Esqueceu a senha?

Carta ao Estudante de Cultura Racional

por Artigo compilado - sáb set 08, 3:51 pm

Meu Caro Estudante,

Meu nome é William Marques e conheço a Cultura Racional(CR) desde os cinco anos de idade. Toquei atabaque e depois trombone na BRUD, fui várias vezes ao retiro Racional e estive na presença de Manoel Jacinto Coelho(MJC) pessoalmente. Uma coisa que aprendi na CR é que devemos primeiro conhecer algo para depois julgar. Venho com amor escrever esta carta e peço que leiam até o final para depois julgar se o que explano tem fundamento e verdade. Afinal, o próprio Racional Superior aconselhou que devemos ler outros livros para expandir o conhecimento.

Deus é Puro, Limpo e Perfeito, Soberano, Superior; Onipotente e Onipresente; o que é verdade hoje, será amanhã e foi ontem, não há a contradição em Deus – Ele não muda. As pessoas erram por que lhe faltam o conhecimento, faltam a sabedoria que vem da parte de Deus. Ele é a fonte do conhecimento. Sua palavra não se contradiz, do contrário não seria Deus.

Foi São João que anunciou a Cultura Racional… disse MJC. Vejamos com as palavras do próprio João: Apocalipse 1.12-16: “E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força”. Este texto foi escrito aproximadamente há 2.000 anos atrás.

Este trecho da visão de João descrito no Apocalipse com certeza lhe é familiar, não é mesmo meu caro estudante? O Sr Manoel Jacinto Coelho escreveu algo muito semelhante na mensagem intitulada o coroamento do Racional Superior. Mas de quem estava falando João e quem ele estava anunciando?

Apocalipse 1.1:11 “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro…”.

E ainda diz: AP 22.12-16: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã”.

Um primeiro questionamento: O Universo em Desencanto (UD) não diz que nunca houve nada parecido a Cultura Racional na Terra, que é um conhecimento inédito? Mas se percebe claramente que a visão do coroamento do Racional Superior é um plágio (uma cópia) com algumas adaptações da visão de João da Glória de Jesus Cristo. Mas esse trecho é apenas um dos que são plagiados. O Racional Superior assume o papel de Jesus e MJC o papel de João.

Você tem coragem de encarar a verdade e ler este texto até o final, mesmo que ela seja diferente de tudo que pensou até agora e aprendeu como certo? Se você tem convicção que a Cultura Racional é a verdade então não tem por que temer, não é mesmo? Cego é aquele que só enxerga numa direção igual a um cavalo com uma viseira, e por teimosia, tradição e fanatismo não quer se liberta do erro e do engano.

Jesus alerta a toda a humanidade: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. Ap 22.19-20.

A segunda mensagem do Universo em Desencanto, após o coroamento do R.S, intitula-se Rosário da Vida, conforme acha-se em fita de áudio e nas Obras Primas de Francisco de Assis, na qual o Racional Superior reconhece a autoridade e poder de Jesus Cristo quando diz: “Os abomináveis, os feiticeiros, as profetizas etc… todos serão veridicamente julgados no TRIBUNAL DE JESUS”. Agora eu lhe pergunto meu caro estudante: quem tem poder no universo para julgar o ser humano senão Deus, somente Jesus tem essa autoridade e poder, e MJC reconhece isso. Disse Jesus: “Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento” Jo5.22. Mas aí começa as contradições da Cultura Racional, pois depois ele ataca ferozmente a Jesus no livro Amarelão, o 1º livro do Universo em Desencanto, em um dos capítulos finais, com as seguintes palavras: “Em Jesus não há verdade, Jesus é mal e todos os seus filhos são maus, se ele não fosse mau seus filhos não sofreriam, isso prova que ele é mau e seus filhos são maus e sofredores…etc. MJC diz que a Cultura Racional não é contra nada e ninguém, mas o que vemos não é isso. Ele é contra Cristo, um anticristo. Posteriormente no histórico do UD ele rebaixa o nome de Jesus dizendo que ele foi um filósofo como outro qualquer, como Buda, Krishna, Maomé etc, que suas palavras não são a verdade mas que servem apenas para lapidar a humanidade.

Meu caro estudante de Cultura Racional, raciocine comigo: hoje estamos no ano de 2009, certo? O que isso significa? Que fazem 2009 anos que Jesus Cristo nasceu. Você acha que um homem que fosse um filósofo como outro qualquer, como diz MJC, teria rasgado a história da humanidade em antes e depois do seu nascimento. Que um filósofo iria ter suas palavras conhecidas em todos os países do mundo e teria o nome mais conhecido do mundo, que teria seu livro (o evangelho) mais editado, lido, doado e vendido em todo o mundo; que teria o maior número de filmes sobre sua pessoa em todo o mundo, o nome mais procurado na internet. Que tem 2,2 bilhões de seguidores em todo o planeta, seria apenas um filósofo? Que suas palavras se cumpriram e se cumprem até hoje? Você acha que um homem como outro qualquer teria autoridade e poder dados por Deus para curar cegos de nascença, aleijados, surdos, mudos, possessos e RESSUSCITAR MORTOS.

Mas quem é racional não acredita em milagres; só acredita no que é natural, lógico, que pode ser comprovado pela razão, pelo raciocínio, pela “mecânica celeste”. Não acredita no SOBRENATURAL DE DEUS. O que não é possível para os homens é possível para Deus; Ele faz milagres, não é como os homens, mas é poderoso para fazer o impossível acontecer. Quem é “racional” não acredita em milagres, não acredita no Espírito Santo de Deus, pois diz que as escrituras são falsas, que apenas uma parte é verdadeira e que o resto é invenção de uns aventureiros, embusteiros, que é uma confusão dos confusos que por não saberem interpretar o grego, o hebraico, o latim, criaram suposições da própria mente. Indagam que um livro escrito a 2.000 anos atrás não pode ser verdadeiro, conforme iam falando um para o outro foi sendo modificado, que os apóstolos eram pescadores e lavradores ignorantes e não tinham capacidade de ter escrito os relatos; subestimando desta forma o dom e poder dados por Deus (Atos 4.13).

Pergunto a você: daqui dois mil anos a Cultura Racional será mentira, só porque o tempo passou? Essa é uma boa desculpa, negar a autenticidade das escrituras para alegar que seu livro que é o verdadeiro, que é o “livro-Deus”. E se o evangelho for verdadeiro, se o testemunho e as cartas dos apóstolos sobre Jesus são verídicas, se ele for o Filho de Deus, o verdadeiro Deus, se milagre realmente existir? Se faça essa pergunta meu irmão. Você acha que Deus não tem poder pra fazer maravilhas? A confusão de interpretação das escrituras é do próprio MJC, como veremos adiante.

O Universo em Desencanto nasce na Tenda Espírita Francisco de Assis em 1935 quando o médium que presidia aquele recinto, MJC, tem uma visão de um ser Celestial, uma entidade chamada Racional Superior, que coroa MJC como Rei na Terra, numa visão quase idêntica a de João. MJC diz que nunca houve nada parecido a Cultura Racional na Terra, que é inédito, mas o que vemos é um plágio (uma cópia) da visão de João com modificações as quais ele atribui esta visão como sendo dele. Outros trechos do Apocalipse de João, servo do Senhor Jesus Cristo, também são plagiados com algumas modificações, vejamos um trecho do Universo em Desencanto que diz:

“Felizes daqueles que estão lavando os seus mantos para vestirem-se de branco e terem a felicidade de entrar pela porta da cidade… com palmas nas mãos e um livro…” na verdade é mais uma modificação do texto de João que diz: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito a arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. Ap 22.14 e “Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos” Ap 7.9. Para quem não sabe Jesus é o Cordeiro, aquele que entregou a si mesmo pelo próximo sabendo que iria sofrer uma grande pena – a crucificação. Que através do seu sacrifício lá na cruz derramou seu sangue para que todos aqueles que nele crêem tenha vida e a tenham em abundância.

O Racional Superior diz a MJC no coroamento: “Manoel, vou lhe explicar o mistério das sete estrelas que viste: As sete estrelas são as sete partes do porquê de tudo, são os setes reinos dos quais tiverem sua origem nas virtudes dos corpos dos habitantes do mundo racional que iam se degenerando… etc.” Mas foi uma adaptação do que diz no evangelho: “Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Ap 1.4 e “O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”. Ap 1.20. E: “E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus”. Ap 4.5

O Senhor Jesus diz: “Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure”. Mateus 13.15. E lemos na carta aos Efésios: “para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Ef 4.14-15 .

MJC, o Racional Superior da Terra diz que nunca se ouviu falar em Racional antes, mas isso não é verdade. No evangelho, já se falava em Racional: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto RACIONAL. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento (raciocínio), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Carta aos Romanos 12.1-2 . Obs. Entre parênteses é acréscimo meu.

O que significa racional? Racional é inteligente, coerente, com razão, com discernimento. Paulo diz que devemos cultuar a Deus de forma inteligente, sem sofismas e jogos de palavras; de forma clara, limpa e simples.

Mas, meus queridos, além da razão existe o amor que supera todo o entendimento. Ser uma pessoa racional é ser uma pessoa incompleta, porque somos razão, mas também emoção. Ser uma pessoa racional sem ter amor, é ser frio e calculista. O que adianta ser racional e desequilibrado emocionalmente.

O AMOR excede toda a razão e inteligência. João diz no evangelho: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1Jo 4.7-16. E: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15.12-14. Daí porque raríssimas vezes é citado na obra UD a palavra amor, e quando vemos é criticando-o. Só por meio do amor – de Jesus Cristo, que alcançamos a Deus.

MJC prediz que no futuro haverá terremotos que é mudança de fase da natureza, 3º milênio etc, mas isso não é nenhuma novidade e sim um plágio do que Jesus disse há 2.000 anos: “Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo”. Lucas 21.8-23

MJC diz que a CR não é espiritismo. Mais uma contradição, pois MJC diz que a Cultura Racional é a continuação da Umbanda, que a CR é o espiritismo lá do alto etc. Se a CR não é espiritismo, por que no retiro tinha tantos pretos velhos, médiuns dando consultas, trabalhos etc.? E no Jornal Racional JR – 5/78 lê-se: “Nos outros centros espíritas há Cultura Racional. No centro espírita Marinheiro, em São Paulo, foi nomeado pelos Orixás o Sr. Diomar como presidente do centro e Guia Espiritual de Umbanda… Então nomearam o Sr. Diomar como Guia Espiritual de exu, porque é uma pessoa que está mais ou menos ligada à Energia Cósmica, tendo em mãos o livro que faz a ligação com o Mundo Racional, para encaminhar a humanidade ao encontro de seus irmãos de origem, o Mundo Racional”. MJC insiste em dizer que a CR não é contra nada e ninguém, mas também é radicalmente contra os espíritas e o espiritismo, atacando-os constantemente em sua obra, condenando desta forma a si mesmo. Mas percebemos que isso é uma boa estratégia para angariar adeptos, pois a maioria dos estudantes da CR são ex-espíritas, decepcionados com a falsa doutrina de Kardec, que se contradiz nas perguntas 78 a 80 do Livro dos Espíritos, ou ex-católicos que só encontraram o vazio na doutrina da Igreja Romana, com sua idolatria a imagens, “santos”, a Maria, na crença em purgatório, nas rezas repetidas e terços, na “autoridade” do Papa, acreditando que a salvação vem por meio da instituição Igreja. Práticas hereges e blasfemas segundo afirma Jesus Cristo.

Diz que a CR não é religião, mas religião significa: Crença na existência de uma força sobrenatural, sobre-humana, espiritual. Religação com o Divino, com Deus. Não é isso por acaso que a CR propõe? Religar o homem ao Mundo Racional.

O Racional Superior diz que a CR não é filosofia, mas o que significa filosofia? Investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a mera opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis. Não é isso que a CR pretende.

Na realidade isto é apenas um disfarce para enganar as pessoas que estão descrentes com as instituições religiosas e dizer que a CR não é uma instituição de cunho religioso. A seita adota a mesma estratégia da maçonaria, da Ordem Rosa-cruz etc. Jesus Cristo não tem nada a ver com alguns falsos pastores que tem por aí usando seu nome em benefício próprio ou padres que ensinam um cristianismo totalmente deturpado. Existem homens servos de Deus verdadeiros e que pregam o evangelho com honestidade e amor.

A CR racional diz que não tem templo, sinagogas, igrejas etc, como se o retiro racional não fosse uma espécie de templo, onde vemos fotos de MJC as quais são veneradas e que as pessoas sentem necessidade de ir todos os anos e se consultar com entidades. Jesus em nenhum momento falou que precisamos ir a igreja para se alcançar a Deus, ele ensina: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Mateus 6.6. De forma análoga, o UD diz que a IMUNIZAÇÃO RACIONAL é alcançada em qualquer lugar.

A Cultura Racional em seu ensino combate a esperança e a fé, mas isso é apenas um jogo de palavras, pois todo estudante de CR espera alcançar o Mundo Racional, quem espera algo é porque tem esperança. A CR combate a fé dizendo que ela é do falso condutor, que não resolve nada etc, mas fé significa acreditar em algo, significa crença, convicção, confiança absoluta – conforme o dicionário. Ora, quem segue o Racional Superior não acredita que ele existe, não acredita no Mundo Racional? Não acredita em discos voadores? Em contatos com os habitantes do Mundo Racional? Quando está sofrendo não pede com fé ajuda do Racional Superior? Mas o Racional Superior diz que a fé não resolve nada, pois se ela tivesse valor não haveria sofrimento. Mas Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. João 11.25. E mais: “Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. João 12.46 e “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10.10 . Quem tem fé em Jesus tem vida, não é uma pessoa que vive na prática do erro e do engano, sofrendo e perdido.

Mas uma grande diferença entre o UD e o Evangelho de Jesus e sobre o plano de Salvação. MJC oferece uma salvação que não exige mudança de vida, enquanto Jesus um caminho estreito: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; (Mt 5.8)…“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”. Marcos 7.21-23 . E na carta aos Gálatas lemos: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

A CR oferece uma maneira muita cômoda e fácil de se atingir o Paraíso, o Céu ou o “Mundo Racional” como dizem. Não precisa abandonar nada do que foi descrito acima, basta apenas você ler e reler os livros UD, que vão repetindo o mesmo assunto, repetindo os mesmos parágrafos, e saber como que foi feito o Universo que você já garantiu a salvação. É muito fácil, pois não precisa haver mudança de vida, de caráter, de nada. Você pode continuar fumando um cigarrinho, bebendo uma cachacinha, uma cervejinha, traindo a mulher ou marido, mentindo, vivendo a vida normalmente… Basta apenas saber que éramos puros, limpos e perfeitos, que perdemos nossas virtudes, que estas virtudes deram origem ao sol, a lua, as estrelas, a água, a terra, aos animais e aos vegetais, que está tudo resolvido. Que a cinza misturou na água, que chocou, virou monstrinhos etc. Basta desenvolver a glândula pineal e pronto. Não há mudança de vida, vemos estudantes (como eu mesmo era) com a vida de mal a pior. Que Deus é esse ao qual seus seguidores estão a anos escravos do cigarro, do álcool, dos vícios e alguns até de drogas, do adultério e da mentira. Que verdadeiro Deus é esse, que não tem poder pra libertar seus filhos, cujos casamentos são arruinados, quando já não se divorciaram.

O JARGÃO DA CULTURA RACIONAL: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?

Jesus já deu a resposta há 2.000 anos atrás: “Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou”. João 8,14 e… “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.1-6…“Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.” João 16.28.

A Cultura Racional ensina que nós viemos de nós mesmos. Para a MJC nós seres humanos é que originamos a criação, o sol e as estrelas como todo seu esplendor… isso é muito prepotência e vaidade. Faz muito melhor para o ego pensar que éramos Deuses, seres puros e perfeitos e que devido nossa curiosidade nos degeneramos. Ainda por cima rebaixam a Deus comparando-o a nós humanos, dizendo: “Deus existe! Encontrará ele na cultura do desenvolvimento do raciocínio, porque Deus é um ser de nossa raça.” Afinal pra que ter medo da justiça de Deus, do Tribunal de Jesus. Se morrermos iremos ter infinitas chances de alcançar a salvação, às vezes pode demorar 21 eternidades, virarmos insetos etc, mais um dia chega, não é mesmo?

A Bíblia Sagrada, que muitos estudantes abominam porque tem a capa preta, como se a cor da capa de um livro tivesse alguma coisa a ver (nas lojas temos bíblias de todas as cores), diz que Deus é o Criador do Universo como lemos: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. Atos 17.30

O evangelho nos ensina que Deus nos criou, viemos Dele, Deus é quem é eterno, nós somos sua criação, somos infinitos, que é diferente de eterno, pois temos um começo, que foi quando Deus nos criou e não temos um fim, pois ou herdaremos o Céu se aceitarmos Jesus como único Senhor e Salvador, ou o inferno eternamente se o rejeitarmos. A teoria da reencarnação é uma ilusão e mentira criadas por Buda, Krishna, Kardec etc – assim como a que reencarnaremos em animais, para depois reencarnamos como homens num ciclo eterno até encontrarmos a Imunização Racional.

A teoria da degeneração de classes exposta no UD é tola, dizendo que quem não conhecer a CR e morrer ira descer de classe e se transformar em um cachorro, cobra, galinha, gambá, barata, onça etc. Cuidado então meu irmão ao matar uma barata, pois você poderá estar esmagando um avô seu que morreu sem conhecer a CR. Se a teoria da evolucionista tivesse fundamento até hoje teríamos macacos se transformando em homens, alguém já viu algum animal intermediário entre um homem e macaco? Teoria é suposição.

MJC disse que com a leitura assídua deste conhecimento o vivente verá a Planície Racional. Quantos e quantos estudantes estudam há anos a CR e qual deles já viu a planície racional? Você por acaso já viu a Planície Racional? A CR ensina que os discos voadores são os habitantes do mundo Racional que entram em contato. Por acaso você já viu algum disco voador? Com certeza não. Algum já apareceu pessoalmente a você? Por último, a Bíblia declara que os últimos dias seriam caracterizados por sinais e prodígios de mentira, e os discos voadores poderiam muito bem ser parte desses sinais de que fala a Bíblia (2Tessalonicenses 2.9-11; Lucas 21.11). Em Efésios 2.2 diz-se que Satanás é o príncipe das potestades do ar. No original grego, o vocábulo potestades (exousia) é um substantivo coletivo, significando o inteiro império de espíritos maus, e o vocábulo ar (aer) significa mundo atmosférico, circundando a Terra. Se a atmosfera é uma região de poderes demoníacos, de acordo com o texto podemos facilmente entender que podem existir poderes demoníacos nos tais discos voadores – caso existissem. Não ignoramos ser possível aos demônios forjar milagres e manipular a matéria, tomando forma humana, de objetos, de seres etc. Mas se você não gosta da palavra demônio, ou capeta, pode usar “habitantes do vácuo” como dizem, aliás MJC mesmo admite que os tais se materializam na forma que quiserem.

No evangelho diz: “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz” 2Corintios11.14. “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”.

VAMOS COMPARAR AGORA MJC COM JESUS CRISTO

Manoel Jacinto Coelho com certeza foi um homem de destaque, músico e escritor, conseguiu várias condecorações, visitou o gabinete do Presidente da República quando em vida, escreveu uma extensa obra literária vendendo milhares de livros e possuindo um grande patrimônio. Construiu uma grande mansão no Rio de Janeiro entre outros bens; conheceu a teoria evolucionista de Darwim, a mecânica celeste de Newton e Kepler, da biologia de Lamark e outros, além da teologia Hindu que considera os animais como encarnações de seres humanos e o espiritismo, especificamente a Umbanda. Além dos ensinos da Nova Era sobre o terceiro milênio etc. Quero lembrar-lhes que uma teoria não é uma lei, é apenas uma suposição, uma maneira de tentar entender a realidade. O Universo em Desencanto não foi nenhuma novidade, mas apenas um sincretismo destas teorias, algo planejado por alguém muito inteligente, muito RACIONAL.

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai”. 1Jo 2.22-23

MJC se coloca na posição de Jesus Cristo como nosso Salvador pelas reivindicações que faz de si mesmo. Alega que seu nome – Manoel significa Deus está na Terra; Deus conosco. Como sabemos pela leitura da Bíblia, o nome correto é Emanuel, um nome aplicado exclusivamente a nosso Senhor Jesus Cristo, significando Deus conosco. Mateus 1.23. Mais um plágio de MJC, que ainda se intitula como o mais humilde dos humildes.

Mas para não evidenciar isso, diz que NÃO É O MESSIAS. Ora meu irmão, ele diz que é o salvador mas ao mesmo tempo que não é o messias; se você não sabe a palavra messias significa SALVADOR, que é a mesma coisa que CRISTO, mas uma das contradições de MJC. Ironicamente lemos no capítulo as influências dos habitantes do vácuo o seguinte: “Iludidos, supondo terem consciência no julgamento das coisas e CAINDO EM CONTRADIÇÕES NO QUE DIZEM”.

JESUS ALERTOU: porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24.24 E “Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles”. Lucas 21.8. E ainda: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo”. Mateus 23:8-10

“E todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo” 1Jo 4.3

QUEM É JESUS? “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 15 João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. Evangelho de João 1.1-17 e mais, Jesus disse:

Até o nascimento de Jesus foi plagiado: “Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. Mt 2.9-10. Na CR relata-se que: um corpo de massa cósmica que ao longe parecia uma estrela, e que, depois de penetrar paredes, entrou no corpo de um bebê que nascia naquele instante(MJC).

MJC disse que a Cultura Racional iria ser conhecida em todo o mundo, mas o que vemos é cada vez o número de estudantes de CR diminuindo, cada dia mais pessoas abandonam a CR, cada dia é menor o número de membros da Banda Racional, alias com a morte de MJC muitos estados brasileiros tiverem a banda desfeita e salas da CR fechadas. MJC disse que a CR iria dominar o mundo, mas o que vemos não é nada disso. A CR está minguando.

Jesus disse: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. Mt 24.14 e: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Atos 1.8. Hoje são 2,2 bilhões de seguidores, além daqueles que não seguem mas conhecem o nome de Jesus Cristo, e mais e mais pessoas conhecem o evangelho a cada dia. As palavras de Jesus se cumprem.

MJC disse que a Cultura Racional prolonga os anos de vida, mas não prolongou os anos nem de si mesmo.

Jesus é o dono da vida ele ressuscitou entre os mortos como é relatado: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 1Co15.3-6. E ainda disse-lhe Jesus: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. João 20.29-31

Jesus foi exemplo de homem: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. 1Pedro1.15 e “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”. 1Pedro2.21-23 MJC diz que nunca existiu santo, que lamentável esta opinião. Santo significa separado para Deus.

MJC não foi exemplo de homem, não conseguiu se libertar do fumo, do álcool e do adultério, pois teve duas mulheres além de outras amantes conforme relato de um estudante da década de 70 no youtube: http:// http://www.youtube.com/watch?v=LR6OpRU_kbg (Entrevista de Tim Maia no Jô Soares, parte 2). Você gostaria de ser traído por seu cônjuge? A traição destrói a alma de qualquer um. Se ele é um homem do bem, como pôde ter feito o mal pra essas mulheres? Como o “salvador da humanidade” pôde agir assim? Mas o Espírito Santo alertou acerca destes: “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências” 2Timóteo 3.5-6.

Jesus mudou e dividiu a história da humanidade e MJC o máximo que conseguiu foi umas medalhas de honra ao mérito, que muitos políticos também conseguem.

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora”. 1Jo 2.18.

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2Co11-14-15.

Jesus disse: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no buraco”. Mateus 15.9,14.

Uma coisa é de se admirar em Manoel Jacinto Coelho, sua coragem em atacar o VERDADEIRO DEUS – JESUS CRISTO, e querer usurpar seu trono. Um cego de olho aberto. Vá ao túmulo de MJC e estará escrito: aqui jaz Manoel Jacinto Coelho. Vá ao túmulo de Jesus Cristo em Jerusalém e verá: “ELE NÃO ESTÁ AQUI, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA”. Difícil de acreditar não é meu irmão? Mas é o poder de DEUS.

Jesus disse: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos DEUS(*), e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”. João 14.8-11 e “Eu e o Pai somos Um”. João 10.30 (*) Tradução original lê-se: O Pai.

Meus irmãos, existem muitos detalhes que podemos comparar entre o Universo em Desencanto e o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, mas se fosse escrevê-los daria um extenso livro; conforme vocês se aprofundarem no conhecimento serão revelados a vocês tudo que precisam saber.

O próprio Racional Superior diz: “O dever do vivente, quando não sabe e não conhece as coisas é pedir esclarecimento sobre este ou aquele assunto de que tem dúvidas e não impugná-los ou discordar, como coisa que soubesse o que está dizendo, falando a esmo, erroneamente, como um papagaio. É uma infelicidade muito grande o vivente querer discutir ou conversar sobre aquilo que não sabe ou não conhece completamente” 1º obra, cap. Como é a Imunização Racional.

No evangelho diz: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” 2Pedro2.1-3

Meu querido(a) irmão(a), lhe convido a conhecer o evangelho de Jesus Cristo antes de julgá-lo e condená-lo. Você pode estar se perguntando com que direito fiz esta carta, mas não é um direito, mas um dever imposto a mim. Poderia viver minha vida sem me importar, de maneira egoísta, mas essa não é a vontade de Deus.

E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Marcos 16.15-16 e Mateus 28.20

“O primeiro de todos os mandamento é… Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses”. Marcos 12.29-31.

P.S: Carta entregue aos estudantes de Cultura Racional no dia 21/05/09, na V Conferência Universitária de Cultura Racional na Universidade de Brasília-DF. Esta versão tem acréscimos a versão original.

Que a paz do Senhor Jesus seja convosco, amém.

William Marques

  • Comentários desativados
  • 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem Votos)
    Loading...Loading...
  • 2592 views
  • Print

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement