado, mas depois, se as ovelhas questionam as coisas, são tratadas com aspereza e desligadas mais depressa ainda, afinal, já serviram para fazer número nos relatórios.

Precisamos reconsiderar as coisas, para vermos sob o verdadeiro prisma. No meu caso, tive de fazer uma releitura da Bíblia, e vi que o estudo “bíblico” que havia recebido distava seriamente do credo adventista em certas doutrinas. Bem, essa foi a minha experiência, irmãos. No começo foi muito duro, confesso. Até chorei. Foi um parto difícil.

Nunca tinha imaginado o quanto poderia ser doloroso crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, de acatar o conselho do irmão Paulo: “E não se conformem com este mundo, mas sejam transformados pela renovação do seu entendimento, para que experimentem qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Eu os desafio a investigar e reinvestigar todas as coisas com relação à amada Igreja Adventista do Sétimo Dia, que se encontra sofrendo a sua maior crise estrutural e doutrinária, porém ela não quer dar o braço a torcer e admitir que também anda laborando em erro. Com isso, rebaixa-se além de outras igrejas, pois muitas não se arvoram o título de igreja remanescente e verdadeira. Perante pessoas esclarecidas foram do arraial adventista, a situação é embaraçosa, constrangedora e desmoralizante.

Cada um julgue por si mesmo. Não permitam serem manipulados, amordaçados em suas dúvidas e questionamentos.
Viva a liberdade de expressão, de consciência, de crença. Que o Senhor Deus abençoe esse site, que se tornou uma tribuna indispensável em defesa desses valores.

Eduardo …

Veja o vídeo:

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

24 Comentários

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. NOS APEGUEMOS A DEUS, E LIVRA-NOS SENHOR DE TODO ENGANO E ATAQUE A IGREJA QUE TEM UMA MISSÃO DE LEVAR O EVANGELHO ETERNO,  NOS GUIE SENHOR, POIS O TEMPO DE SACUDIDURA JÁ CHEGOU E NÃO  É DE SE ADMIRAR QUE MUITOS ASSIM PROCEDA, O DRAGÃO ESTÁ FURIOSA CONTRA A IGREJA. EXAMINE CADA UM A SI MESMO.

  2. BEZERRA – Você tá inspirado hein ?! até parece que você ia “profetizar” – explica aí o que é “TEMPO DE SACUDIDURA” – precisa ser mostrado que não existe “igreja remanescente” e sim uma denominação fundada por uma gringa cuja doutrinas são avaliadas e catalogadas como heresia.

  3. Qualquer pessoa com um QI mínimo sabe identificar que esse texto não foi escrito por um membra da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Quanta mentira publicada contra a IASD. Deixei de dar credibilidade a esse site a muito tempo!  

    1. amigo, creia em jesus e liberte-se de Ellen White. Ele é o caminho para se chegar a Deus. Quanto a Ellen W, com certeza está no inferno, onde Charles Tase Russel também está. 

  4. Igreja perfeita só existirá no céu, amigo. Estes SUPOSTOS erros cometidos por certos HOMENS não anulam a descrição bíblica sobre a igreja remanescente de Apocalipse 12:17. A própria igreja diz q muitos adventistas vão se perder e q muitos não-adventistas serão salvos.

    1. O artigo não trata de “igreja perfeita” se sim ou não . Não use de escapismo filosofico. Os erros postulados a partir dos pensamentos de EGW e seguidores é que são argüidos apologéticamente principalmente a pretensão suporem-se ser “igreja remanescentes” e “espirito de profecia”.

  5. Nao vi nada diferente de outras religiões, nenhuma novidade. Agora tenho prazer em atualmente ser adventista.

  6. QUANTO MIGUÉ!!!! Hauhauhahua

    Vocês não tem vergonha de publicar tanta mentira? Um “irmão adventista” que escreveu essa carta? SERÁ MESMO?? 

    Esse CACP fica mais comédia a cada dia!!!!!!

    1. o sr.marcell dá cada urrada feia …
      É ao contrário, comédia é, e de muito mau gosto são as postulações feitas pela sra. white, cito algumas : “satanas co-redentor pelo bode azazel”, “viagem a dela para saturno”
      quer mais citações ? quando você perceber a roubada em que crê !

  7. Qualquer crente que conhece a bíblia,verá que a IASD é uma seita. Suas doutrinas vão na contra-mão do verdadeiro evangelho. Agora, quem não tem conhecimento bíblico, aceita qualquer coisa pois eu não posso discordar daquilo que não conheço. 

    1. Então vá conhecer não comente o que não sabe

  8. Qualquer cristão que estuda a bíblia verá que a IASD é uma seita. Suas doutrinas estão na contra-mão do verdadeiro evangelho. Agora se eu não conheço a palavra de Deus, eu aceito qualquer coisa, até porque, eu só posso refutar uma mentira,se eu conhecer a verdade.

  9. Jente cá em Angola se diz: cada macaco sabe a sua cauda, cada um puxa brasa para o seu peixe. 
    porque não procuram o positivo e achem a verdade para viverem felizes amanhã? Cristão vivendo chocar os outros que cristianismo é esse? o vosso amor já esfriou que raiva têm  com o Adventista?

    1. sr. armando, ninguém com “raiva com adventismo” o sr. não sabia que na constituição brasileira permite polemizar uma religião salvaguardando o direito de livre culto? se em angola não é assim, então sinto muito. o que repreende no site é a doutrina adventista, e não a instituição.

    2. presta mais atenção ok sr. Muondo ….

  10. Desculpe amigo! Mas dizer que você é membro da igreja adventista e fazer esse tipo de ataque público à igreja, é questionável! Mas concordo com uma parte de sua publicação em que diz “Façam uma profunda e imparcial investigação”. Investigue na fonte!

  11. Quer ato mais imoral do que trabalhar de segunda a sexta, descansar no sábado, e ganhar o
     domingo, e receber o mesmo salário de quem trabalha seis dias e descansa o setimo, e o pior – desobedecer diretamente o que Deus ordenou que é para trabalhar seis e descansar um, assim como Ele.

    1. não temos nenhuma ordem de guardar sábado no novo testamento … e além do mais, os adventistas não dispensam o carteiro e o coletor de lixo de prestarem serviço para eles no “sabado” e acendem fogo para esquentar comida no sabado sendo isso proibido Êxodo 35:3

  12. Alguém tem o contato de ex adv para falar sobre: Bode espiatório, Leviatã, povo remanescente (ADV), salvação pelo sábado e outras coisas que venham a provar a heresia dos Advs? Meu filho criado na igreja evangélica teve a mente lavada e agora diz que não é nada disso que falam. Sei que sim.

  13. Puxa vida até a trindade vocês agora são contra? Ein CACP?

    Esses adventistas estão realmente na contramão do mundo!

    1. cê merece uma chinelada de havaianas legitimas bem aplicada no seu calcanhar de aquiles para aprender a não arrotar em hora errada.

  14. ja fui em quase todas igrejas fazer estudos, a unica que mostrou na biblia toda verdade e como saber dela foi na adventista. Ela vai em contra mäo do mundo sim claro o mundo jaz o maliguino…, a unica igreja que tirou as minhas duvidas quanto o universo, existencia de Deus, o porque de mui relig.

    1. (((((bú bú bú bu mi mi mi .. só adventista é certo e o resto jaz no maliguino”))))

      vae andando “paulo” … próxima vez melhora aí.

  15. Realmente uma verdade dita,Jesus não criou nenhuma religião, pois ele foi criado pelos romanos como ferramenta de domínio dos incautos, quanta ignorância.

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement